Bolo Rico de Chocolate (sem coco)














Depois do bolo rico de chocolate com coco que publiquei aqui (e porque a inveja falou mais alto), houve cá em casa quem implorasse por uma versão sem coco! Eu não podia recusar! Ficou muito fofinho e saboroso, quem provou disse ser o melhor bolo saudável do mundo! Obviamente exageraram, mas que é bom, é! Por isso, para quem é intolerante ou alérgico ao coco ou até mesmo para quem simplesmente não gosta, aqui fica esta versão sem coco! E porque hoje é dia dos Namorados, e embora já vos tenha deixado aqui uma sugestão romântica, este bolo é perfeito para quem se esqueceu ou não tem muito tempo para preparar uma sobremesa especial pois faz-se em dois tempos e come-se ainda mais rápido! Não há desculpas!


Bolo Rico de Chocolate (sem coco):


Bolo:

2 ovos;
1 banana;
1 e 1/2 colher de sopa de farinha de centeio (aveia, espelta ou outra);
2 colheres de sopa de cacau em pó;
1 colher de sopa de linhaça moída;
1 colher de sopa de manteiga de amendoim;
1 colher de sopa de mel;
1 colher de café de fermento em pó;


Cobertura:

75gr de chocolate negro;
1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (receita aqui);

Colocam-se todos os ingredientes do bolo no processador e tritura-se até ficar um creme homogéneo. Verte-se numa forma de silicone e vai ao micro-ondas durante 3 minutos. Retira-se e desenforma-se de imediato sobre uma grelha para que arrefeça. Entretanto prepara-se a cobertura levando num tacho em lume muito brando o chocolate e a manteiga de amêndoa até derreter. Quando estiver derretido mistura-se bem e cobre-se o bolo.

Nota: se o chocolate da cobertura não estiver a derreter com facilidade ou se ficar muito duro pode-se juntar um fio de leite para ficar mais cremoso.

Rende 8 fatias

44 comentários:

  1. Que lindo que ficou e aposto que delicioso também,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Essa cobertura está com um aspecto soberbo!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É deliciosa e neste bolo fica perfeita! Beijinhos

      Eliminar
  3. que bolinho com aspeto bom e com essa cobertura é mesmo top.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles bolos que desaparece num piscar de olhos! Beijinhos

      Eliminar
  4. Posso assegurar que é um bolo delicioso ! É uma ótima receita e é versátil, pois podemos ir variando os ingredientes ao nosso gosto. Ainda tenho de experimentar com a linhaça.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou fã deste bolo pois é muito fácil e rápido de fazer e fica sempre bem! beijinhos

      Eliminar
  5. A cobertura ofusca-me! :) Mas quando cheguei à foto da fatia....!! Está mesmo com ar muito fofinho! Adorei!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou fofinho sim senhora! Muito bom! beijinhos

      Eliminar
  6. Minha querida, mas que aspeto delicioso que aqui deixaste, este bolo ficou simplesmente fantástico!

    Fiquei impressionada, como ficou tão altinho e só levou 1 colher e meia de farinha?

    Tenho de experimentar, sou uma gulosa por bolos de chocolate :)

    Eles tem toda a razão quando dizem ser o melhor bolo saudável que já comeram eu que não comi só de olhar..... :)

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A forma também não é muito larga, mas este bolo parece que não vai crescer mas cresce e fica fofinho! Espreita o que não leva farinha, tem o link em cima, acho ainda mais delicioso do que este! Mas sou suspeita pois gosto muito de coco! beijinhos

      Eliminar
  7. É daqueles que não dá para resistir,adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que o diga, não posso mesmo ver um bolo destes! beijinhos

      Eliminar
  8. Querida Elisabete,
    Além de rico fica irresistível, mais uma receita que levo do seu cantinho!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  9. Olá Elisabete, esse bolinho agrada-me imenso :-) Vou já espreitar a versão com coco, que por cá somos apreciadores. Beijinhos grandes e já agora... Bom dia dos namorados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Joana, é sempre um gosto ter-te por aqui! Ambos os bolos são deliciosos, mas para quem gosta de coco o outro é mesmo muito bom! beijinhos

      Eliminar
  10. Já tenho na lista para fazer, mas na versão coco ;) Só me faltam as bananas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sempre bananas no congelador para as emergências, e já cheguei a fazer este bolo com banana descongelada e resultou muito bem! beijinhos

      Eliminar
  11. Pronto, já está na minha lista do "MUST DO", é que o meu marido deitou o olho para a tua receita e quer já para o próximo fim de semana, assim sendo...lá terei que fazer esta delícia. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah! Tenho a certeza que vocês vão gostar! Aliás, este bolo é perfeito para 4! Viste a versão com coco?! É deliciosa! Mas este também é! beijinhos

      Eliminar
    2. ADORAMOS!
      Aqui tens:
      http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2017/02/bolo-rico.html
      Obrigada ;)

      Eliminar
    3. Que bom! Vou já espreitar! Beijinhos

      Eliminar
  12. Uma pessoa até perde a cabeça com essa cobertura e com a fatia, que bolo mais apetecível! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Eu como uma fatia com coco e outra sem que assim divide-se o mal pelas aldeias :D
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Agrada-me! E parece bem fofo ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  15. Respostas
    1. É uma versão ligeiramente diferente do teu bolo! Beijinhos

      Eliminar
  16. Prefiro a versão com coco pois adoro tudo que leva coco, mas este bolo está muito bonito e é saudável que é muito importante. Beijinhos boa semana.
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o meu marido é intolerante ao coco acabei por fazer esta versão e ele adorou! Mas também prefiro a versão com coco pois tal como tu adoro tudo o que leva coco! beijinhos

      Eliminar
  17. Vou ter que experimentar este bolo maravilhoso, tem ingredientes saudáveis e parece-me delicioso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom! E se gostas de coco espreita a versão com coco que é delicioso também! Beijinhos

      Eliminar
  18. Chocolate com coco é uma perdição, mas este bolo parece tão bom como o outro! Que textura :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São ambos deliciosos! Qualquer um que venha morre, como se costuma dizer! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!