Mostrar mensagens com a etiqueta Doces e Sobremesas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Doces e Sobremesas. Mostrar todas as mensagens

Bolo de Batata-Doce e Coco










 




Não era suposto esta receita ser publicada. Eu explico! Recentemente na escola dos miúdos houve um concurso de doces feitos com produtos da época. O resultado do concurso foi bastante caricato mas essa história deixo para outra ocasião! Queria preparar algo diferente, saudável mas delicioso e decidi testar algumas receitas. Esbarrei com esta e decidi adapta-la para ficar mais saudável. O resultado não poderia ter sido melhor! No entanto achei que não seria uma boa receita para levar ao concurso pois o sabor da batata doce não era muito perceptível. É um bolo delicioso mas que sabe mais a coco do que a batata-doce; o que não é de admirar uma vez que o coco tem um sabor intenso e que na maior parte das vezes se sobrepõe. Já tinham sido "roubadas" algumas fatias quando me lembrei que o bolo não seria adequado para o concurso mas poderia ter lugar no meu blog e na mesa de Novembro da Marta do blogue Intrusa na Cozinha


Bolo de Batata-Doce e Coco:

250gr de batata-doce em puré;
2 ovos pequenos;
40gr de manteiga amolecida;
2/3 chávena de farinha de espelta;
meia chávena de açúcar demerara;
100ml de leite de coco (enlatado);
50gr de coco ralado;
1 colher de sobremesa de fermento em pó;

100ml de leite de coco;
1 colher de sopa de açúcar demerara;
coco ralado tostado q.b.;

Numa taça bate-se o açúcar com a manteiga, junta-se as gemas e o leite de coco. Acrescenta-se a batata doce, o coco ralado, a farinha e o fermento e bate-se um pouco mais. De seguida bate-se as claras (não esquecer de lavar as varas antes de o fazer) e incorpora-se lentamente na massa. Verte-se o preparado numa forma untada e enfarinhada. Vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 25 a 30 minutos. Retira-se, deixa-se arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Num tachinho coloca-se um pouco de leite de coco juntamente com o açúcar de deixa-se espessar ligeiramente. Quando estiver quase frio rega-se o bolo e decora-se com coco ralado tostado.

Nota: pode-se usar açúcar de coco em vez de açúcar demerara mas isso vai fazer com que o bolo fique um pouco mais escurinho. Pode-se usar farinha de coco em vez de espelta mas terá de ser em quantidade mais reduzida uma vez que a farinha de coco absorve mais humidade.

Rende 12 fatias

Cookies de Amêndoa e Chocolate - II












Já vos contei que o meu marido é intolerante ao coco. Escusado será dizer que fazer umas bolachas tão gulosas quanto as que vos mostrei aqui, e ele ver e não poder comer é quase um castigo! É claro que não poderia deixar de fazer umas adaptadas para ele! Apenas substituí a farinha, o óleo e o açúcar de coco. Tendo em conta que a farinha de coco absorve muito mais humidade do que a de aveia, acabei por juntar um pouco mais para compensar. Também ficaram ótimas! Apenas acho que as achatei demasiado. Mas ele gosta assim, por isso tudo bem! Como vos disse em relação às outras, um dia vou experimentar reduzir a quantidade de gordura, e também vou cortar um pouco no açúcar. Creio que é capaz de resultar.


Cookies de Amêndoa e Chocolate - II:

50gr de farinha de amêndoa;
30gr de farinha de aveia;
meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
uma pitada de flor de sal;
40gr de manteiga magra;
50gr de açúcar demerara;
50gr de manteiga de amendoim;
1 colher de café de extrato de baunilha;
1 ovo pequeno;
35gr de chocolate negro em pedacinhos;

Numa taça coloca-se a farinha de amêndoa e de aveia junto com o bicarbonato e a flor de sal. Noutra taça bate-se bem a manteiga com o açúcar. Junta-se depois a manteiga de amendoim, a baunilha e o ovo e bate-se bem. Junta-se os pedacinhos de chocolate negro e envolve-se. Verte-se sobre a farinha e mistura-se bem com uma colher de pau. Vai ao frio 1 hora, depois molda-se bolinhas, coloca-se num tabuleiro sobre papel vegetal, achata-se e vai ao forno pré-aquecido a 175º durante 10 minutos.

Nota: podem usar manteiga de amêndoa em vez de manteiga de amendoim.

Rende 11 bolachas

Bolo de Cenoura com Cobertura de Nutela




















Gosto de fazer bolos com alguma frequência. No entanto não gosto de fazer bolos muito grandes. Opto por fazer bolos pequenos pois cá em casa todos preferimos um bolo fresquinho, quando passa mais que dois dias já ninguém lhe acha graça. Outra vantagem de fazer bolos pequenos é que podemos variar e fazer com regularidade. Não esquecendo que se a experiência não correr bem é menos que se perde! Não foi o caso do bolo de hoje! Pequenino, não muito doce, mas saboroso e que soube muito bem com uma chávena de chá! Diria mesmo que é um bolo perfeito para o chá das 5! Ainda morno foi quando o achei melhor! Fazer bolos saudáveis não é assim tão difícil!
(sei que ando a exceder-me na quantidade de fotos, mas prometo que vou tentar conter-me)


Bolo de Cenoura com Cobertura de Nutela:

1 chávena de café de açúcar de coco;
1 ovo;
meia chávena de café de óleo de coco;
2 colheres de sopa rasas de mel;
meio copo de iogurte natural;
1 cenoura crua raspada fininha;
1 chávena de farinha de trigo integral;
meia chávena de farinha de aveia;
1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó;

Numa taça, com o auxílio da batedeira, bate-se o açúcar de coco com o ovo até ficar "esponjoso" e castanho claro. Junta-se o óleo de coco, o mel e o iogurte e bate-se bem. Junta-se a cenoura e bate-se um pouco mais. Por fim junta-se as farinhas e o fermento e bate-se para que fique bem incorporado. Verte-se numa forma untada e polvilhada de farinha, e vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos. Retira-se, deixa-se arrefecer ligeiramente e desenforma-se. Cobre-se com nutela caseira (receita aqui) e decora-se com nozes picadas.

Nota: a forma que utilizei tem 18cm de diâmetro. Podem fazer este mesmo bolo com abóbora.

Rende 8 fatias

Brownies de Cacau e Manteiga de Amendoim
















Estou de volta! Despedi-me com um bolo de chocolate e regresso com um bolo de chocolate! Já lá vão três meses desde que me ausentei aqui do blog. Não vos vou maçar com o relatório do que se passou durante o tempo em que andei desaparecida. Mas quero que saibam que tive muitas saudades deste meu cantinho e tive, também, muitas saudades dos vossos comentários. Embora não tenha comentado, visitei-vos frequentemente. Por muito que queira, não consigo desligar-me completamente! E é tão bom estar de volta!
Queria trazer-vos algo especial. Como já vos disse várias vezes, as sobremesas que eu mais gosto são brownies e cheesecakes de forno. Não há nada que me tire do sério tanto como estes dois pecados! Babo-me só de pensar! Como já não fazia nem comia brownies há bastante tempo, não foi difícil escolher. Tinham de ser densos, húmidos e gulosos, mas saudáveis, já sabem! Mas até mesmo os doces saudáveis não são inocentes. Há que comer com moderação! Estes brownies são pouco doces mas para quem gosta de manteiga de amendoim, são fantásticos!


Brownies de Cacau e Manteiga de Amendoim:

150gr de iogurte grego natural;
1/4 chávena de leite;
1 ovo;
1/2 chávena de açúcar de coco;
1 colher sopa de mel;
1/2 chávena de cacau;
1/2 chávena de farinha de aveia;
1 colher de chá de fermento em pó;
1/3 chávena de manteiga de amendoim;

Coloca-se todos os ingredientes (excepto a manteiga de amendoim) num processador e mistura-se bem (líquidos primeiro, secos depois). Amolece-se a manteiga de amendoim no microondas e coloca-se por cima da massa criando um marmoreado com o auxílio de um palito (ou até mesmo de uma faca mas com cuidado para não misturar com a massa). Verte-se na forma e vai ao forno pré-aquecido a 175º, cerca de 20 minutos. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer completamente antes de cortar.

Nota: a forma  que utilizei tem 16x16cm.

Rende 9 doses