Inhame dos Açores Cozido



Este tipo de inhame é cultivado e muito consumido nos Açores. Na verdade é um excelente acompanhamento e pode perfeitamente substituir a batata, o arroz, a massa, o pão, uma vez que comparado com estes carbohidratos o inhame é menos calórico. Como é um alimento de absorção lenta, dá energia e sacia por mais tempo e é excelente para quem pratica exercício. 


Inhame dos Açores Cozido:

3 inhames;
uma pitada de açúcar;
uma pitada de sal;

Lava-se bem os inhames e deita-se num tacho com a casca e cobre-se com água, tempera-se e vai ao lume até estar cozido (cerca de 1 hora). Para se ter a certeza de que está cozido basta espetar uma faca e se ela deslizar suavemente então está pronto. Retira-se, descasca-se e serve-se!

Nota: se quiserem saber mais sobre este tipo de inhame espreitem o post recentemente publicado no outro blog.

180Kcal/inhame

36 comentários:

  1. O engraçado é que olhando para o teu inhame até me parece apetitoso pois tem uma boa cor, e não aquele cinzento do que eu provei! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há inhames cinzentos muito bons, mas os castanhos são mais suaves em termos de sabor. E se forem como estes então são perfeitos, estes são saborosos e com uma textura amanteigada que se desfaz na boca! Uma maravilha! Beijinhos

      Eliminar
  2. Parecido com a batata doce.
    Acho que ia gostar
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter alguma semelhança mas são completamente diferentes em termos de sabor. Não sei mesmo como explicar, só provando! Beijinhos

      Eliminar
  3. Desde que não seja batata doce eu quero, tenho de estar mais atenta quando for ao supermercado. É que a batata doce eu não consigo mesmo gostar, não adianta.
    Olha, já experimentaste cozer na panela de pressão, se for como a beterraba, coze muito mais rápido e em 30 minutos deves ter o inhame pronto, é só uma dica ;)
    Beijinhos,
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro batata doce! Adoro mesmo! Comia todos os dias se pudesse! Às vezes até me dava jeito não gostar tanto! E cá nos Açores consumimos imenso, tal como o inhame! O inhame é compltamente diferente da batata doce, talvez gostes! Sim, já cozi inhames na panela de pressão. Mas eu e a panela de pressão temos uma relação de amor/ódio e por isso é um utensílio que dispenso! Até já falei sobre isso no outro blog. Não me importo de a usar, mas só mesmo em último caso! Beijinhos

      Eliminar
  4. Como demoram muito tempo a cozer, costumo usar a panela de pressão. 45 minutos e voilá: inhame no ponto perfeito!Adoro! Na minha casa ( de solteira) costumávamos comer o inhame cozido, depois frito e passado por açúcar. Muito estranho, não é? Mas adorávamos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada estranho, o meu marido adora isso! Cá eu gosto deles fritos, bem tostadinhos mas sem o acúcar! Na panela de pressão é rápido! Eu é que não faço nela porque tenho pavor de tal utensílio, é tolice eu sei, mas não consigo gostar da panela de pressão! Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá!

    Nunca provei... mas fiquei com vontade!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prova, prova! Mesmo que não gostes já ficas a saber! Beijinhos

      Eliminar
  6. Estou mesmo curiosa com o sabor pois nunca provei. Vou ver se vejo à venda e experimento o quanto antes. Beijinhos

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De sabor é muito bom mas tem mesmo de ser um bom inhame para ser saboroso! Beijinhos

      Eliminar
  7. Nuca provei. Fiquei curiosa sobre o seu sabor.
    Beijinhos,
    Clarinha
    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/02/bolo-de-crepes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem gosta muito e há quem não consegue gostar. Se o inhame for bom é muito saboroso! Vai bem com qualquer coisa, especialmente com carnes. Beijinhos

      Eliminar
  8. nunca vi inhame dos Açores ...
    já vi do outro que é branco por dentro! certo?
    Sobre esse não sei, mas dizem que o outro é muito bom para a saúde... para purificar o corpo.
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos Acores também temos inhame branco mas desta espécie do castanho. Na verdade ele é cinzento mas dizemos que é branco. Mas sim, há uma outra espécie que é mesmo branca por dentro e sobre esse nada sei dizer (aliás há dezenas e dezenas de espécies)! Mas qualquer um deles é bom para a saúde e para a dieta! Se passares por uma loja Açoriana compra um para experimentares! Beijinhos

      Eliminar
  9. Ola!
    Acho que nunca experimentei!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me digas que vieste aos Açores e não ezperimentaste?! Da próxima vez que vieres tens de provar! Beijinhos

      Eliminar
  10. É bom demais!!! E olha, saltou mais uma recordação das grandes temporadas que passei em São Miguel! Beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Não conheço, mas se for parecido com batata doce, vou adorar com toda a certeza. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor é completamente diferente! E o problema é que não sei defini-lo! Só mesmo provando! Beijinhos

      Eliminar
  12. Fiquei curiosa, porque nunca comi!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Fico curiosa com o sabor do inhame, mas não sei até que ponto iria gostar... Eu não gosto de juntar sabores doces com salgados, e como isso leva açúcar e sal, deve ter um sabor assim diferente do habitual, não sei não... Mas só experimentando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o inhame fosse cozido só com sal ficava com um sabor mais salgado, se fosse só com acúcar ficava com um gosto adocicado, mas usando os dois em simultãneo contrabalança e não se sente nenhum deles e o sabor verdadeiro do inhame é sobressai! É bom, mas há pessoas que não conseguem mesmo gostar! Beijinhos

      Eliminar
  14. Cozido nunca fiz, mas fica tão bonito! Tenho de experimentar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, é tão bom! Foi o acompanhamento do meu jantar de hoje! Beijinhos

      Eliminar
  15. também nunca comi, isto é só novidades!, mas também já estou mortinha por experimentar! keep them coming!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh mulher, então tu estiveste nos Açores e não provaste inhame?! Pergunta ao teu marido se ele provou! Beijinhos

      Eliminar
  16. Nunca experimentei :)Acho que tem um aspecto convidativo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom! Eu gosto imenso, mas sou suspeita! Mas nada como experimentar! beijinhos

      Eliminar
  17. Olha, cá está algo que nunca comi, Inhame.
    E tantas vezes já olhei para ele no mercado, além de ser um saudável acompanhamento.
    Nunca me puxou, talvez quando aparecer a receita perfeita me atreva.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há vários tipos de inhame, nunca provei os outros, mas estou plenamente convencida de que o Açoriano é o melhor! ;-) Beijinhos

      Eliminar
  18. não sei se já nos visitaste mas somos manos açorianos com um novo blog e portanto não preciso dizer que AMAMOS inhame hihihihi :)

    http://dietamanos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou já visitar-vos! Adoro ficar a conhecer outros cantinhos Açorianos! Também adoro inhame, é tão bom! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!