E hoje cá estou eu para a última fase da Missão Manter a Linha nas Férias! Queria muito poder praticar algum exercício nas férias, nem que fosse mesmo só para exercitar! No 1º dia estava demasiado cansada e não fiz caminhada. No 2º dia fiz sozinha uma caminhada de 30 minutos. Não consegui convencer o meu marido! Ele não é muito adepto de caminhadas! Ao 3º dia ainda não tinha conseguido convencer o meu marido e como não me apetecia fazer caminhada sozinha desisti. Ao 4º dia lá fiz um choradinho, consegui convencê-lo e fomos caminhar num parque. E pelos vistos ele gostou! No 5º dia fomos caminhar numa avenida junto do mar e da praia! A avenida era plana, um passeio enorme, nada de subidas e descidas, um lugar praticamente pensado só para caminhadas e onde passa poucos carros, onde podemos ver, ouvir e cheirar o mar mesmo à nossa beira! O meu marido começou a ficar cada vez mais entusiasmado! Nos dias seguintes foi ele a tomar a iniciativa de irmos caminhar! Desde então foi um hábito diário. Caminhávamos ao final do dia o tempo que nos apetecia! Nuns dias uma hora, noutros dias duas! Fizemos ainda uso das máquinas de exercício que havia disponíveis no parque e na avenida. No último dia cheguei a ouvi-lo dizer que ia ter saudades de caminhar à beira mar! Fiquei muito satisfeita com os progressos!! E é como vos disse num post anterior, há lá maior privilégio do que fazer exercício gratuito, usufruindo das paisagens e da natureza! Depois das caminhadas comi sempre 1 copinho de gelatina sem açúcar, baixíssima em calorias.
Num dos posts anteriores falei-vos também da compra de uma balança nas férias. Estou habituada a pesar-me todos os dias de manhã. Gosto de ter o meu peso controlado embora não seja obcecada com isso. No entanto, como estava de férias, o corpo anda sempre mais relaxado, o organismo mais lento e com os almoços que fazia e a sobremesa, comecei a ficar com curiosidade acerca do meu peso. Não sentia diferenças na roupa (mas isso não significava nada), embora a barriga estivesse um pouco mais inchada que o habitual. Próximo da casa onde fiquei havia uma farmácia. O meu marido sugeriu-me que fosse lá pesar-me. Mas achei que ia parecer um pouco ridículo ir à farmácia todos os dias pesar-me! Não que os farmacêuticos tivessem alguma coisa a ver com isso! Mas pensei que poderia comprar uma balança e depois levar para substituir a velhinha balança analógica de um dos quartos de banho da minha casa. Passei em duas lojas e não havia balanças. Quem é que tem sempre tudo?! Os chineses! Lá fui e comprei uma analógica que me pareceu ter bom aspeto e que custava 8€. Assim que cheguei a casa pesei-me e dava 63kg! Pensei logo que o que andava a comer ao almoço (mais a sobremesa) estava de facto a ter impacto no meu peso! Num dos dias chegou aos 64kg. Mas nunca passou daí. Fui de férias a pesar 59,5kg. Segundo a balança havia ganho cerca de 5kg. Pensei que era um pouco superior àquilo que eu esperava ganhar nas férias. Tinha pensado para comigo que não queria ganhar mais do que 3kg. Por isso fiquei um pouco aborrecida porque achei que os 5kg eram demasiado para o que ingeria. Ainda por cima caminhava quase todos os dias. Enfim, nada mais havia a fazer do que me tentar controlar. Quando regressei das férias a primeira coisa que fiz foi pesar-me nas balanças de casa. À noite pesamos sempre mais do que de manhã mas eu não conseguia esperar até ao dia seguinte!! Saltei para cima da balança, e quando olhei esperava ver uns redondos 64 ou 65kg quando ela me surpreendeu com uns 60,8kg! Julguei estar a ver mal devido ao adiantado da hora! Pesei-me novamente! 60,8kg! Então fui pesar-me na velhinha analógica! 60kg! A que comprei nos chineses continuava a dar 64kg! Então resolvi pesar um extintor que tenho em casa que pesa 8kg. Assim poderia tirar as dúvidas! A digital deu os 8kg sem falha. A velhinha analógica também! A do chinês deu 11kg. Conclusão?! A balança do chinês não presta! Pelo preço devia ter percebido logo! Mas há males que vêm por bem! Se a balança tivesse dado o peso certo se calhar eu ter-me-ia esticado um pouco mais nas férias...! No dia seguinte de manhã pesei-me e estava com 60,5kg. Resultado das férias? Engordei apenas 1kg que rapidamente consegui perder sem qualquer esforço! Portanto posso afirmar garantidamente que é possível ir de férias, comer coisas boas e ainda assim não regressar uma baleia!