Massa Gratinada com Carne
















Desde que comecei a minha reeducação alimentar passei a experimentar coisas novas e alternativas mas também a reinventar os clássicos de sempre cá de casa. Gosto de pegar em receitas que fazia dantes e torná-las um pouco mais saudáveis mas nem por isso menos saborosas e assim ficamos todos felizes! Até porque seria uma pena não poder comer nem fazer para os meus comensais os pratos que tanto gostamos! Como já o disse várias vezes, nós adoramos pratos de massa! Lasanha faz parte desse rol e apesar de não ser um prato complicado tornava-se chato por causa das folhas de lasanha pois era preciso cozê-las, por vezes apegavam-se, depois era preciso montar a lasanha com as folhas ainda quentes, coisa que para minha pele sensível era um martírio! Então um dia pensei que as placas de lasanha eram massa portanto a lasanha funcionaria com qualquer outro tipo de massa, apenas mudaria o "formato"! Passei então a fazer com massa espiral e assim tornou-se muito mais prático porque é só cozer, escorrer e misturar, não há cá peladuras! Apesar de já vos ter apresentado aqui uma receita de lasanha sem hidratos com placas de beringela (mas deliciosa), resolvi fazer umas pequenas alterações na minha receita original de lasanha com massa espiral! Não foi difícil, substituí a massa normal por massa integral e aboli as natas/bechamél. Só não abdiquei do meu queijinho da ilha, já sabem que me recuso a fazer isso! Mas como o queijo da ilha tem um sabor intenso e derrete muito bem, acaba por não ser necessária muita quantidade para cobrir a massa. Sabem que mais?! Ficou tão deliciosa quanto a que fazia antes! E lá está, este tipo de pratos não são para se comer todos os dias mas de vez em quando não tem mal nenhum e é por isso que os reservo para o fim de semana!


Massa Gratinada com Carne:

500gr de carne moída;
3 cenouras;
1 cebola;
1 dente de alho;
um fiozinho de azeite;
1 lata de tomate pelado troceado (390g);
sal q.b.;
300gr de massa espiral integral;
queijo da ilha ralado q.b.;
orégãos secos q.b.;

Num tacho coloca-se a cebola e o alho picados e a cenoura raspada e rega-se com um fiozinho de azeite. Refoga-se ligeiramente e junta-se a carne. Deixa-se cozinhar algum tempo. Quando a carne tiver mudado de cor tempera-se de sal e junta-se o tomate (se não gostarem de encontrar pedaços de tomate podem juntar no início ao refogado) e deixa-se cozinhar até a carne estar tenra. Entretanto num tacho à parte coze-se a massa em água até ficar al dente (não convém cozer demasiado pois vai acabar de cozer no forno). Escorre-se e junta-se ao preparado de carne e envolve-se bem. Coloca-se num pirex, polvilha-se com o queijo e salpica-se com os orégãos. Vai ao forno até o queijo estar derretido. Serve-se quente acompanhado de salada.

Nota: eu não ralo o queijo no processador porque assim fica em bolinhas, prefiro ralar manualmente num raspador nos furinhos largos de modo a obter pequenos fios de queijo, assim cobre a superfície mais rapidamente e por isso não é preciso muita quantidade, e derrete de forma uniforme para criar aquela camada de queijo. Costumo usar tomate fresco mas como nesta época ainda não encontro tomate de qualidade e já não tinha congelado acabei por usar enlatado.

22 comentários:

  1. Querida Elisabete,
    Eu só uso massa integral, não consigo comer massas brancas, o organismo acostuma.
    Massa com carne moída combinação perfeita, adoro! Sua receita ficou boa demais!
    Outro dia eu fiz uma lasanha com massa integral, carne moída e queijo, ficou simples e deliciosa, só de lembar dá água na boca. Rsrs.

    Beijinhos, ótimo fim de semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui nem sempre encontro massa integral, mas sempre que há aproveito para me abastecer! Praticamente não se nota diferença! beijinhos

      Eliminar
  2. Um gratinado bem apetecível!
    Levo a sugestão ... bj

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de massa gratinada e tu conseguiste torná-la numa versão menos calórica. O visual está bem bonito e acredito que o sabor também deverá ser muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou suspeita, mas acho que estava deliciosa! Beijinhos

      Eliminar
  4. Adoro massa assim gratinada, até já me deixaste aqui de água na boca! :) Quanto à lasanha tinha o mesmo problema do que tu, desde que descobri as placas de lasanha de massa fresca nunca mais usei mais nada, são uma maravilha! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena que por aqui não as encontro! Mas esta versão também é simples! Beijinhos

      Eliminar
  5. Oi Elisabete, bt!
    Vou confessar que massa realmente é a minha perdição. Por mim eu comia macarrão no almoço, no lanche, na janta e quem sabe até no café da manhã (é que eu ainda não experimentei kk). Conheço essa massa como parafuso e acho que eu devoraria essa sua travessa inteira, hummm, que coisa gostosa!
    Bjssss amiga e um belo e abençoado FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  6. Adoro tudo o que seja com massa, seja com carne, peixe ou até legumes, com esta ficaria com certeza muito satisfeita!!!
    Excelente aspecto, beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A massa tem aquele poder de nos fazer felizes! Beijinhos

      Eliminar
  7. Adoro este tipo de receitas, são mesmo comidas de conforto, pelo menos as massas têm esse efeito em mim e esta massa gratinada está com muito bom aspecto. :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto! Acho muito prático e fica tão saboroso! Só não uso o queijo por cima, ou melhor, uso um queijo vegan, o queijo de amêndoa... uma delícia!
    Beijinho e bom fim de semana!
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca provei um queijo vegan mas gostava de experimentar! Beijinhos

      Eliminar
  9. Está um gratinado com excelente aspecto!
    Eu também preciso de introduzir itens mais saudáveis na alimentação cá de casa!

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!