Papas de Aveia


Há muitas formas de fazer papas de aveia. Baseei-me na receita que a minha mãe fazia quando eu era miúda, apenas adaptei-a de modo a ficar mais saudável. É um pequeno almoço delicioso e muito nutritivo!


Papas de Aveia:

1 copo de aveia;
1 copo de leite;
2 copos de água;
1 colher de sopa de mel;
raspa de limão;

Num tacho deita-se todos os ingredientes, à exceção do mel, e vai a lume brando mexendo de vez em quando até ganharem consistência (cerca de 10 minutos). Quando tiverem a consistência desejada, junta-se o mel, retira-se do lume e verte-se num prato e comem-se quentes ou frias, assim simples ou então junta-se fruta e/ou polvilha-se com canela. Dá para duas doses.

Nota: os gulosos podem usar duas colheres de mel! Podem ser feitas na bimby mas eu gosto de fazê-las de forma tradicional!

Rende 2 doses: 223Kcal/dose

28 comentários:

  1. Uma delicia Elisabete!! ;)
    Beijinhos e bom fim-de-semana!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ultimamente tenho comido imensas papas de aveia, como pós-treino e ando fã... Ainda não enjoei de tanto as comer o que em mim não é normal que de tempos a tempos enjoo certas coisas de as comer tão repetidamente :-) As tuas estão com um aspecto muito bom e tenho que experimentar juntar água, costumo fazê-las só com leite... A experimentar :-) Beijinhos*** Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com água ficam mais leves para a digestão! Costumo comer como pequeno almoço/pré-treino porque como têm muitas fibras dão energia suficiente e necessária para um treino intensivo! Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu gosto de juntar mel e canela, e também gosto muito delas logo cozidas com maçã. Por vezes também faço no microondas mas nunca ficam tão boas como quando feitas no tacho. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também costumo fazer com maçã, é uma das muitas variantes que está em lista de espera para ser publicada! As papas de aveia ficam bem com tudo! Também prefiro mil vezes fazer no tacho! Beijinhos

      Eliminar
  4. Nunca fiz papas de aveia, acho que vou seguir a tua sugestão.
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai querida, experimenta! São ótimas para o pequeno almoço! E são muito indicadas para crianças também. E se achares que o mel é pouco podes juntar mais ou então juntar açúcar. Beijinhos

      Eliminar
  5. Gosto muito de papas de aveia :) Junto sempre a canela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou completamente viciada em papas de aveia! É um vício que me acompanha desde que me conheço por gente! Beijinhos

      Eliminar
  6. Amo, adoroooo! :)
    É um vicio bom e saudável! Lindo prato!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é mesmo um vício! Só não como todos os dias porque é preciso variar! Beijinhos

      Eliminar
  7. Adoro e foi hoje o meu pequeno-almoço. Claro que as fiz na Bimby, pois enquanto cozinham ,posso ir fazendo outras coisas.Deliciosas e nutritivas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Minha linda, gosto de todas as tuas comidinhas, menos de papas. Tenho trauma de infância, seguramente. Odeio paparocas.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Aqui está um tempo horrivel. E aí"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como o meu marido, papas também não é com ele! O tempo estes dias esteve muito bom, finalmente! Hoje está mais frio e mais tristonho! beijinhos

      Eliminar
  9. Também gosto muito de papas de aveia e tal como tu também junto água (porque senão acho enjoativas). Mas agora são sempre feitas no robot, é bem mais prático :)
    Bom fim de semana :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No robot fazem-se depressa! Ainda assim continuo a gostar de as fazer no tachinho! Beijinhos

      Eliminar
  10. Gosto imenso e não faço há bastante tempo. Depois desta tua sugestão acho que vou meter mãos à obra ;)
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Faz! Umas papinhas de aveia sabem sempre bem! Beijinhos

      Eliminar
  11. Adoro papas, faço-as de todas as maneiras e feitios e saem sempre bem! Essas parecem mesmo boas, mais umas para a lista de papas a experimentar :D

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito de papas de aveia, confort food :D

    ResponderEliminar
  13. Adoto papas de aveia! Costumo fazer com casca de limão e canela. Parece arroz doce ;)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  14. gosto muito e gosto de meter maçã aos bocadinhos por cima :)

    http://dietamanos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de meter maçã, fica delicioso! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!