Cheesecake de Forno de Chocolate



















Hoje trago-vos uma sobremesa bem decadente mas estou muito desapontada com as fotos. São uma desilusão pois não transmitem nada do quão bonito e delicioso é este cheesecake! Não sei porquê mas as fotos ficaram todas escuras. Ou melhor, imagino porquê, é a minha falta de jeito e de conhecimentos para fotografia! E também a minha velhinha máquina que, com 10 anos, me dá a entender que já não tem estofo para tanta fotografia! De qualquer modo esta receita tinha de ser publicada! Porque prova que para se fazer uma sobremesa super gulosa não são precisos toneladas de açúcar, carradas de leite condensado nem litros e litros de natas. A lista de ingredientes é curta, é uma receita extremamente fácil de fazer e resulta numa pequena tentação! É um dos Temperos da Argas, embora eu tenha feito uma base diferente. Não tinha fruta fresca (nem congelada) para decorar. Ocorreu-me decorar com coco, mas cá em casa alguém é intolerante ao coco! Depois ocorreu-me amendoins mas preferia que fosse algo que conferisse alguma frescura para contrabalançar o intenso do chocolate! Raspa de laranja (teria usado mandarina ou tangerina se tivesse) deu alguma cor e frescura e ainda por cima combina muito bem com chocolate! E com este cheesecake participo, pela segunda vez, no Sweet World da Lia e da Susana deste mês! Já que nunca participo, quis agora participar a dobrar mesmo que seja com versões saudáveis (podem ver a minha anterior participação aqui)! E se são chocólatros não deixem de experimentar esta sobremesa! Garanto que ninguém irá perceber que é saudável!


Cheesecake de Forno de Chocolate:


Base:
90gr de flocos de aveia;
1 colher de sobremesa de cacau;
1 colher de sobremesa de mel;
1 colher de sopa de azeite;


Recheio:
150gr de chocolate negro;
500gr de queijo quark (queijo fresco batido);
70gr de mel;
15gr de polvilho doce;
3 ovos;


Cobertura:
70gr de chocolate negro;
um fiozinho de leite;
raspa de laranja;

Prepara-se a base triturando no processador a aveia juntamente com o cacau, o mel e o azeite. Coloca-se na forma e calca-se bem. De seguida prepara-se o recheio. Coloca-se na bimby o chocolate e pulveriza-se. Junta-se os restantes ingredientes e mistura-se 15seg./vel.4. Programa-se 3min./temp.70º/vel.3. Verte-se na forma sobre a base de aveia e vai ao forno pré-aquecido durante cerca de 30 minutos. Retira-se e deixa-se arrefecer na forma. Entretanto prepara-se a cobertura colocando num tachinho o chocolate e um fiozinho de leite. Leva-se a lume muito brando até o chocolate começar a derreter. Retira-se e mexe-se até ficar sedoso. Desenforma-se o cheesecake e cobre-se com a ganache de chocolate. Decora-se com raspas de laranja. Serve-se fresco.

Nota: podem decorar com fruta fresca.

Rende 8 fatias

47 comentários:

  1. As fotos podem não estar perfeitas para ti,...mas transmite-nos um cheesecake delicioso e bem guloso,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Estando as fotos escuras ou não, transmite bem a decadência desse cheesecake, Elisabete. Que tentação! E eu que ando a precisar de cortar um bocadinho aos doces, imagino-me a comer duas ou mais fatias dessa tua sobremesa. Beijinho. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é tão intenso e guloso que uma fatia chega perfeitamente! beijinhos

      Eliminar
  3. Que tentação!
    Não concordo contigo, acho que as fotos ficaram bem bonitas.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  4. parece muito bem!!! vou experimentar!!! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica tão bom! Para quem gosta de chocolate e sabores intensos é delicioso! Beijinhos

      Eliminar
  5. Raramente faço cheesecake mas achei esta sugestão difetente!
    Dá para ver que ficou lindo!
    Atualmente só tiro fotos com o meu tele pois sofro das mãos por causa das arteroses e as máquinas ainda agravam mais!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida,
    tu podes podes achar que as fotos não estão boas, mas olha que eue acho que estão bem boas. Quase que dá para adivinhar o bom que esse cheesecake deve ser... está perfeito! Cremoso, suave e sem uma única rachinha!!
    Parece-me uma receita maravilhosa sem dúvida.
    Beijocas grandes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha linda, simpatia tua! Eu não tenho jeitinho nenhum para fotografar comida! Tenho-me esforçado por melhorar, mas definitivamente cozinhar é muito mais fácil do que fotografar! Mas pronto, vou fazendo o melhor que posso e o melhor que sei! Como dizia a minha avó, quem dá o que tem a mais não é obrigado! Tão sábios estes provérbios antigos! Aquilo que eu posso garantir é que este cheesecake é mesmo decadente! beijinho grande

      Eliminar
  7. simplesmente magnifico...que fabuloso, deve estar mesmo delicioso tem cá um aspeto tão bom mesmo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindo e de sabor deve estar divino (:
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Uau!!! Que espetáculo de cheesecake!!! As fotos estão lindas e falam por si ( se estão escuras é porque o cheesecake é de chocolate, né?). Deve ser delicioso!!! Receita guardada e a ser experimentada. De certeza vai agradar aos meus "chocolate lovers".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui agradou a todos os chocolate lovers! Ninguém conseguiu comer mais do que uma fatia, é tão intenso que uma fatia deixa-nos mais do que satisfeitos! O que até é bom pois assim não comemos mais do que devemos! Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu também fico sempre triste com as fotos que tiro, acho que gostava que ficassem tão bonitas como as das revistas, mas sabes, acho que o problema está nos nossos olhos! Eu aquando estava a ver as tuas fotos, antes de ler, pensei, tão giras, ela hoje animou-se com esta sobremesa gulosa! Estás a ver!

    Passa muito bem a ideia, uma sobremesa, fantástica com uma combinação de sabores perfeita e ainda por cima numa versão mais saudável!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o problema é que somos muito exigentes connosco próprias! Talvez o problema esteja aí! Mas é verdade, eu gosto que tudo esteja perfeitinho quer em termos de sabor quer em termos de apresentação! Sou mesmo muito perfeccionista por isso é que fico aborrecida! Eu sei que não existe perfeição mas gosto sempre de dar o meu melhor! Obrigada pelas tuas palavras! É bom saber que gostam do que fazemos mesmo que não esteja como gostaríamos! beijinhos

      Eliminar
  11. Que bonito! E como deve ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Elisabete minha querida,
    Eu nunca fiz cheesecake de chocolate, adorei essa versão.
    Não achei que as fotos estão escuras, pra mim estão lindas!

    Beijinhos, boa semana junto a sua família ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andréa! Não ficaram mesmo como eu gostava mas o que importa mesmo é a receita! E essa garanto que é deliciosa! Beijinhos

      Eliminar
  13. Ai Elisabete, que tentação, e ainda por cima saudável! Estou aqui de queixo caído a olhar para as fotos, que na minha modesta opinião transmitem muito bem o bom que este cheesecake deve ser! :D
    Vou guardar a receita. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é saudável q.b. e é mesmo uma tentação! Beijinhos

      Eliminar
  14. Oi Elisabete!
    Suas fotos ficaram lindas e conseguindo mostrar bem a delícia que seu cheesecake ficou.
    Hummm, garanto que todos que entram aqui saem com a boca cheia d'água. Eu sou uma kkkk
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  15. Uau... Que bom aspecto Elisabete. Adoro cheesecakes... Ficou formidável.
    Beijinho!!!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  16. Estás desapontada com as fotos??? Olha que eu acabei de jantar e fiquei aqui completamente a babar!! Que tentação!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Mais uma bela receita para eu anotar :P ficou delicioso certamente! Que bom aspeto!

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  18. As fotos ficaram lindas!!! AMEI!!! Bjks

    ResponderEliminar
  19. Acho que estás a avaliar mal a fotos, eu cá acho que estão perfeitas! Assim como o cheesecake, que com essa textura e essa cor só pode mesmo ser maravilhoso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! Obrigada! É mesmo um verdadeiro pecado! Beijinhos

      Eliminar
  20. Olá! Parabéns pelo blog... Esta receita tem um aspecto decadente...Estou tentada a experimentar esta receita e assim dar uso a uma embalagem de quark que tenho a terminar o prazo amanhã. Tenho no entanto uma dúvida, quando refere "150gr de chocolate negro" é em tablete ou em pó? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta sobremesa é mesmo decadente e come-se com menos culpa! O chocolate é em tablete, quer no recheio, quer na cobertura. Qualquer coisa disponha. Muito obrigada pela visita! Beijinho

      Eliminar
  21. Que espectáculo de cheesecake!! Adoro e não vejo nada a não ser fotos lindas e um cheesecake de babar!!
    Muito obrigada e vou levar os dois para o round up como imaginas!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  22. Não sei como este cheesecake me escapou, se não fosse o desfile destas delícias no blog da Lia (ando mesmo desatenta nos últimos tempos) este passava-me completamente ao lado. Mas agora vamos lá falar de coisas sérias, estás a precisar de óculos porque as fotos demonstram um cheesecake lindo e delicioso, sem nada a apontar mesmo. Olha que eu nem sou das pessoas que adoram chocolate (a não ser em bolos, é claro) mas fiquei com vontade de provar este e já vai ficar em lista de espera :)
    Só uma dúvida, o polvilho posso substituir por outra coisa? É que cá em casa não tenho o hábito de o comprar.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! É um cheesecake muito simples mas muito, muito delicioso! Garanto que ao comer não se percebe que não leva açúcar, nem manteiga nem farinha! Custa mesmo a crer que é saudável! O polvilho poderás substituir por amido de milho, embora não tenha experimentado tenho a certeza que funciona. Beijinhos

      Eliminar
  23. Que verdadeira tentação, Elisabete!
    Este teu cheesecake ficou uma maravilha e para além disso em versão saudável.
    Adoro chocolate!! E este cheesecake está com um aspeto delicioso.Vou levar a receita!
    As fotos ficaram ótimas.
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este cheesecake foi das sobremesas saudáveis que mais me surpreendeu até hoje! É tão guloso, com um sabor intenso a chocolate! Adorei e acho que é uma receita que vale muito a pena fazer! Beijinhos

      Eliminar
  24. E outro cheese maravilhoso nos trazes, Elisabete!
    Não sou, definitivamente, uma chocolate lover, mas olha que esse interior divinal convenceu-me ;) Está excelente!

    Bjinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Eu acho delicioso, mas como gosto muito de chocolate sou suspeita! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!