Manteiga de Amêndoa





Cresci a ver grande parte das coisas ser feita em casa. Vivíamos num meio pequeno, estávamos confinados a três pequenas mercearias que dispunham o básico e pouco mais. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que surgiu, por exemplo, o leite condensado cozido! Poder deixar de esperar duas horas para conseguir uma latinha de leite condensado cozido era fantástico! O meio não cresceu mas as coisas desenvolveram e evoluíram muito. A alguns quilómetros passou a haver mercados maiores com mais produtos disponíveis. No entanto o hábito de fazer a maior parte das coisas em casa permaneceu! Nalguns casos sai mais barato, é muito mais natural e sabemos exatamente do que é feito! E desde que comecei a perder peso introduzi na minha alimentação alguns produtos diferentes, que não existem à venda em qualquer lado e onde há são caríssimos. As manteigas de frutos secos fazem parte desse rol! São demasiado caras e porque é que se há-de pagar tanto quando podemos fazê-lo por tão pouco?! Estas manteigas são muito versáteis pois dão para comer barradas no pão, em batidos, em doces e sobremesas, em snacks, até em salgados! Não é difícil de fazer, apenas requer algum tempo e paciência. Podem usar amêndoa com ou sem pele, crua ou torrada, se bem que a torrada com pele apesar de ficar mais escurinha fica também com um sabor melhor e mais rico. E se ao início parece que dali não vai chegar a sair manteiga, basta ser um pouco persistente que a manteiga vai surgir!


Manteiga de Amêndoa:

1 chávena de amêndoas com pele (200gr. aprox);

Coloca-se as amêndoas num tabuleiro e vai ao forno a tostar ligeiramente, sempre com supervisão para não queimar (também poderão fazer num tacho ao lume). Quando estiverem torradas deixa-se arrefecer. Coloca-se num processador (uso a picadora que vem com a varinha mágica pois quanto mais pequeno for o processador melhor e mais rápido o resultado) e vai-se triturando com paciência, raspando de vez em quando as laterais do processador. Quando ganhar a consistência de manteiga junta-se uma pitada de sal para intensificar o sabor e mistura-se bem. Coloca-se num frasco esterilizado. Usa-se de imediato ou guarda-se no frio.

Nota: podem comprar amêndoas já torradas para facilitar o processo. E se não quiserem ter o trabalho de torrar podem mesmo usar a amêndoa em cru.

Rende 1 dose

24 comentários:

  1. Ando à imenso tempo com ideia de fazer manteiga de amêndoa. Adorei a cor com que ficou, mesmo apetitosa!! Tenho de fazer!!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem lhe junta óleos, açucares ou mel mas sinceramente acho que isso estraga a manteiga. Assim simples é deliciosa! Beijinhos

      Eliminar
  2. Que maravilha Elisabete! Já tenho visto várias manteigas de frutos secos e até de coco,mas ainda não me dispus a experimentar. Agora, ao ver a aparência da tua, fiquei com imensa vontade de fazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E podes fazer na Bimby! Acho que vais gostar! Beijinhos

      Eliminar
  3. Fico com a boa sugestão para um dia fazer!
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei! Deve ficar óptima.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  5. ótima sugestão bem nutritiva, nunca fiz mas já comi e gosto bastante.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Gosto da ideia das coisas feitas em casa, embora por vezes acabe por recorrer às de compra! Este é o tipo de coisa que concordo que compensa totalmente fazer em casa! Ainda não me aventurei nestas manteigas, acho que não sei o que ando a perder! :) Adorei a tua sugestão.

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabes mesmo o que andas a perder! Ficam tão boas que apetece comer de colher! Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu que adoro amêndoas ia amar essa linda manteiga.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de produtos feitos em casa, são mais saudáveis.
    Eu nunca pensei que fosse tão fácil fazer manteiga de amêndoas.
    Outro dia eu aprendi a fazer manteiga ghee, o meu esposo está adorando, apesar
    de ser calórica, é mais saudável, mas consumimos em moderação.
    Adorei a sua receita, vou fazer.

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ghee é fácil mas está é igualmente fácil! E o resultado compensa a todos os níveis! Beijinhos

      Eliminar
  9. Nunca experimentei manteiga de amendoas mas já ando há muito com a ideia de o fazer.
    Mas como fiquei sem processador de alimentos e acho que o meu pobre picador não ia aguentar, vou adiando a experiência.
    Mas adorei o aspecto com que a tua ficou! Não dá trabalho quase nenhum e é muito mais saudável do que a de compra que tem pouca amêndoa e muitas porcarias (o mesmo serve para a de amendoim).
    Um beijinho
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que tiveres oportunidade experimenta pois vale muito a pena! É bom para variar e é uma excelente forma de fugir às manteigas cheias de sal e gorduras, às compotas carregadinhas de açúcar e às "nutellas" que nada têm de bom. Gostava de te poder transmitir o aroma e o sabor da manteiga de amêndoa caseira, é qualquer coisa de muito bom! E não dá mesmo trabalho nenhum, só temos é de ter um pouco de paciência e esperar que a amêndoa comece a libertar os seus óleos para finalmente se transformar em manteiga! beijinhos

      Eliminar
  10. Desconhecia! Vou ter de testar :D Adoro amêndoa ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vais adorar a manteiga! Tem um aroma e um sabor deliciosos! Beijinhos

      Eliminar
  11. Eu adoro manteiga de frutos secos, mas confesso que não tenho grande paciência para a fazer! Essa tão cremosa deixou-me com vontade de mudar isso :) Esse hábito de fazer as coisas em casa em vez de as comprar é ótimo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é preciso ter um pouco de paciência pois ela demora alguns minutos a transformar-se em manteiga, mas acho que vale a pena o esforço pois a manteiga caseira é mais saudável e muito melhor que a de compra! Num dia que não tenhas nada interessante para fazer dedica-te à manteiga! Acho que não te vais arrepender! beijinhos

      Eliminar
  12. Ando viciada em manteiga de amêndoa e quando acabar a que tenho cá em casa, lá vou eu testar a tua receita, é desta que me aventuro nas manteigas caseiras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que depois de experimentares não vais querer outra coisa! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!