Tarte Cheesecake de Lima

























E como prometido, cá está! Uma tarte cheesecake de lima, feita no forno mas que de tão cremosa que é quase nem se percebe que é cheesecake! Mas era assim tão óbvio?! Parece que sim! Na verdade era bastante previsível pois como já todos vocês sabem eu adoro cheesecakes de forno! Apesar desta tarte ter levado queijo e de ter ido ao forno, ficou com uma textura cremosa semelhante à tarte de limão merengada, estão a ver?! Um perfeito equilíbrio de sabores! Foi o melhor doce saudável que comi nos últimos tempos! Foi também a maior produção fotográfica que fiz. Nada perfeita, nada de especial, mas que me deixou muito feliz e satisfeita com o resultado pois nunca pensei conseguir fazer algo assim! Acho que não poderia dizer adeus a este cantinho de melhor forma! Agradeço a todos quantos fizeram parte deste percurso. Foi sem dúvida uma das experiências mais bonitas, enriquecedoras e gratificantes que tive na vida. Um bem haja a todos e até um dia!


Cheesecake de Lima:


Base:

90gr de flocos de aveia;
1 colher de sobremesa de mel;
1 colher de sopa de azeite;


Recheio:

200gr de queijo creme;
350gr de iogurte grego magro (receita aqui);
3 ovos;
4 colheres de sopa mal cheias de açúcar demerara;
2 colheres de sopa mal cheias de mel;
1/3 chávena de sumo de lima;
raspa de 1 lima;
20gr de polvilho doce;


Decoração:

150gr de leite de coco (só a parte sólida da lata);

Começa-se por preparar a base triturando no processador a aveia juntamente com o mel e o azeite. Coloca-se na forma anti-aderente (de aro e fundo amovível) e calca-se bem. Numa taça coloca-se os ovos e o açúcar demerara e bate-se até ficar espumoso. Junta-se o mel e bate-se novamente. Depois junta-se o queijo e o iogurte e bate-se outra vez. Depois o sumo e a raspa de lima e por fim o bolvilho. Bate-se para que fique bem incorporado. Verte-se na forma e vai ao forno previamente aquecido a 175º durante 30 minutos. Retira-se, deixa-se arrefecer completamente antes de desenformar. Desenforma-se e decora-se com leite de coco e raspas de lima.

Nota: para fazer a decoração com leite de coco, basta deixar uma lata no frigorífico de um dia para o outro. Retira-se a parte sólida e bate-se (deve estar bem frio). Coloca-se num saco de pasteleiro e decora-se a gosto.

Rende 10 a 12 fatias

53 comentários:

  1. As fotos estão fantásticas e só dá vontade de dar uma trinca numa fatia dessas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Linda apresentação e excelente receita! Beijinho e boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. aspeto delicioso...adoro sobremesas com limão/ lima, deve estar deliciosa.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Che meraviglia!!! ❤️❤️❤️

    ResponderEliminar
  5. Como já te tinha dito adorei estas tuas fotos, estão mesmo muito lindas, de profissional! :) Quanto à tarte cheesecake está de babar e pelos ingredientes dá mesmo para ver que é boa! Não te podias mesmo despedir de melhor forma. No entanto espero que seja um até breve e que um dia consigas voltar a compatibilizar o blogue com o tempo que precisas para ti e para a tua família! Beijinhos grandes querida Elisabete.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Inês, assim não vale! Pões-me a chorar! Por um lado estou triste por terminar este projeto, não nego. Mas por outro estou imensamente feliz por tudo o que de positivo isto me trouxe e por ter terminado desta forma! Um grande beijinho e obrigada!

      Eliminar
    2. Quando o balanço é positivo vale sempre a pena e o teu foi imensamente positivo, só boas partilhas com fotos que foram ficando cada vez mais lindas a cada novo post! :) Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  6. Minha querida Elisabete, está tudo tão fantástico... A receita, as fotos... Quase consigo sentir esse maravilho sabor e aroma a lima... (ADORO!) Por isso, não vejo esta (última) publicação/receita como uma despedida, mas sim como um (breve) até já!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que seja um até já definitivo, então, até já! Um beijo

      Eliminar
  7. Ficou mesmo mt bonita deve ser uma delicia com esses ingred bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Oi Elisabete, bt!
    Suas fotos ficaram lindas, aliás como sempre e a torta com certeza ficou deliciosa sim, a se notar pelos ingredientes usados.
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  9. As fotos estão lindas e a receita é boa demais!
    O que vocês chamam de lima aí em Portugal, aqui pra nós é limão, lima pra nós
    tem a casca lisa e amarelada. O importante é que nós entendemos as receitas, cada
    um na sua cultura e a gente enriquece o nosso paladar e vocabulário.
    Fiquei com vontade de provar uma fatia dessa torta linda e tentadora!

    Beijinhos querida, ótima semana junto a sua família ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! É incrível como dois países que falam a mesma língua têm termos tão diferentes! O português do Brasil é o que nós chamamos português com açúcar, devido ao sotaque! Como se costuma dizer por aqui, vivendo e aprendendo! Beijinhos

      Eliminar
  10. Até breve amiga, vou sentir tua falta, és uma querida!

    Beijos no seu ♥
    Andréa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! Obrigada! Também vou sentir a sua falta! Mas prometo visitar o seu cantinho sempre que puder! Beijinhos

      Eliminar
  11. Deve ser muito bom!
    Tenho de experimentar, beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  12. Querida Elisabete: custa-me crer que este lindíssimo cheesecake seja a tua última postagem. Habituei-me à tua simpatia e carinho, às tuas partilhas com belas fotos, enfim à tua presença sempre tão especial. Adorei a receita e só espero que ,um dia , decidas voltar, e então cá estarei para te receber de braços abertos.
    Um abraço, querida amiga, e até breve ( pode ser?)
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, o sentimento é mútuo! Vou sentir muito a tua falta. Mas não vou deixar de visitar a tua Prata da Casa, é um blog do qual gosto muito, que já sigo muito antes de eu sequer ter blog e que pretendo continuar a acompanhar e a comentar sempre que eu puder. Um grande, grande beijinho (e eu é que te estou muito grata).

      Eliminar
  13. Que delícia!
    E sem glúten.
    Vou experimentar.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito desta sugestão, tenho de experimentar qualquer dia. As fotos estão fantásticas :)
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro cheesecake, em casa nunca fiz no forno, mas tenho que experimentar.

    Não acredito que seja um adeus... Sempre gostei de visitar este cantinho, cheio de receitas maravilhosas que me inspiram muitas vezes a fazer em casa, receitas que levei daqui e que fazem parte do receituário do meu dia a dia! E uma simpatia inegável! Fico triste, mas se é pelo bem só espero que seja feliz. (com votos que regresse muito em breve).

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meu querido! É sempre bom saber que as nossas receitas são apreciadas! Posso não publicar mais nada (só o tempo o dirá) mas continuarei sem dúvida a visitar o teu cantinho! Beijinhos

      Eliminar
  16. Que sentimento duplo nos traz esta partilha... uma partilha tão boa, tão deliciosa e um adeus, ou um até já, a tantas outras partilhas que aqui nos habituámos a ver. Foi um gosto vir aqui visitar este cantinho!
    Beijinho grande e desejos das maiores felicidades.
    Joana

    ResponderEliminar
  17. Uhhh maravilha e saudável delícia vou fazer bjs Até breve pois as receitas são fantásticas tudo de bom 😘

    ResponderEliminar
  18. Elisabete eu quero acreditar que seja um até breve, que vás sentir saudades deste cantinho e que voltes a partilhar um pouco de ti com quem te segue. Eu sei que um blog dá imenso trabalho, mas também quero acreditar que voltas. Sigo este cantinho com carinho e gosto muito das tuas partilhas. Um beijinho para ti e tudo de bom.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Ana! Se eu não voltar, acredita, vou muito feliz e realizada! Beijinhos

      Eliminar
  19. Olá Elisabete, adorei este cheesecake que, apesar de todos os contratempos, acabou por ficar lindíssimo! Quem sabe se não seria uma forma de o universo te dizer para não deixares de continuar por aqui... ;)
    Sei que não comento muito, ou mesmo nada (o tempo é pouco) mas ando atenta e não poderia deixar-te ir sem pelo menos te dar um até já (pelo menos assim espero que seja) e te agradecer pela companhia que me tens feito lá no blog.
    Beijinhos querida, tudo de bom para ti é o que desejo.

    ResponderEliminar
  20. Passando a fim de conferir uma excelente publicação.
    Imagens deliciosas de fazer crescer água na boca. Ai ai os diabetes, lol
    .
    *Mulher; Flores e Borboletas, em sintonia poética (Poetizando) *
    .
    Votos de um dia feliz.

    ResponderEliminar
  21. Que bom aspecto, adoro coisas citricas, cheesecake é o meu Migas....é fãnático :)
    bjs
    https://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/cininhablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro cheesecake, é mesmo a minha sobremesa favorita! beijinhos

      Eliminar
  22. Olá Elisabete primeiro devo dizer que esta tarte está linda. As fotos estão lindas. Nota-se bem o empenho e gosto com que fizeste. Gostava mesmo de provar.
    Depois, tenho pena de te dizer adeus. Espero mesmo que seja até já. Todos nós temos a nossa vida e compreendo que precises de te afastar. Fico contente que leves coisas tão boas daqui.
    Um grande beijinho e não desapareças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao longo da vida somos "obrigados" a fazer escolhas, e esta pareceu-me a mais acertada! Mesmo que não volte fica uma grande satisfação pelo tempo que aqui passei e um grande carinho pelas pessoas que conheci! beijinhos

      Eliminar
  23. Ai que delícia e as fotos ficaram encantadoras!
    bjns

    ResponderEliminar
  24. Minha querida,
    Espero que repenses!
    Custa saber que é a tua última partilha!
    Habitumo-nos à tua simpatia e custa despedir!
    O cheesecake ficou lindo e deve ser uma delicia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já não penso em voltar, mas mantenho-me por aqui a acompanhar-vos, mesmo que em silêncio! beijinhos

      Eliminar
  25. Em busca de um cheesecake encontrei esta delicia, mas fiquei triste por ter sido o seu último post, espero que um dia regresse. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a vida! E o importante é que quando algo termina tenha valido a pena, e sem dúvida que este pequeno projeto valeu! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!