E hoje temos o primeiro testemunho desta nova rubrica. Trata-se da Clarinha do blog Receitas e Truques da Clarinha, que todos tão bem conhecemos. Agora falta-nos a história da sua perda de peso que podemos ler relatada pela própria:
"Fui contactada pela Elisabete, do blogue Cozinha sem Segredos para ver se queria dar o meu testemunho da luta contra o excesso de peso, no meu caso a minha luta contra a obesidade pois quando comecei esta caminhada não tinha uns quilinhos a mais mas sim muitos e muitos quilos a mais.
Então quem sou eu?
Ao longo da minha vida fui lutando desde cedo contra o excesso de peso e mais tarde obesidade. No inicio da minha adolescência eu era só gordinha mas sempre gostei de comer, cozinhar e sentia muita fome.
Andei em endocrinologistas desde cedo e aos 15 anos comecei a tomar medicação para a minha Tiróide pois foi me diagnosticado Tiroidite de hashimoto. Durante anos enganei-me a mim mesmo e coloquei sempre a culpa ao meu metabolismo mas na verdade tinha uma alimentação muito errada e sempre a variar dos 80 kg para os 95 kg. O descalabro do meu excesso de peso deu-se aos 27 anos, quando tive o meu filho e cheguei aos 120 kg. No ano de 2006 a seguir a ter o meu rapaz deu-se uma longa caminhada e comecei a ser seguida no Hospital Santo António nas Consultas de obesidade. Estas consultas são dadas por endocrinologista, nutricionista, psicóloga e mais tarde pelos cirurgiões.
Durante anos andei a tentar emagrecer mas sem nunca ter tido grandes resultados, primeiro porque não conseguia levar uma dieta rigorosa, segundo porque tinha muita fome. No ano de 2010, desafiada pela minha endocrinologista faço os exames para ser operada e colocar a banda gástrica mas os médicos não queriam mas sim fazer um bypass. Deixei me andar e arrastar ao máximo até ao dia que o meu anjo começou a fazer-me muitas perguntas. “Porque eu era gorda”, porque a minha família era toda redondinha”; “porque não emagrecia”; etc. Aquilo fez me um click e fui ter com a minha endocrinologista (que adoro), pois sabia que algo não estava bem e tinha de mudar, fazer algo e mudar. Após a consulta com o cirurgião e ter dito que ou era a banda gástrica ou não era nada sou operada a 27 de Outubro de 2010.
A razão pela qual não queria o bypass gástrico é a seguinte, este além de nos diminuir o tamanho do estômago, também diminui o intestino, mais propriamente a zona de absorção nutricional. Ou seja, com esta operação não é necessário estarmos tão atentas mas trás outros dissabores como termos que tomar constantemente vitaminas e sais minerais e muitas vezes por via intravenosa pois não se esqueçam que não fazemos a absorção. Claro que em termos de resultados, obtém se melhores resultados e mais duradouros, se nos portar-mo-nos bem pois como os cirurgiões dizem não nos operam o cérebro.
A coisa que me lembro melhor foi que deixei de sentir a fome e consegui portar-me lindamente e superar as expectativas médicas pois os dados médicos indicam que uma banda gástrica só elimina até 50% do excesso de peso e eu perdi os 100% em uma ano.
Por ter tanto sucesso começaram me a pedir dicas e assim nasceu o meu blogue em Junho de 2012 pois acho que devemos tentar comer um pouco de tudo mas de uma forma equilibrada tendo em conta que não somos iguais e por isso algumas de nós só podem comer um doce sem culpa quando o “rei faz anos”. Claro que existe lugar para os pecados mas estes têm que ser comedidos e o mais saudável possível.
Claro que fiquei magra mas depois vieram os senãos: trocamos o excesso de peso pelas peles. E agora? Pois entretanto vieram as cirurgias reconstrutivas e fui trocando as peles por cicatrizes.
Este ano muita coisa mudou na minha vida e tornei-me diretora da minha sala de estudo, o que me fez esquecer o longo caminho que tinha percorrido mas se estivermos atentas voltamos à luta pois “Desistir Nunca”.
Com este testemunho quero-vos mostrar que nem sempre é possível emagrecer só com dieta e exercício mas isso não deve ser vergonha e devemos sempre pedir ajuda, que foi exatamente o que acabei agora de fazer, voltar para o ginásio, de forma a retirar de cima de mim os 20 kg que adquiri este ano com a abertura do meu negócio.
Beijinhos e não desistam pois tudo é possível,
Clarinha"
A Clarinha teve ainda a amabilidade de partilhar connosco fotos do antes e do depois:
17/08/2010 Verão 2015
22/08/2010 24/08/2011
Surpreendente, não?! Agradeço desde já à Clarinha o seu testemunho. Se alguém quiser
colocar alguma questão está à vontade para fazê-lo na caixa de comentários abaixo!