Empadão de Atum


Este é daqueles pratos que agrada a todos cá em casa! Muito saboroso e reconfortante, e bom para a dieta!


Empadão de Atum:

1 puré de couve flor (receita aqui);
4 cenouras raladas grosseiramente;
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
6 raminhos de brócolos picados;
salsa picada q.b.;
2 latas de atum de 375g (usei em azeite);
1 ovo pequeno;

Num tacho coloca-se a cenoura, a cebola, o alho e os brócolos, rega-se com um fiozinho de azeite do atum (é mesmo só um fiozinho) e deixa-se refogar. Quando estiver tenro junta-se o atum (escorre-se muito bem o azeite) e a salsa picada e mistura-se. Num pirex monta-se o empadão começando por uma camada de puré, depois uma camada de atum e por fim uma camada de puré. Bate-se um ovo e pincela-se por cima do puré. Vai ao forno cerca de 30 minutos. Serve-se quente acompanhado de salada.

Nota: deste recheio de atum reserva-se um pouco para usar noutra receita.

Puré de Batata (Fingido)



Sou uma fã de batata assumida! E como não poderia deixar de ser gosto muito de puré de batata! O problema é que é bastante pesado e muito calórico! Mas há uma alternativa! Muito fácil, muito saudável, muito cremosa e muito saborosa!


Puré de Couve- Flor:

1 couve-flor bem grande (ou duas pequenas);
meia cebola;
1 dente de alho;
150 ml de leite;
1 pitada de sal;
noz-moscada;
80gr de queijo da ilha;

Na bimby coloca-se a couve-flor partida em pedaços, junta-se a cebola, o alho, o leite, o sal e programa-se 40 min./90º/Vel.2. Findo o tempo, escorre-se o leite (guarda-se pois dará para outra receita), junta-se raspa de noz-moscada e o queijo da ilha. Programa-se 2min./90º/vel.2. Por fim tritura-se tudo 20seg./vel.10. 

Nota: o queijo confere-lhe um paladar muito agradável e interessante mas para ficar mesmo ligh, omitir o queijo. Quem não tiver bimby faz o mesmo só que num tacho. 

Corn Flakes com Banana



Quando era miúda não gostava muito de corn flakes! Embora também não gostasse dos típicos cereais para crinça! Gostava mesmo era de fitness & fruits! Mas quando decidi perder peso tive de deixar os fitness & fruits para trás porque são uns cereais com bastante açúcar. Vai daí resolvi dar uma nova oportunidade aos corn flakes! Encontrei corn flakes sem açúcar e fiquei rendida. Hoje são dos meus pequenos almoços preferidos! Com banana à mistura fica uma delícia!


Corn Flakes com Banana:

250ml de leite;
cork flakes q.b.;
1 banana;

É só misturar os corn flakes no leite (que pode ser quente ou frios) e juntar banana em rodelas.

Abacate Recheado


A primeira vez que provei abacate detestei! Detestei mesmo! Ao ponto de passar anos sem voltar a provar semelhante fruto! Toda a gente sabe que o abacate é muito benéfico para a saúde e, por isso mesmo, quando iniciei a "dieta" quis introduzi-lo na minha alimentação. Desde então tenho feito as mais variadas receitas e todas me agradaram. Esta não é exceção!


Abacate Recheado:

metade de um abacate;
1 fatia de fiambre de peru;
queijo da ilha raladado;
uma pitada de sal;
sumo de limão;
1 ovo;

Retira-se a semente do abacate, rega-se com algumas gotas de sumo de limão, tempera-se com uma pitada de sal, recheia-se com o fiambre desfiado, o queijo e por fim o ovo. Vai ao forno até o ovo estar cozido.

Nota: é excelente para o pequeno almoço, para um pré treino ou até mesmo para comer a seguir à sopa.

Açorda de Hortelã




Como açorda desde que me conheço por gente! Nos Açores fazemos vários tipos de açorda (açorda de peixe, açorda de pão de milho, etc.) e a nossa açorda de hortelã é muito semelhante à açorda alentejana. Antigamente havia muita pobreza, as famílias eram numerosas e era necessário optar por refeições baratas, reconfortantes e saciantes. Cozia-se uma grande fornada de pão que muitas vezes dava para um mês. É certo que ao fim desse tempo o pão já não tinha graça nenhuma portanto transformava-se o pão velho em açorda! Preparava-se um caldo com alho, cebola, salsa e hortelã, nada mais económico! Rendia, saciava e era saboroso! E no inverno é mesmo das coisas mais reconfortantes que se pode comer! Eu gosto muito! Pode ser considerada comida de pobre mas eu não me importo nada com isso, a única coisa que me preocupa mesmo é o facto de ser uma sopa à base de pão e o pão engorda bastante como sabemos! Mas nem isso me demove de a fazer mesmo estando de dieta! Fiz apenas uma troca, em vez de pão de trigo uso pão integral. Fica ótima na mesma, aliás, o pão integral sacia mais portanto comemos menos! E com a gema do ovo mal cozida, a verter por cima do pão, que mais se pode pedir?!


Açorda de Hortelã:

pão integral "velho" q.b.;
3 dentes de alho;
meia cebola;
um raminho de salsa;
folhas de hortelã q.b. (cerca de 10 folhas grandes);
um fiozinho de azeite;
1/4 knorr de carne;
1/4 knorr de galinha;
uma pitada de flor de sal;
1,5l de água;
mais algumas folhas de hortelã;
2 ovos;

Na bimby coloca-se o algo e a cebola e tritura-se programando 5 seg./vel. 5. Junta-se o azeite e a salsa programa-se 5 min./temp. varoma/vel. 1. Findo o tempo junta-se a água, as folhas de hortelã e o knorr e programa-se 16 min./temp. 100º/vel. 1. Entretanto escalfa-se os ovos num tacho à parte. Corta-se o pão em fatias grossas, dispõe-se na terrina, coloca-se por cima algumas folhas de hortelã frescas. Quando o caldo estiver pronto, passa-se por um coador e verte-se por cima do pão. Coloca-se o ovo por cima e serve-se de imediato enquanto está bem quente.

Nota: sei que o knorr não é saudável mas faz toda a diferença em termos de sabor, além do mais a açorda também é algo para comer só de vez em quando, mas quem quiser pode substituir o knorr por sal ou flor de sal.

Pastéis de Bacalhau



E quem não gosta de um pastelinho de bacalhau?! É claro que têm aquele inconveniente de levar batata, e para piorar a situação ainda são fritos... que grande chatice! Qual chatice, qual quê?! Estes não levam batata nem são fritos! É claro que no forno não ficam tão bonitos como se fossem fritos! Mas garanto, são igualmente bons!


Pastéis de Bacalhau:

400g de migas de bacalhau;
500g de couve-flor;
50ml de leite;
meia cebola pequena;
1 dente de alho;
1 ovo pequeno;
salsa q.b.;
piri-piri ou malagueta q.b.;
noz-moscada;

Passam-se as migas por água corrente, demolha-se em água durante 1 hora, troca-se a água e aguarda-me mais 1 hora, por fim muda-se a água e vai a ferver. Retira-se e escorre-se (limpa-se as espinhas caso as haja!). Na bimby coloca-se a couve-flor, a cebola, o alho e o leite (não pus sal pois o bacalhau tem sal suficiente. Programa-se 25min./temp.90º/vel.2. Findo o tempo escorre-se muito bem o leite e programa-se 20seg./vel.6 a 8. A meio do tempo raspa-se as laterais e completa-se o processo. De seguida junta-se uma pitada de noz-moscada moída na hora, o bacalhau, a salsa picada, o ovo e o piri-piri. Programa-se 20seg/vel.6. Retira-se e é só moldar os pastéis. Coloca-se num tabuleiro sobre papel vegetal e vai ao congelador até endurecerem um bocadinho. Depois vai ao forno até ganharem a cor desejada (não se deixa ficar no forno tempo demasiado senão corre-se o risco de ficarem secos por dentro, é preferível que fiquem mais branquinhos). 

Nota: esta receita rende 30 pastéis por isso pode-se congelar parte deles para se ir usando. Quem não tiver bimby coze a couve-flor num tacho e depois faz o restante processo no 123. Podem ser fritos, mas aí o nível de calorias aumenta significativamente.

Fruta em Calda


Nunca vos deu um ataque de gula súbito em que apeteceu abrir uma lata de fruta em calda e comer?! Pois tenho uma solução quase tão rápida, natural, muito melhor e muito mais saudável! 


Fruta em Calda:

8 morangos;
1 rodela grossa de ananás;
100ml de água;
3 colheres de sopa de mel;
4 folhas de hortelã;

Faz-se a calda juntando num tacho a água, o mel e as folhas de hortelã. Vai a lume brando até ferver ligeiramente e ficar com o aspeto de calda. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Entretanto pica-se os morangos e o ananás, rega-se com a calda e serve-se.

Nota: se houver tempo pode-se deixar macerar alguns minutos para ficar ainda mais saboroso!