Salada de Quinoa e Salsichas


Confesso que a quinoa não é das coisas que mais gosto, mas faz bem! E se for bem aplicada pode resultar em refeições bem saborosas! Foi o caso desta que ainda por cima foi resultado de aproveitamentos!


Salada de Quina e Salsichas:

quinoa cozida q.b.;
feijão verde cozido q.b.; 
tomate picado q.b.;
salsichas de aves q.b.;

Prepara-se a quinoa como se prepara o arroz, 1 medida de quinoa para 2 medidas de água (embora eu coloque sempre um pouquinho mais de água pois gosto da quinoa bem cozida). Quando estiver cozida tempera-se com sal e pimenta, junta-se os restantes ingredientes e serve-se.

Nota: a quinoa é como o arroz e como os couscous, rende imenso por isso não é necessário uma grande quantidade. No caso desta receita uma mão cheio de quinoa deu para duas vezes!

Gelado de Manteiga de Amendoim





E como o prometido é devido aqui fica o último gelado deste verão! Um dos meus gelados favoritos (senão o favorito) é o gelado de manteiga de amendoim! Mas é também um gelado carregadinho de natas e leite condensado! E para quem quer perder peso ou manter a linha isso é que não pode ser! Mas também não quero abdicar de um gelado do qual gosto muito! Já tinha uma ideia mais ou menos formada na minha cabeça de como ia fazer para o tornar mais saudável. Depois a receita do Ponto de Rebuçado só veio ajudar a aprumar a ideia que já tinha. Mandei-me para a cozinha e fiz um dos gelados saudáveis mais deliciosos de sempre!


Gelado de Manteiga de Amendoim:

5 bananas congeladas (uso bananas dos Açores que não são muito grandes);
3 colheres de sopa de manteiga de amendoim,;
2 colheres de sopa rasas de mel;
1 iogurte natural;
8 quadradinhos de chocolate negro;

Derrete-se os quadradinhos de chocolate no microondas com um fio de leite em períodos de 30 segundos até estar derretido. Entretanto num processador coloca-se as bananas picadas, a manteiga de amendoim e o iogurte. Tritura-se bem e por fim junta-se o mel triturando novamente. Verte-se numa marmita alternando com fios de chocolate derretido ou então finalizando com um marmoreado de chocolate que foi o que eu fiz. Vai ao congelador algumas horas até solidificar.

Nota: usei apenas 1 iogurte natural mas acho que dois não teria ficado mal.

Rende 6 doses

Geladinhos de Morango e Iogurte


Ainda só vos tinha mostrados gelados de servir de colher! Hoje trago-vos uns gelados de pauzinho! Uns geladinhos saudáveis para nos mantermos ocupados quando o desejo por algo doce ataca! A pedido de alguns gulosos cobri alguns com chocolate negro mas essa parte é perfeitamente dispensável! Guardei o melhor para o fim por isso amanhã não percam!


Geladinhos de Morango e Iogurte:

10 morangos; 
2 iogurtes naturais açucarados;

No processador tritura-se os morangos com o iogurte até ficar cremoso. Verte-se nas formas e vai ao frigorífico até solidificar (de preferência de um dia para o outro). Na hora de servir desenforma-se mergulhando as formar em água quente alguns segundos para ajudar a descolar.

Nota: se acharem que fica pouco doce podem juntar uma colher de mel. Não juntei pois como o iogurte já era açucarado achei que não era necessário mas isso fica ao gosto de cada um!

Rende 6 gelados

Gelado de Nectarina



Mais um geladinho para um dia muito, muito quente! Não pensem que agora vou fotografar um gelado de cada fruta! Não! Eu sei que não é necessário! Mas só queria que vissem que praticamente todas as frutas dão para fazer gelado. Acho que ao olhar não perceberíamos que é apenas fruta, pois não?! Mas é, pura fruta! Simples, refrescante e light! 


Gelado de Nectarina:

2 nectarinas;

Descasca-se, picam-se as nectarinas e coloca-se numa marmita. Vai ao congelador algumas horas. Coloca-se num processador e tritura-se bem até ficar cremoso. Serve-se de imediato!

Nota: não é necessário congelar a fruta com muita antecedência, costumo congelar de manhã para fazer o gelado de tarde.

Rende 1 dose

Gelado de Morango e Banana

 



Esta semana vou encerrar a época dos gelados! Não quer dizer que não os continue a fazer por mais algum tempo mas aqui no blog darei lugar a outras coisas! E muito gosto eu de banana! Parece que meto banana em tudo! A verdade é que para além de gostar muito do sabor da banana (e as bananas Açorianas são deliciosas) são uma fruta que dá bastante cremosidade aos gelados! Tendo a banana por base, depois é só juntar o que nos apetecer! Neste caso banana e morango que é uma combinação perfeita!


Gelado de Morango e Banana:

3 bananas congeladas; 
6 morangos;

Coloca-se tudo num processador e tritura-se bem. Serve-se de imediato ou vai ao congelador até ganhar consistência.

Nota: as duas primeiras fotos são do gelado servido de imediato, ou seja fica com uma consistência tipo mousse. A última foto é do gelado depois de ir ao congelador. Fica então ao critério e ao gosto de cada um!

Rende 2 doses

Puré de Pera


Uma receita simplória, demasiado simplória até, para participar na rubrica de Setembro da Intrusa na Cozinha. Mas como o regresso às aulas está mesmo aí, surge novamente a necessidade de fazer lanches saudáveis e práticos de levar na lancheira. É super versátil, e ainda assim, se a preguiça falar mais alto, nós adultos podemos sempre comer de colher pois é fruta e sem adição de açúcar!


Puré de Pêra:

1kg de pêras (peso já descascadas e sem caroço);
30g de água;

Picam-se as pêras, coloca-se no copo da Bimby e programa-se 20min./temp.100º/vel.1. Findo o tempo tritura-se 8seg./vel.7. Deixa-se que arrefeça e guarda-se no frigorífico.

Nota: apesar de não levar qualquer tipo de açúcar fica bem docinho! Quem não tiver Bimby pode fazer no tacho de depois moer com a varinha mágica.

Rende 8 doses

Missão Manter a Linha nas Férias - III

E hoje cá estou eu para a última fase da Missão Manter a Linha nas Férias! Queria muito poder praticar algum exercício nas férias, nem que fosse mesmo só para exercitar! No 1º dia estava demasiado cansada e não fiz caminhada. No 2º dia fiz sozinha uma caminhada de 30 minutos. Não consegui convencer o meu marido! Ele não é muito adepto de caminhadas! Ao 3º dia ainda não tinha conseguido convencer o meu marido e como não me apetecia fazer caminhada sozinha desisti. Ao 4º dia lá fiz um choradinho, consegui convencê-lo e fomos caminhar num parque. E pelos vistos ele gostou! No 5º dia fomos caminhar numa avenida junto do mar e da praia! A avenida era plana, um passeio enorme, nada de subidas e descidas, um lugar praticamente pensado só para caminhadas e onde passa poucos carros, onde podemos ver, ouvir e cheirar o mar mesmo à nossa beira! O meu marido começou a ficar cada vez mais entusiasmado! Nos dias seguintes foi ele a tomar a iniciativa de irmos caminhar! Desde então foi um hábito diário. Caminhávamos ao final do dia o tempo que nos apetecia! Nuns dias uma hora, noutros dias duas! Fizemos ainda uso das máquinas de exercício que havia disponíveis no parque e na avenida. No último dia cheguei a ouvi-lo dizer que ia ter saudades de caminhar à beira mar! Fiquei muito satisfeita com os progressos!! E é como vos disse num post anterior, há lá maior privilégio do que fazer exercício gratuito, usufruindo das paisagens e da natureza! Depois das caminhadas comi sempre 1 copinho de gelatina sem açúcar, baixíssima em calorias.
Num dos posts anteriores falei-vos também da compra de uma balança nas férias. Estou habituada a pesar-me todos os dias de manhã. Gosto de ter o meu peso controlado embora não seja obcecada com isso. No entanto, como estava de férias, o corpo anda sempre mais relaxado, o organismo mais lento e com os almoços que fazia e a sobremesa, comecei a ficar com curiosidade acerca do meu peso. Não sentia diferenças na roupa (mas isso não significava nada), embora a barriga estivesse um pouco mais inchada que o habitual. Próximo da casa onde fiquei havia uma farmácia. O meu marido sugeriu-me que fosse lá pesar-me. Mas achei que ia parecer um pouco ridículo ir à farmácia todos os dias pesar-me! Não que os farmacêuticos tivessem alguma coisa a ver com isso! Mas pensei que poderia comprar uma balança e depois levar para substituir a velhinha balança analógica de um dos quartos de banho da minha casa. Passei em duas lojas e não havia balanças. Quem é que tem sempre tudo?! Os chineses! Lá fui e comprei uma analógica que me pareceu ter bom aspeto e que custava 8€. Assim que cheguei a casa pesei-me e dava 63kg! Pensei logo que o que andava a comer ao almoço (mais a sobremesa) estava de facto a ter impacto no meu peso! Num dos dias chegou aos 64kg. Mas nunca passou daí. Fui de férias a pesar 59,5kg. Segundo a balança havia ganho cerca de 5kg. Pensei que era um pouco superior àquilo que eu esperava ganhar nas férias. Tinha pensado para comigo que não queria ganhar mais do que 3kg. Por isso fiquei um pouco aborrecida porque achei que os 5kg eram demasiado para o que ingeria. Ainda por cima caminhava quase todos os dias. Enfim, nada mais havia a fazer do que me tentar controlar. Quando regressei das férias a primeira coisa que fiz foi pesar-me nas balanças de casa. À noite pesamos sempre mais do que de manhã mas eu não conseguia esperar até ao dia seguinte!! Saltei para cima da balança, e quando olhei esperava ver uns redondos 64 ou 65kg quando ela me surpreendeu com uns 60,8kg! Julguei estar a ver mal devido ao adiantado da hora! Pesei-me novamente! 60,8kg! Então fui pesar-me na velhinha analógica! 60kg! A que comprei nos chineses continuava a dar 64kg! Então resolvi pesar um extintor que tenho em casa que pesa 8kg. Assim poderia tirar as dúvidas! A digital deu os 8kg sem falha. A velhinha analógica também! A do chinês deu 11kg. Conclusão?! A balança do chinês não presta! Pelo preço devia ter percebido logo! Mas há males que vêm por bem! Se a balança tivesse dado o peso certo se calhar eu ter-me-ia esticado um pouco mais nas férias...! No dia seguinte de manhã pesei-me e estava com 60,5kg. Resultado das férias? Engordei apenas 1kg que rapidamente consegui perder sem qualquer esforço! Portanto posso afirmar garantidamente que é possível ir de férias, comer coisas boas e ainda assim não regressar uma baleia!