Cubos de Salmão com Mel e Balsâmico


Salmão é como o atum e o bacalhau, fica bem de qualquer maneira!


Cubos de Salmão com Mel e Balsâmico:

1 lombo de salmão;
1 fio de vinagre balsâmico;
1 colher de chá de mel;
uma pitada de sal fino;

Pica-se o salmão em cubos. Numa frigideira anti-aderente (se necessário junta-se um fiozinho de azeite) frita-se o salmão até começar a ganhar cor e tempera-se com uma pitada de sal. Junta-se o vinagre balsâmico e o mel e deixa-se caramelizar de ambos os lados. 

Nota: servi com arroz integral, ervilhas e cenouras baby.

Rende 1 dose: 428Kcal/dose

Arroz Integral


Acho que este arroz não reúne consenso, há quem gosta e há quem não gosta. Eu gosto, e nem é assim tão estranho como pode parecer, é apenas um grão mais duro e o sabor não é muito diferente do arroz normal. Acontece que se calhar algumas pessoas não consegue acertar o tempo de cozedura e o tempero, duas coisas fundamentais para que fique bom. Este arroz não é menos calórico que o normal mas em termos nutricionais é muito melhor. 


Arroz integral:

um tacho cheio de água;
2 copos de arroz;
sal q.b.;
1 knorr de galinha;

Deita-se o tacho ao lume com o sal e o knorr. Quando a água começar a ferver junta-se o arroz e mexe-se. Deixa-se cozinhar até ficar com a consistência desejada (se necessário a meio da cozedura juntar mais água quente). No final escorre-se e serve-se. 

Nota: como leva quase 1 hora a cozer faço sempre maior quantidade para compensar. Mas podemos fazê-lo na bimby enquanto cozemos outras coisas na varoma. Podemos, ainda, deixá-lo de molho de um dia para o outro, isso facilita o processo de cozedura. Ou então usar a panela de pressão!

Rende 6 a 8 doses: 220Kcal/dose

Gomas


Gomas é guloseima que agrada particularmente aos miúdos! Mas estas também nós graúdos podemos comer, e sem culpas!


Gomas:

200ml de água;
1 pacote de gelatina;
1 pacotinho de gelatina em pó neutra;

Num tachinho ao lume juntam-se todos os ingredientes e mistura-se para que as gelatinas dissolvam durante cerca de 5 minutos. Verte-se em forminhas de silicone e vai ao frigorífico a solidificar (meia hora é suficiente).

Nota: se preferirem as gomas bem durinhas basta juntar mais um pacotinho de gelatina neutra.

Rende 30 gomas: 12Kcal/goma

Pescada e Legumes em Papelotes


Gosto de receitas simples. Por certo já perceberam isso! Adoro cozinhar mas desde que comecei a minha dieta tenho optado por receitas fáceis, simples e descomplicadas, com poucos temperos e condimentos, mas ainda assim muito saborosas. E saudáveis, claro, que isso é o principal. Gosto muito de peixe, assado, grelhado, a vapor, em papelotes. Desta vez saíram uns filetes de pescada em papelote temperados com mistura de ervas para peixe. Esta mistura de ervas para peixe da Hands on Earth que já vos mostrei no outro blog é maravilhosa. Dá um gostinho tão bom. E como já tem flor de sal, o peixe não precisa de mais nenhum tempero. Os filetes em papelote fazem-se rapidamente, ficam muito suculentos e saborosos!


Filetes de Pescada e Legumes em Papelotes:

2 filetes de pescada congelados;
mistura de ervas com flor de sal para peixes;
rodelas de limão;
1 cenoura;
uma mão cheia de ervilhas;
uma mão cheia de feijão verde;
uma mão cheia de couves de bruxelas;
sal;
um fio de azeite;
água;

Corta-se um retângulo de papel vegetal e no meio dispõe-se os legumes, junta-se uns bocadinhos de limão, tempera-se com uma pitada de sal, rega-se com um fiozinho de azeite e um pouco de água, fecha-se o papelote de modo a ficar bem selado. Coloca-se num tabuleiro e vai ao forno cerca de 20 minutos. Entretanto corta-se outro retângulo de papel vegetal, dispõe-se no meio os filetes, tempera-se com a mistura de ervas, por cima coloca-se duas rodelas de limão, rega-se com um fiozinho de azeite e fecha-se o papelote de modo a ficar bem selado. Findo os 20 minutos dos vegetais junta-se o papelote do peixe e vão ambos ao forno por mais 20 minutos. Serve-se quente.

Rende 1 dose: 339Kcal/dose

Ovos Mexidos


Este é dos meus pequenos almoços favoritos: ovos mexidos! Mas não são uns ovos mexidos quaisquer! São uns ovos mexidos que vi no blog da avelã e desde então são os que faço mais vezes! São cremosos, saborosos, muito bons!


Ovos mexidos com queijo creme:

2 ovos;
1 colher de sopa bem cheia de queijo creme;
1 pitada de sal;

Com um grafo mistura-se os ovos, tempera-se com uma pitada de sal e deita-se numa frigideira anti-aderente. Por cima coloca-se nozinhas de queijo creme. Depois é só mexer até obter ovos mexidos.

Nota: já fiz também com queijo creme com ervas e também gostei do resultado, fica com um sabor diferente mas muito agradável. 

Rende 1 dose: 162Kcal/dose

Bolo Integral de Tangerina



Bolo integral pode soar estranho. Mas é bom! Se for bem feito é bom! E quem acha que bolo de dieta não é nem pode ser doce, engana-se! No bolo que vos trago hoje não podem esperar a fofura nem a textura de um bolo carregado de manteiga, açúcar e farinha normal. Mas garanto que para bolo integral é surpreendente! E leva pouquíssimos ingredientes! Confiram!


Bolo Integral de Tangerina:

4 claras de ovo;
2 colheres de sopa de mel (bom mel);
raspa de meia tangerina;
1 iogurte grego natural açucarado;
120g de farinha integral;
1 colher de café rasa de fermento em pó;

Com a batedeira bate-se as claras em castelo. Junta-se o mel e bate-se outra vez. Com uma colher de pau envolve-se cuidadosamente o iogurte e a raspa da tangerina nas claras. Por fim a farinha e o fermento, envolvendo sempre com cuidado. Verte-se na forma untada de manteiga e polvilhada de farinha. Vai ao forno cerca de 20 minutos.

Nota: é importante que o mel utilizado seja um bom mel, deve ter um sabor forte e pronunciado para se destacar no bolo. Uso mel prensado da Fruter pois é um mel muito semelhante ao mel tradicional de outrora.

Rende 10 fatias: 75Kcal/fatia

Lasanha de Carne




Eu bem sei que olhando, esta lasanha não tem o melhor apeto do mundo. Mas garanto que é deliciosa! Ainda por cima é muito mais fácil e prática de fazer! Perfeita para um fim de semana mais calórico mas ainda assim muito saudável!

Lasanha de Carne:

1 beringela;
600gr de carne de bovino picada;
1 dente de alho;
1 cebola picada;
4 cenouras raladas finamente;
1 tomate;
1 knorr de carne;
natas de soja q.b. (o que sobrou do bacalhau de natas);
queijo da ilha ralado q.b.;
orégãos secos q.b.;

Num tacho coloca-se a cebola, o alho, a cenoura e a carne e deixa-se cozinhar. Junta-se o knorr e o tomate desfeito e deixa-se cozinhar mais um pouco até a carne estar no ponto. Por fim retira-se do lume e junta-se as natas. Lamina-se a beringela, não muito grossa nem muito fina, rega-se com um pouco de sumo de limão e grelha-se ligeiramente de um lado e doutro numa frigideira anti-aderente. Monta-se a lasanha começando por uma camada de beringela, uma de carne, uma de beringela, uma de carne, até acabar com a beringela. Polvilha-se com o queijo ralado e com os orégãos e vai ao forno até o queijo derreter completamente. Serve-se quente acompanhada de salada.

Nota: a quantidade de recheio não vai ser toda necessária, reserva-se o que sobrar para outra receita. Eu não retiro a casca da beringela, mas se quiserem pode-se remover para não ficar aqueles fios pretos visíveis!