Bifes de Frango com Molho de Tomate e Queijo



Há dias em que o nosso cérebro suplica por uma comida super saborosa, reconfortante... calórica! Então temos de comer o que o nosso cérebro quer! Bem, mais ou menos! Este prato é daqueles que ao olharmos nos parece uma bomba calórica e ficamos logo reconfortados ainda antes de comer! É claro que não é o prato mais light da dieta, mas é perfeito para o fim de semana que é quando podemos "pecar" (sempre com moderação, claro está). Ainda por cima é uma refeição que agrada a todos!


Bifes de Frango com Molho de Tomate e Queijo:

4 bifes de frango (peito de frango sem osso);
molho de tomate caseiro (receita aqui);
queijo da ilha ralado q.b. (não em demasia);
oregãos secos;

Numa frigideira anti-aderente grelham-se, em lume brando, os bifes de um lado e do outro. Dispõe-se nus pirex, rega-se com o molho de tomate, polvilha-se de queijo ralado, salpica-se com oregãos e vai ao forno coberto com papel de alumínio cerca de meia hora. Findo o tempo, retira-se o papel de alumínio e deixa-se ficar no forno pois mais 5 minutos. Serve-se quente.

Nota: acompanhei com puré de couve-flor (receita aqui) que combina muito bem com este frango, e com salada verde. O queijo pode ser substituído por queijo light, mas já sabem que não o faço!

Canja de Galinha




Cá em casa todos gostam de canja. Na verdade é uma "sopa" que até nem é assim tão calórica. Cá nos Açores fazemos com arroz. É verdade que o arroz engorda, mas o nosso organismo precisa de hidratos, portanto não tem mal nenhum! Nesta canja a grande diferença é o tipo de carne que uso.


Canja de Galinha:

1 peito de frango pequeno;
meia cebola pequenina;
1 dente de alho;
1 folhinha de louro;
2 bagas de pimenta da jamaica;
1 raminho de salsa;
2 cravinhos;
1 noz-moscada;
50g de arroz carolino;
meio knorr de galinha;
flor de sal q.b.;
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco;

Enche-se o copo da bimby com água até ao nível máximo. Parte-se o peito de frango em vários pedaços e coloca-se no copo, junta-se todos os ingredientes à excepção do arroz e do vinagre, e programa-se 20 min./temp. varoma/vel. colher inversa. Findo o tempo retira-se a carne (se necessário coa-se o caldo), junta-se o arroz e o vinagre e programa-se 10 min./temp. varoma/vel. colher inversa (se for preciso junta-se mais água até ao nível máximo). Por fim junta-se o frango desfiado e programa-se mais 5 min./temp. 100º/vel. colher inversa. Retifica-se os temperos e serve-se quente.



Mas de vez em quando, para não comer o arroz, faço esta aldrabice:




Lavo bem um pouco de quinoa e levo ao lume a cozer 1 medida de quinoa para duas de água (neste caso até se pode usar um pouco do caldo para dar mais sabor). Da canja retiro um pouco do caldo e quando a quinoa estiver pronta junto ao caldo. Assim como uma canja, com sabor a canja, mas sem arroz!

Nota: quem quiser pode não usar o knorr para que fique ainda mais saudável. Também juntei um pouco de quinoa cozida na caja com arroz, assim todos comem e ninguém dá por nada!

Esmagada de Couve-Flor


A esmagada de couve flor é nada mais nada menos que a couve-flor cozida antes de ser reduzida a puré! Para verem a receita cliquem aqui.

Tosta de Fiambre com Queijo Fresco e Abacate



Uma tosta destas ao pequeno almoço sabe bem e faz bem!


Tosta de Fiambre com Queijo Fresco e Abacate:

metade de um abacate;
2 fatias de fiambre de peru;
1 queijinho fresco;
sumo de limão;
2 fatias de pão integral;

Numa taça esmaga-se o abacate e rega-se com umas gotas de sumo de limão (não pus sal pois o queijo já tinha sal). Barra-se as fatias de pão com o abacate, dispõe-se o fiambre e o queijo fresco e vai à tostadeira.

Batata Doce "Frita"



Já toda a gente sabe que a batata doce é permitida na dieta, mas não apetece estar sempre a comer batata doce cozida. Frita é que era! Mas não pode ser! Ou melhor, não convém! Mas há uma alternativa muito mais saudável e saborosa!


Batata Doce "Frita" no Forno:

1 batata doce (usei amarela);
uns pózinhos de paprika fumada;
uns pózinhos de ervas finas;
uns pózinhos de 5 pimentas;
1 fio de azeite;
flor de sal;

Numa taça deita-se todos os ingredientes e mistura-se bem. Lava-se muito bem a batata, seca-se (não se retira a casca) e corta-se em palitos, mistura-se na taça com os outros ingredientes. Dispõe-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e vai ao forno cerca de 30 minutos ou até estarem sequinhas mas cozinhadas.

Bife de Frango com Guacamole



Gosto de frango. É uma carne saborosa, saudável, cozinha-se num instante e fica bem de qualquer maneira. E agora que os dias começam a ficar mais quentes trago-vos uma sugestão bem agradável e magrinha!


Bife de Frango com Guacamole:

1 bife de frango;
flor de sal;
pimenta;
raspa de limão;
guacamole (receita aqui);

Tempera-se o bife com a flor de sal, a pimenta e a raspa de limão. Deixa-se ganhar o tempero e depois grelha-se num grelhador sem gordura. Serve-se com o guacamole. 

Nota: acompanhei de batata doce "frita" no forno e salada. 

Guacamole


Eu sei que não é fácil gostar de abacate! Eu própria não gostava! Mas tem muitos benefícios para a saúde e se assim é, vale a pena tentar! Aos poucos fui-me habituando e hoje posso dizer que gosto! Acho sinceramente que lhe devemos dar, não uma, mas várias oportunidades! 


Guacamole:

1 abacate;
meia cebola roxa pequenina;
1 tomate pequeno;
1 rodela de pimento vermelho;
meio dente de alho raspado (opcional);
salsa picada q.b.;
sumo de lima ou limão q.b.;
uma pitada de sal;
pimenta (opcional);

Numa taça esmaga-se o abacate com um garfo, rega-se com um pouco de sumo de lima, tempera-se de sal e peimenta. Pica-se o tomate, a cebola, o pimento, a salsa e raspa-se o alho (desta vez não usei alho), mistura-se tudo e serve-se.