


Como açorda desde que me conheço por gente! Nos Açores fazemos vários tipos de açorda (açorda de peixe, açorda de pão de milho, etc.) e a nossa açorda de hortelã é muito semelhante à açorda alentejana. Antigamente havia muita pobreza, as famílias eram numerosas e era necessário optar por refeições baratas, reconfortantes e saciantes. Cozia-se uma grande fornada de pão que muitas vezes dava para um mês. É certo que ao fim desse tempo o pão já não tinha graça nenhuma portanto transformava-se o pão velho em açorda! Preparava-se um caldo com alho, cebola, salsa e hortelã, nada mais económico! Rendia, saciava e era saboroso! E no inverno é mesmo das coisas mais reconfortantes que se pode comer! Eu gosto muito! Pode ser considerada comida de pobre mas eu não me importo nada com isso, a única coisa que me preocupa mesmo é o facto de ser uma sopa à base de pão e o pão engorda bastante como sabemos! Mas nem isso me demove de a fazer mesmo estando de dieta! Fiz apenas uma troca, em vez de pão de trigo uso pão integral. Fica ótima na mesma, aliás, o pão integral sacia mais portanto comemos menos! E com a gema do ovo mal cozida, a verter por cima do pão, que mais se pode pedir?!
Açorda de Hortelã:
pão integral "velho" q.b.;
3 dentes de alho;
meia cebola;
um raminho de salsa;
folhas de hortelã q.b. (cerca de 10 folhas grandes);
um fiozinho de azeite;
1/4 knorr de carne;
1/4 knorr de galinha;
uma pitada de flor de sal;
1,5l de água;
mais algumas folhas de hortelã;
2 ovos;
Na bimby coloca-se o algo e a cebola e tritura-se programando 5 seg./vel. 5. Junta-se o azeite e a salsa programa-se 5 min./temp. varoma/vel. 1. Findo o tempo junta-se a água, as folhas de hortelã e o knorr e programa-se 16 min./temp. 100º/vel. 1. Entretanto escalfa-se os ovos num tacho à parte. Corta-se o pão em fatias grossas, dispõe-se na terrina, coloca-se por cima algumas folhas de hortelã frescas. Quando o caldo estiver pronto, passa-se por um coador e verte-se por cima do pão. Coloca-se o ovo por cima e serve-se de imediato enquanto está bem quente.
Nota: sei que o knorr não é saudável mas faz toda a diferença em termos de sabor, além do mais a açorda também é algo para comer só de vez em quando, mas quem quiser pode substituir o knorr por sal ou flor de sal.