"Carne" à Bolonhesa (Bolonhesa de Soja)







Soja é algo que existe cá no mercado há já alguns anos mas à qual nunca liguei nenhuma. Tinha ideia que era daquelas coisas sem graça para os que não comem carne! Só que depois de fazer a minha reeducação alimentar, resolvi dar uma oportunidade a certos alimentos e experimentar coisas novas. Quando finalmente me decidi a experimentar a soja, deixou de haver! É sempre assim! Resolvi então trazer quando fosse de férias! Na bagagem trouxe soja grossa e soja granulada. Para começar, escolhi bolonhesa por ser uma receita simples e de fácil execução. Não sabia o que esperar e estava até um pouco receosa que não ficasse comestível! Na hora de levar à mesa agi com normalidade, como se de uma bolonhesa de carne se tratasse. Todos começaram a comer sem comentários. Apenas o meu marido fez reparo na cor da carne perguntando que carne tinha usado pois era mais branca que o costume. Disfarcei dizendo que não tinha todos os ingredientes que precisava e que por isso tinha ficado com uma cor mais desvanecida. Não me pareceu convencido mas comeu e repetiu! No final perguntei se tinha gostado, respondeu que sim mas perguntou "não é carne, pois não?! Mas afinal o que meteste aqui?!". Não, não é carne! É soja, mas se tivesse dito que era frango acho que teria acreditado! Na verdade este prato de soja superou as minhas expectativas. Inicialmente quando a coloquei no tacho e provei, achei que ninguém ia querer comer! Depois à medida que foi cozinhando percebi que a soja é como a beringela, funcionam como uma esponja que absorve todos os sabores que lhe dermos. No final não ficou a saber a bolonhesa de carne, mas quase!


Bolonhesa de Soja:

3 copos de soja granulada (copo de 200ml);
meia cebola picada;
1 cenoura raspada;
1 dente de alho picado;
1 lata de tomate pelado troceado (390g);
um fio de azeite;
1 copo de caldo de carne (ou água);
sal q.b. (ou flor de sal);
algumas gotas de molho de soja;
orégãos secos q.b.;
queijo da ilha ralado q.b. (opcional);

Uma hora antes de cozinhar coloca-se a soja de molho em água fria. Na hora de cozinhar escorre-se. Num tacho coloca-se a cebola, a cenoura e o alho com o azeite e deixa-se refogar ligeiramente. Junta-se a polpa de tomate, mistura-se bem e depois junta-se a soja. Adiciona-se o caldo de carne (se usarem água podem optar por meio cubo de knorr para ficar mais gostoso), tempera-se com sal e algumas gotas de molho de soja e deixa-se cozinhar cerca de 20 minutos mexendo de vez em quando. Junta-se os orégãos e deixa-se cozinhar mais um pouco. Acompanha-se com esparguete integral e polvilha-se com um pouco de queijo da ilha ralado.

Nota: antes de juntarem a soja podem reduzir o refogado com o tomate a puré. Isto fará com que a soja não fique com uma cor tão clara.

Rende 5 doses

40 comentários:

  1. Ai essas bolonhesa de soja ficou deliciosa certamente,....tens que experimentar lasanha de soja,...uma delícia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Confesso que a soja também nunca me chamou a atenção, mas bolonhesa de soja já fiz e gostei! Também fiz essa "brincadeira" cá em casa quando usei natas de soja... ninguém reparou e olha que a minha irmã tem um paladar muito apurado!
    Eu a primeira vez que comi tofu nem sabia que estava a comer tofu, mas confesso que cozinhá-lo tem a sua ciência... dessa vez comi numa cantina a opção vegetariana e parecia-me apenas quiche de legumes xD
    A tua bolonhesa de soja ficou com óptimo aspecto!
    Beijinhos!*
    P.S. Ando para te mandar uma mensagem privada porque vou daqui a uns dias de férias/trabalho a S. Miguel e se quiseres posso levar-te quark... sei que vives em S. Miguel mas arranjava forma de te enviar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está bolonhesa ficou aprovada! Vivo em São Jorge, mas fico-te agradecida na mesma! Já conheces São Miguel?! Acho que vais adorar pois a ilha é linda! Espero que o tempo ajude! Beijinhos

      Eliminar
    2. Agora é que reparei que me enganei, eu sei que vives em S. Jorge mas posso levar na mesma ;)
      Também espero que o tempo esteja melhor quando for :)
      um beijinho!*

      Eliminar
    3. Obrigada, mas de qualquer modo também não dava para ir buscar! Pedi na frutaria para me arranjarem, vamos lá ver! Até que haja vou usando iogurte grego que até é parecido! beijinhos

      Eliminar
  3. Dos pratos mais solicitados cá em casa :)
    Excelente aspeto!
    Boa semana

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Um prato bem saboroso e mais saudavel. ótima sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Querida Elisabete,
    Eu já fiz muitas vezes carne de soja, ela bem temperada fica deliciosa.
    Gostei do seu molho, delícia de prato!

    Beijinhos, boa semana ♥

    ResponderEliminar
  6. Um sabor que vamos comendo desde que meu filho é vegetariano!
    Levo a sugestão... Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente existem estas alternativas para os vegetarianos. Beijinhos

      Eliminar
  7. Um prato muito bom concerteza, por ca temos de experimentar a soja....bjs

    ResponderEliminar
  8. Acaba sempre por surpreender porque vai buscar os sabores dos que lhe juntarmos. Com o leite de soja acontece o mesmo. Esta tua sugestão é óptima quer sejamos vegetarianos ou não!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é bom para qualquer pessoa (desde que não tenha nenhuma alergia a soja), até os meus filhos comeram e disseram que estava muito saboroso! Beijinhos

      Eliminar
  9. Nunca cozinhei soja, mas tenho uma amiga vegetariana que já me fez este prato para eu provar e gostei mesmo muito! A soja é tipo esponja, absorve os sabores que lhe quisermos dar! É muito bom pelo menos eu gostei! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este prato só veio provar que a comida dos vegetarianos não é assim tão sem graça/sabor quanto se pensa! Beijinhos

      Eliminar
  10. Hummm deve ser super bom ficou com um aspecto mt bom bjs bs

    ResponderEliminar
  11. Faço imensas vezes, aliás faço bem mais do que bolonhesa de carne. E com a soja cozinhada assim faço de tudo, bolonhesa, lasanha, cogumelos recheados, empadão de puré de batata... :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem diria que a soja poderia fazer pratos tão bons, não é?! Beijinhos

      Eliminar
  12. Experimentei há anos e detestei. Penso que não soube cozinhar e nunca mais quis fazer. No entanto, ao ler a tua descrição e ao ver o aspeto desta bolonhesa, fiquei com vontade de lhe dar uma oportunidade ( à soja, claro).
    Fiz o teu bolo saudável ( com algumas alterações, eheh, e ficou delicioso).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como disse em cima, quando meti na panela e provei achei que aquilo ia tudo acabar no lixo! Mas depois a soja ganhou o sabor do molho e afinal resultou muito bem! Não sabe a carne de vaca nem de porco obviamente, mas juntamente com o molho quase que sabe a frango!
      Aquele bolo faz sempre sucesso cá em casa! Assim que o tiro do microondas é vê-lo a desaparecer! Nem esperam que arrefeça! beijinhos

      Eliminar
  13. Nhami nhami que bom aspeto :) :) beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ideal para mim que não como carne :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que óptima sugestão Elisabete :p nunca experimentei soja, mas agora fiquei muito tentado, qual não é o aspecto deste prato!!

    Mais uma excelente dica (como todas as outras :P)!!

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Experimenta, pode ser que gostes! Aqui o pessoal todo gostou e alguns nem desconfiaram que não era carne! beijinhos

      Eliminar
  16. Também se faz por aqui mas agora pensando bem, já não faço há algum tempo. lembro-me que a primeira vez que se fez cá em casa, os homens daqui não notaram nadinha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um ditado que diz que com papas e bolos se enganam os tolos, e neste caso com uma falsa bolonhesa de carne se enganam os homens da casa! Aqui foi assim! Beijinhos

      Eliminar
  17. Eu tenho um trauma com bolonhesa de soja, mas de resto até sou fã de soja e com a tua descrição fiquei com vontade de lhe dar uma nova oportunidade! Pelo aspeto ninguém diria que não é uma bolonhesa normal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visualmente é muito parecida e de sabor quase nem se percebe que é soja! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!