Rabanadas de forno


Gosto de rabanadas! Já a minha mãe as fazia e como não poderia deixar de ser também eu as faço! Geralmente faço-as por altura das festas do Divino Espírito Santo pois há um pão de leite que se faz nessa altura que é maravilhoso e resulta numas rabanadas deliciosas. Mas como cá em casa já tínhamos desconsolo de rabanadas e e andava doida por experimentar fazê-las no forno, saíram estas!


Rabanadas de forno:

10 fatias de pão de forma integral;
300ml de leite;
2 ovos;
1 casca de limão;
açúcar amarelo com canela q.b.;
mel q.b.;

Num tacho leva-se ao lume o leite e a casca de limão a aquecer para que o leite ganhe o aroma do limão, retira-se do lume, batem-se dois ovos e misturam-se no leite mexendo para não cozerem. Molha-se as fatias de pão no leite e dispõe-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. Vão ao forno (previamente aquecido) durante cerca de 20-30 minutos ou até atingirem a consistência desejada. Retira-se a polvilham-se algumas com açúcar e canela. As restantes regam-se com mel. 

Nota: são boas quentinhas na hora, mas no da seguinte acho que são ainda melhores pois aí sim parecem fritas!

Rende 10 unidades: 111Kcal/unidade

36 comentários:

  1. Já ouvi falar em fazer rabanadas no forno, mas nunca experimentei. Mas são mais saudáveis e se no dia a seguir parecem fritas, melhor ainda :-) Uma boa sugestão que nos trazes. Beijinhos*** Boa quinta-feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu marido não acha graça a "receitas das dietas" mas gostou muito das rabanadas de forno! Beijinhos

      Eliminar
    2. Engraçado... Cá em casa o marido inicialmente é sempre resistente a algumas receitas de dietas, ou novidades saudáveis... Às vezes rende-se, outras não há volta a dar... Homens :-)

      Eliminar
  2. Até fiquei com vontade de comer uma. :) A minha mãe fez rabanadas no forno pela primeira vez neste Natal e ficámos todos fãs, nunca mais as vamos fazer fritas! :D
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá muito menos trabalho, não fica o cheiro a frito na casa toda, ficam boas na mesma e são um pouco mais saudáveis! Beijinhos

      Eliminar
  3. Também gostamos imenso de rabanadas, mas nunca as fiz no forno. Tenho que experimentar esta tua receita. Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficaram fantásticas. Humm..
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Que boa sugestão para quando dá o desconsolo,mas não queremos nada muito calórico. Tenho de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz com pão integral para ficar um pouco mais saudável, mas para quem quiser e puder fazer com pão normal devem ficar ainda melhores! Beijinhos

      Eliminar
  6. Vinha mesmo a calhar para o lanche... E sem serem fritas, melhor ainda. Adoro pão integral!
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei o facto de serem no forno. Adoro rabanadas, mas evito ao máximo. Desta forma, parece-me mais saudáveis, sim senhora.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Este natal experimentei fazer algumas no forno mas como o pão era demasiado mole, acabei por não gostar muito do resultado, hei-de tentar novamente com o pão certo :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas felizmente saíram bem à primeira, e souberam-me às mil maravilhas! Beijinhos

      Eliminar
  9. Adoro rabanadas, tenho de experimentar estas. beijinhos

    ResponderEliminar
  10. nunca comi este género de rabanadas, mas já me deixaste com o dente afiado!
    obrigada pelas excelentes sugestões!

    ResponderEliminar
  11. Receita top :D eu sou fã de fazer no forno tudo o que for possível fazer no forno um copinho de leite e uma destas rabanadas iam fazer as delícias do meu dia :D

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Adoro rabanadas, é a minha sobremesa preferida de Natal!
    Adoro-as todo o ano!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  13. Ficaram maravilhosas eu adorei...um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Ficaram tão perfeitinhas! Nunca fiz, tenho de experimentar no forno :)

    ResponderEliminar
  15. Olá querida!
    Hoje já vou sonhar com rabanadas ;)
    Adoro!!! E as de forno são uma excelente alternativa a tanta fritura.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Têm mesmo bom aspeto e feitas no forno parecem muito inocentes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois parecem! Não são totalmente inocentes mas têm umas calorias a menos! Beijinhos

      Eliminar
  17. Ora aí está uma boa maneira de comer as rabanadas sem a culpa de comer fritos :) Gostei da ideia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!