Salada no Forno




Um livro não deve ser julgado pela capa. Tal como esta salada não deve ser julgada pelo seu aspeto tosco! Apesar da simplicidade e dos poucos temperos é tão boa! É mais uma daquelas receitas que me acompanha desde sempre. É um acompanhamento que para mim serve perfeitamente de prato principal! Adoro isto! As quantidades são um pouco a olho mas é mais coisa menos coisa!


Salada no Forno:

2 cebolas;
4 cenouras;
5 batatas;
1 repolho;
uma pitada de sal ou flor de sal;
um fio de azeite;
um pouco de água;

Num pirex dispõe-se uma camada de cebola em rodelas, uma camada de batatas em rodelas e salpica-se as batatas com um pouco de sal, depois uma camada de cenoura em rodelas e por fim uma camada de repolho. Polvilha-se com uma pitada de sal, rega-se com um fio de azeite e um pouco de água. Vai ao forno coberto com papel de alumínio até estar cozida (cerca de 1h30/2h). Serve-se quente.

Nota: ao início coloca-se pouca água porque os legumes também vão libertar algum líquido, de qualquer modo a meio da cozedura junta-se mais água se for necessário.

24 comentários:

  1. Eu fico muito contente com esta sugestão. Vou experimentar fazer :)

    Beijinhos Ana

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Uma salada diferente do que estou acostumada, mas engraçada e perfeita para o frio que se avizinha. Saladas quentes :-) Gosto muito da sugestão. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma salada quente muito saborosa! beijinhos

      Eliminar
  3. Querida Elisabete,
    Imagino o cheirinho bom saindo do forno, hummmmm...!
    O aspecto ficou tudo de bom, vou ter que fazer, adoro esse tipo de salada!

    Beijinhos, ótimo fim de semana junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  4. Excelente aspecto, deve ser tão boa!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Muitas vezes não sabemos que acompanhamentos havemos de fazer, por isso esta sugestão é muito,bem-vinda. É fácil e saborosa. de certeza.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito saborosa! Gosto mesmo disto! beijinhos

      Eliminar
  6. Oi Elisabete!
    Eu adoro uma saladinha, seja ela fria ou quente. A sua parece ter ficado deliciosa. Eu costumo também preparar legumes no forno pq acho que ficam com um sabor especial!
    Bjssss amiga e um lindo FDS aí p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! As saladas quentes podem ser surpreendentes! beijinhos

      Eliminar
  7. Uma boa alternativa à sopa, muito bom!

    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Olá Elisabete. Que bem que me parece esta salada. Agora nem sempre sabe bem aquela tradicional salada mais fria.
    Sempre a aprender contigo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! Acho que vais gostar! Beijinhos

      Eliminar
  9. Que receita interessante, vou ter que experimentar! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma receita ótima para dias frios! Beijinhos

      Eliminar
  10. Já fiz algo no género mas não tapei com papel de alumínio!
    Vou experimentar...bj

    Se gosta de quiches ... espreite esta receita:
    http://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/11/quiche-de-salmao-fumado.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O papel ajuda a cozer mais depressa e evita que o repolho fique ressequido. Já vou ver a quiche! Beijinhos

      Eliminar
  11. Parece-me uma salada perfeita para estes dias de chuva. Achei muito curioso ir ao forno!
    Beijinho e bom fim de semana!
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que à primeira vista pode não parecer, mas é muito saborosa! Beijinhos

      Eliminar
  12. Eu adoro 'saladas' assim, com muuuuito repolho :D

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!