Filhós de Forno


No post anterior mostrei-vos umas filhós de forno, receita Açoriana que publiquei no outro blog Cozinha sem Segredos. Depois de as fazer, fiquei com a certeza de que seria possível torná-las um pouco menos calóricas. Por isso mesmo aqui vai a receita! Na massa praticamente não alterei nada. A grande alteração é mesmo no recheio que, apesar de não ficar com a consistência do original, fica extremamente saboroso, até custa a crer que não leva açúcar!  


Filhoses de Forno (menos calóricas):

Massa:
- 5 ovos;
- 250g de farinha de trigo;
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
- 1 pitada de sal;
- 200ml de leite;
- 300ml de água;

Numa taça grande batem-se os ovos com a batedeira até ficarem fofos e esbranquiçados. Aos poucos junta-se a farinha e envolve-se com uma colher de pau ou vara de arames. Depois junta-se o fermento e o sal. De seguida o leite e por fim a água. Verte-se nas formas (forminhas de queijada) previamente untadas com óleo e polvilhadas de farinha (não encher até acima). Vai ao forno, que já deve estar bem quente, cerca de 30 minutos. Retira-se e deixa-se arrefecer um pouco ainda dentro das formas.


Recheio:
- 2 gemas;
- 2 colheres de sopa de mel (bom mel);
- 250ml de bebida de soja sabor a baunilha;
- 1 colher de sopa de farinha maizena;
- raspa de meio limão;

Manualmente: Num tacho coloca-se as gemas e bate-se com uma vara de arames. Junta-se os restantes ingredientes, mistura-se e vai a lume brando mexendo sempre até ganhar consistência (como uma papa, mas neste caso fica menos espessa). Retira-se e deixa-se arrefecer.

Na Bimby: colocar todos os ingredientes na bimby e misturar 8seg, vel 7. Programar 5 min, temp. 90º, vel. 4. Retirar para uma taça e deixar arrefecer. 


Nota: como este recheio fica menos consistente, optei por fazer um furinho nas filhoses e rechear com um saco de pasteleiro.

Rende 22 unidades: 77Kcal/unidade

24 comentários:

  1. Uma boa alternativa! :)
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Se antes já pareciam boas, esta versão mais saudável ainda parece melhor! :)
    Engraçado que nunca tinha ouvido falar destas filhós, mas depois de teres falado nelas já as vi anunciadas no facebook de um local que vende produtos açorianos! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta versão é fantástica. É que custa mesmo a crer que não têm açucar pois o recheio é delicioso! Mas se não tens tendência para engordar aconselho-te a fazeres as outras para veres como é este doce Açoriano! Elas são tão simples e tão rápidas de fazer. E depois desaparecem num instante! Beijinhos

      Eliminar
  3. Estão,tão,bonitas as filhós! Nunca tinha visto eate modo de fazer. Obrigada pela receita.Bj
    Raquel : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão boas! O recheio é tão bom que nem parece menos calórico! Mas se não estiver de dieta experimente as originais! Beijinhos

      Eliminar
  4. E pronto, faço primeiro as originais e se ficar aprovado, experimento estas que a ver pelos ingredientes, também devem ser óptimas :)
    Em relação à questão da forma de pudim, a minha veio juntamente com um pudim de compra, algo que a minha mãe comprava às vezes no hipermercado na minha infância e que depois guardávamos as formas para fazer semifrios e agora pudins de microondas. Mas também podes fazer em formas de silicone ou mesmo num pirex que fica direitinho também. Às vezes faço em ramequins quando quero doses individuais (para evitar comer mais do que devia). Espero ter ajudado, bom fim de semana para ti, que parece que o mau tempo teima em andar por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já nem me lembro do ultimo dia de bom tempo! Um solinho dava jeito! Podes experimentar ambas que tenho a certeza não te vão desiludir! Claro que as originais são sempre as originais! Obrigada pelo esclarecimento! Beijinhos

      Eliminar
  5. Muito melhor! O pecado assim é menor.
    Com certeza que experimentarei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pecado menor mas se tiveres muitas vontade de pecar mais vale optares pelo pecado original! Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei esta receita, ainda mais sendo uma solução menos calórica, Vai ficar na minha lista a experimentar, depois lhe digo. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito boa, mas já agora experimenta a original também, ambas são deliciosas, cada uma à sua maneira! Beijinhos

      Eliminar
  7. Desconhecia este teu blog,....já estou a seguir amiga,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  8. Finalmente venho retribuir as visitas que a cozinha100segredos tem feito ao "Viajar, Comer & Divertir-se". A demora não foi desconsideração mas sim falta de tempo.
    Gostei muito deste blogue e desta receita também.
    Irei experimentar.
    Beijinhos e felicidades. Bom Ano!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um gosto visitar o seu blog. Tem sempre sugestões fáceis e saborosas. Pode experimentar esta mas se tiver oportunidade experimente também a original que está no meu outro blog, é uma delícia! Beijinhos

      Eliminar
  9. também adorei estes! continua que estás no caminho certo para nos inspirares não só a comer como a cozinhar mais saudavelmente sem perder o encanto com a comida. estes teus filhós estão top!

    ResponderEliminar
  10. Por acaso quando vi a receita pensei logo numa versão saudável, uma vez que a base não é assim tão 'má' :) E aqui está ela, tão apetitosa e mais saudável! Que boa sugestão :D

    ResponderEliminar
  11. Nham nham a experimentar :) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta também as originais! São irresistíveis! Beijinhos

      Eliminar
  12. Calóricas ou menos calóricas, traz-me sempre à memória as que comia em casa da minha amiga da ilha Terceira, aquando da sua passagem por Lisboa, para estudar. Que saudades!

    beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz Katy, são tão fáceis! E fazem-se num ápice! Escusado será dizer que se comem ainda mais depressa! E se não estás de dieta faz as originais que publiquei no outro blog! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!