Bolo-Rei


























É claro que na minha mesa não podia faltar o rei! É um bolo do qual eu gosto muito! Evito comprar e evito fazer pois enquanto há dou por mim a querer tirar uma fatia a toda a hora! Esta foi a receita saudável que mais receio tive de fazer! A minha mãe é uma especialista em massas lêvedas, cresci a vê-la fazer e embora não as saiba fazer tão bem quanto ela (nem lá perto sequer), sei avaliar se um pão é bom ou não! Tinha receio que a massa deste bolo-rei ficasse pesada, que não ficasse com sabor a bolo-rei. Foi a medo que a fiz! Depois de amassar percebi que era uma massa com potencial, muito fácil de trabalhar. Restava saber era se depois de pronta seria boa o suficiente! Excedeu as minhas expectativas! Cresceu bastante, ficou um bolo-rei bem grandão, o sabor ficou ótimo, não senti nada a falta das frutas cristalizadas! As frutas secas cumpriram muito bem a sua função! E até ficou bonintinho! Era minha intenção decorar também com amêndoa palitada, mas esqueci-me! Acho que teria ficado muito mais bonito! Parece um processo complicado mas é até bastante simples de fazer, é apenas um pouco demorado pois temos de esperar que a massa levede. Hesitante, dei praticamente metade à minha mãe, queria saber a opinião de quem sabe! Diz que estava muito bom, que não parecia saudável e que desapareceu num instante! Que alívio! E assim encerramos este capítulo de receitas de Natal saudáveis!Caso queiram consultar as receitas anteriores basta clicar aqui. Espero que tenham gostado!


Bolo-Rei:

3 canecas de farinha de trigo;
2 canecas de farinha de trigo integral;
1 colher de sopa de amido de milho (maizena);
uma pitada de flor de sal (ou sal fino);
100gr de açúcar mascavado claro (ou açúcar demerara ou de coco);
1 colher de sopa de mel;
1 cálice de vinho do Porto;
raspa de tangerina e raspa de limão q.b.;
50gr de óleo de coco derretido;
3 colheres de sopa de linhaça dourada moída + 9 colheres de sopa de água;
1 caneca de leite morno + 15gr de fermento de padeiro fresco;
2 colheres de sopa de leite + meia colher de sopa de limão + meia colher de sopa de bicarbonato;
150gr de frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões, caju);
150gr de frutas secas (alperces, ameixas, cerejas, sultanas, papaia; ananás, coco);
sumo de 1 tangerina;
1 gema de ovo batida para pindelar;
1 colher de sopa de mel + algumas gostas de água para pincelar;

Primeiro que tudo junta-se os frutos secos e as frutas secas com o sumo da tangerina. Envolve-se bem e deixa-se de repouso para que fiquem hidratados. Vai-se envolvendo de vez em quando. Numa taça começa-se por misturar as farinhas, a maizena e o sal. Noutra taça junta-se o açúcar, o mel, o Porto e as raspas de tangerina e limão. Bate-se com uma vara de arames. Junta-se o óleo de coco e mistura-se novamente até o açúcar estar bem dissolvido. Numa tacinha coloca-se a linhaça e a água, envolve-se e mistura-se no açúcar. Dissolve-se o fermento no leite morno. À parte dissolve-se as duas colheres de leite com o sumo de limão e o bicarbonato de sódio. Junta-se estes dois preparados ao preparado de açúcar e mistura-se. Por fim junta-se às farinhas e amassa-se bem. Retira-se para uma superfície enfarinhada e amassa-se durante 5 minutos. Coloca-se novamente na taça, cobre-se com papel prata (ou com outro tipo de papel que possa ir ao forno) e coloca-se no forno à temperatura de 40º para que a massa levede. Assim que dobrar de volume retira-se novamente para uma superfície enfarinhada, junta-se os frutos, envolve-se e amassa-se bem para que fique tudo muito bem incorporado. Forma-se uma bola, abre-se um buraco no meio e transfere-se para um tabuleiro forrado com papel vegetal. No centro coloca-se uma lata forrada com papel vegetal para evitar que o buraco feche. Decora-se a gosto e vai novamente ao forno a 40º durante 1 hora. Pincela-se com a gema de ovo e vai ao forno a 200º cerca de 45 minutos ou até estar cozido. Retira-se, junta-se o mel com algumas gostas de água até ficar uma espécie de geleia e pincela-se o bolo para ficar brilhante. 

Nota: a capacidade da chávena era de 250ml. Este bolo aguenta-se fresco durante 3 a 4 dias. Notei que algumas fotos parecem desfocadas. Não estavam, ficaram assim depois de as carregar para a publicação. Fiz de novo e ficou igual, não entendo porquê! Alguns dos frutos secos utilizados nesta receita vieram da Garrafeira Dom Pedro.


Em que é que esta receita é mais saudável?
Depois de todas as receitas de Natal que já publiquei, acho que posso afirmar que esta é uma das menos saudáveis por levar farinha de trigo refinada e por levar açúcar mascavado. Ainda assim acho uma versão muito mais saudável quando comparada com o bolo-rei normal, pois aqui parte da farinha é integral, a gordura é substituída por uma gordura saudável e o açúcar também não é o branco refinado A receita veio daqui e segui praticamente à risca.


Rende 22 a 25 fatias



E para finalizar a semana na rubrica "Na mesa de Natal não pode faltar..." chega-nos uma receita de nuestro ermanos! É verdade! A receita de hoje atravessou a fronteira e vem de Espanha do blog "Bolboretas no Bandullo"! Digam lá se não é tentador este Rosón de Chocolate?!
 



E como na próxima semana, infelizmente, não poderei partilhar as receitas que faltam para completar a mesa da rubrica "Na mesa de Natal não pode faltar", deixo-vos já alerta para os blogues que irão participar:

19 Dezembro: A vida de Nessy;


20 Dezembro: No Conforto da Minha Cozinha;


21 Dezembro: Recanto com Tempero;


22 Dezembro: Cromas da Cozinha;


Ah, e não se esqueçam, dia 23 de Dezembro todas mostraremos as iguarias que se fez! Fiquem atentos!

Boas Festas

42 comentários:

  1. Que lindo bolo rei amiga,....e aposto que ficou delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz mas gostaria de experimentar!
    Vou guardar a sua receita...bj

    Por aqui ... pimentos recheados:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/12/pimentos-recheados.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece difícil mas não é! E em casa podemos controlar a quantidade de açúcar e também nos permite usar apenas os ingredientes que mais gostamos! Beijinhos

      Eliminar
  3. O teu bolo fico lindo e tão grande!!! Eu não gosto de frutas cristalizadas ( ou não gosto muito vá) prefiro com fruta seca, por isso para mim acho que esta versão seria vencedora!

    Obrigada pela partilha!

    Um beijinho Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que não senti mesmo falta das frutas cristalizadas, e olha que eu adoro! Mas acho que ficou muito bom assim! beijinhos

      Eliminar
  4. Eu não gosto dos frutos cristalizados! Mas adoro bolo rainha!!!
    Parece ter ficado uma delícia :)
    Está perfeitinho e com um aspecto maravilhoso!
    Essa fatia está bem apelativa e é sem dúvida um bolo muito mais saudável!
    Fiz um bolo rainha saudável que quero ver se publico para a semana!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A próxima semana vai ser complicada para mim mas vou tentar dar um pulinho ao teu blog para ver o teu bolo-rainha! beijocas

      Eliminar
  5. Não me querendo repetir mas já repetindo mais umas belas fotos as de hoje! Não gosto de bolo rei por causa das frutas cristalizadas por isso a tua receita é totalmente do meu agrado! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! São as últimas deste ano! Eu gosto muito do bolo-rei por causa das frutas cristalizadas, mas esta versão ficou totalmente aprovada! beijinhos

      Eliminar
  6. Oi Elisabete, bt!
    Ficou muito lindo o seu bolo. Uma bela sugestão p/presentear, eu por exemplo adoraria receber um como mimo kkkkk
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  7. Querida Elisabete,
    Você encerrou esse ciclo com uma grande receita, amei todas que você compartilhou.
    Foram receitas bem apresentadas e saudáveis.
    Esse bolo além de rico, digestivo, ficou lindo, belas fotos!

    Beijinhos, abençoado fim de semana junto a sua família!
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andréa! Este bolo fez as delícias de todos quantos o provaram! beijinhos e Boas Festas para você também!

      Eliminar
  8. Olá amiga: que bela maneira de encerrar a tua rubrica de versões saudáveis. O bolo-rei ficou lindo e nem parece saudável.Tenho a certeza de que deve ser também delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem de sabor se percebe que é saudável, fica mesmo muito bom! Beijinhos

      Eliminar
  9. Belo encerramento de rubrica. Parabéns foi uns desfiles de fotos e de receitas maravilhosas, levei algumas comigo.
    Já fiz as broinhas, ficaram uma delícia, mas para a próxima ponho um pouco mais de açúcar ou mel.
    Adoro um bom bolo rei, mas opto por frutos secos e passas, esta receita agrada-me muito, mas explica-me uma coisa, porque utilizas muito nas tuas receitas o óleo de coco?
    Beijinho muito grande e já estou com saudades, aguardo por aqui o teu regresso.

    Um Santo Natal Elisabete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada do fundo do coração! É bom saber que estas minhas partilhas foram apreciadas!
      Como sabes este é um blog de receitas saudáveis (ou pelo menos um pouco mais saudáveis) por isso tento sempre encontrar alternativas melhores para a nossa saúde. Utilizo o óleo de coco por ser uma gordura saudável. Porém bastante calórica! Nas receita que apresento pode-se usar óleo normal, deixa é de ser tão saudável. Só comecei a usar óleo de coco há pouquíssimo tempo pois aqui não havia. Até então substituía o óleo das receitas por azeite ou manteiga magra. Mas agora havendo já o óleo de coco, de vez em quando uso! Ainda assim tento usar com moderação pois é um produto caro. Mas se eventualmente quiseres fazer alguma receita e não tiveres óleo de coco podes usar azeite. Ou óleo normal, dependendo da receita. Beijinhos

      Eliminar
  10. Adoro bolo-rei.
    Ficou lindíssimo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/peixe-chefe-novamente.html

    ResponderEliminar
  11. O aspecto está delicioso. Eu perco-me pelo bolo-rei e confesso que estou ansiosa que chegue o natal para comer :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, eu tenho estado a resistir mas ainda ontem comentava que não sei se aguento mais! O que me valeu foi que fiz esta versão mais saudável que deu para matar o desconsolo! Beijinhos

      Eliminar
  12. Este bolo-rei está uma maravilha de aspecto ,já que o sabor só dá para imaginar como deve estar bom :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Está um bolo muito bonito e principalmente saudável podemos comer sem culpa, gostei muito das receitas e as fotos estavam lindas.Beijinhos e Boas Festas
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. O Bolo-Rei é das poucas coisas a que não resisto no Natal. O teu está lindo e bem ao meu gosto. Beijinhos e boas festas para ti e para todos os teus.

    ResponderEliminar
  15. A massa parece bem fofinha,ficou lindo o bolo rei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Uau...realmente quem sabe sabe...acho que nunca vou ter coragem de me lançar num desafio destes! Parabéns, ficou lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Tenho a certeza absoluta que tu também consegues fazer seja o que for! Beijinhos

      Eliminar
  17. Não sou muito fã, mas ficou bem giro Elisabete e provava-o com todo o gosto.
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  18. Oi Elisabete, bn!
    Amiga, quero aproveitar p/já desejar um feliz Natal e que o ano de 2017 venha com muita saúde, muita paz e muitas alegrias p/vc e sua família. Aproveito tb a oportunidade p/agradecer pela amizade e pelo carinho que vc me dispensou em 2016.
    Bjsss amiga querida

    ResponderEliminar
  19. Elisabete minha querida,
    Obrigada por sua amizade e companhia, que no próximo ano possamos estarmos juntas
    novamente dividindo nossas receitas e dicas.
    Amanhã será a minha última postagem do ano, vou tirar uns dias e férias e descansar.

    Desejo a você a sua família um Feliz Natal e um 2017 recheado de bençãos!
    Bjoos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço! Boas férias! Feliz Natal é um excelente Ano Novo! Beijinhos

      Eliminar
  20. Também fiz recentemente um bolo rainha saudável e fiquei contente com o resultado! O teu ficou com um aspeto bem fofo, e ainda por cima foi aprovado por uma profissional :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem vi o teu bolo-rainha saudável e também me pareceu muito bem! Assim que tiver tempo vou lá buscar a receita para experimentar! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!