Salada de Trigo Sarraceno




O trigo sarraceno é muito nutritivo e saudável e quando comecei o meu percurso na perda de peso quis introduzi-lo na minha alimentação. Infelizmente cá ainda não havia e uma amiga surpreendeu-me enviando-me para que eu pudesse experimentar (obrigada minha querida, sabes quem és). Embora não fosse um sabor a que eu estivesse habituada gostei da primeira vez que provei. Comparo-o ao arroz integral em termos de textura embora o sabor seja diferente. O único senão é que achei que, apesar de ter feito segundo as indicações da embalagem, ele tinha ficado meio durito para o meu gosto! Portanto a partir daí passei a juntar mais água aquando da cozedura. De resto o trigo sarraceno é muito versátil e fica ótimo em saladas como esta!


Salada de Trigo Sarraceno:

meio copo de trigo sarraceno;
3 copos de água;
uma pitada de sal grosso;
1 lata de atum ao natural;
5 tomates cherri;
2 colheres de sopa de milho doce;
2 ovos cozidos;
salsa fresca picada;

Num tacho coloca-se o trigo sarraceno, a água e tempera-se de sal. Passado alguns minutos verifica-se se está cozido ou se precisa de mais água. Entretanto pica-se um ovo, pica-se os tomates cherri, junta-se o atum e o milho doce. Quando o trigo estiver pronto junta-se ao preparado (se o trigo ainda tiver água escorre-se bem). Envolve-se tudo e serve-se polvilhado com salsa e decorado com o outro ovo.

Nota: o trigo sarraceno é como o arroz, depois de cozinhado rende bastante.

Rende 6 doses

Tiramisú






Confesso que não sou a maior fã de tiramisú! Como mas não é aquela sobremesa que me enche as medidas! Confesso também que não aprecio particularmente queijo quark ao natural! Demasiado ácido ou "azedo" para o meu gosto, talvez! No entanto aplicado em doces ou salgados eu gosto! Há uns meses vi o chef Hernâni Ermida fazer tiramisú com quark num programa da TVI e desde essa altura que o pus na lista para fazer. Entretanto a Inês publicou-o no seu Diário e a minha curiosidade ainda se aguçou mais! Das férias trouxe várias embalagens de queijo quark, uma delas já destinada ao tiramisú! Gostei do resultado! Continua a não ser uma sobremesa para se comer com frequência pois leva açúcar e palitos de champanhe na mesma, mas o facto de ser feito com queijo quark aligeira-o um bocadinho mais. As fotos não estão grande coisa mas quase à meia noite foi o que se conseguiu! É verdade, houve quem não conseguisse esperar pelo dia seguinte para provar!


Tiramisú com Queijo Quark:

500gr de queijo quark (queijo fresco batido);
100gr de açúcar amarelo;
palitos de champanhe;
2dl de café puro;
1 colher de sopa de café instantâneo em pó;
1 colher de sobremesa de essência de baunilha;
cacau em pó q.b.;

Forra-se uma forma de bolo inglês com película aderente. Bate-se o açúcar com um pouco de queijo quark até ficar cremoso. Junta-se o restante queijo, o café em pó, 1 colher de sopa de café puro e a essência de baunilha e envolve-se cuidadosamente para não ficar líquido. Molha-se os palitos de champanhe no café e coloca-se no fundo da forma. De seguida verte-se uma parte do creme, mais uma camada de palitos de champanhe embebidos em café e por fim mais uma camada de creme. Vai ao congelador algumas horas. Desenforma-se e serve-se polvilhado com cacau.

Nota: quem quiser pode usar capuccino em pó como na receita da Inês mas como eu não tinha optei por café instantâneo. E para uma versão para adultos podem também juntar um pouco de licor de café ao café onde vão embeber os palitos.

Rende 10 fatias

Pudins de Queijo Fresco e Nozes





Estes pudinzinhos fazem-se em dois tempos e são tão bons! A receita veio d' O Meu Tempero, que na verdade é o tempero da Carla, onde se encontra sempre receitas maravilhosas! Fiz umas pequenas alterações de acordo com o que tinha disponível em casa!


Pudins de Queijo Fresco e Nozes:

1 queijinho fresco;
1 mão cheia de nozes ou amêndoas;
2 colheres de sopa de mel (bom mel);
2 ovos;
100ml de leite;
raspa de limão;

No 123 trituram-se bem as nozes. Numa taça esmaga-se o queijo fresco, junta-se as nozes, o mel, os ovos, mistura-se muito bem e por fim junta-se o leite e a raspa de limão. Verte-se nos ramequins e vai ao forno cerca de 20 minutos.

Nota: untei levemente as tacinhas com um pouco de manteiga magra.

Rende 4 doses

Papas de Aveia com Banana e Chocolate


Quando vi estas papas no blog da Avelã, soube imediatamente que seriam maravilhosas! Adoro papas de aveia e não me enganei! São tão boas que era capaz de as comer como sobremesa! Só não as fiz no microondas, prefiro fazê-las no fogão pois gosto daquele ritual de mexer as papas!


Papas de Aveia com Banana e Chocolate:

40g de flocos de aveia;
1 banana;
220ml de leite;
1 colher de sopa de cacau em pó;
1 quadrado de chocolate negro;

Num tacho coloca-se a aveia e o leite e mexe-se em lume brando até começarem a engrossar. Nesta altura junta-se a banana esmagada e o cacau e continua-se a mexer até estarem no ponto. Deita-se numa taça, parte-se o chocolate em pedacinhos e salpica-se as papas. Servem-se quentes ou mornas.

Nota: enquanto as papas ainda estão quentes pode-se misturar os pedacinhos de chocolate para que estes derretam ligeiramente.

Rende 1 dose

Pizza



Quem não gosta de pizza?! Serão muito poucas pessoas certamente! De tempos a tempos gosto de fazer mas em fase de dieta tento variar de modo a conseguir pizzas sempre diferentes e menos calóricas. De todas as que tenho feito esta não é a menos calórica, mas também é só para comer de vez em quando! A base das pizzas muitas vezes dita a qualidade e o sabor das mesmas, mas não podendo usar a base que faço há anos, acabo por fazer outras variações que também ficam muito boas! É claro que o recheio quase sempre é o que faz com que a pizza se torne mais calórica, mas neste caso resolvi mudar somente a base e manter o recheio que mais gostamos!


Pizza com Base de Polvilho:


Base:
2 ovos;
4 colheres de sopa de polvilho azedo;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 pitada de sal;


Recheio:
3 colheres de sopa de molho de tomate (receita aqui);
5 rodelas de pepperonni;
queijo da ilha ralado q.b.;
orégãos secos q.b.;

Com o auxílio de uma vara de arames mistura-se muito bem todos os ingredientes de modo a ficar sem grumos. Verte-se o preparado numa frigideira anti-aderente e deixa-se tostar de ambos os lados. Transfere-se para uma forma de pizza e cobre-se com os ingredientes. Vai ao forno até o queijo derreter.

Nota: podem usar um queijo light.

Rende 5 fatias

Abóbora Manteiga Recheada com Bacalhau



Gosto muito de bacalhau de natas e já vos apresentei aqui uma versão alternativa e mais saudável ao tradicional. Também gosto muito de rechear legumes! Ora vamos então conjugar os dois! Este prato ficou uma delícia! A combinação do bacalhau com o adocicado da abóbora e o sabor característico das natas de soja é mesmo muito boa! Algo exótico até! E podem pensar que não enche barriga! Pois desenganem-se! Do que vêem na foto consegui comer apenas metade acompanhado de salada! E sem mais demoras participo com esta receita na rubrica mensal do Intrusa na Cozinha cuja escolha deste mês é a abóbora!


Abóbora Manteiga Recheada com Bacalhau:

1 abóbora manteiga média;
400gr de migas de bacalhau;
1 cebola média;
2 dentes de alho;
1 raminho de salsa;
1 folha de louro;
2 bagas de pimenta da jamaica;
piri-piri em flocos q.b.;
1 fio de azeite;
1 caixa de natas de soja;

Parte-se a abóbora ao meio, retira-se as sementes e limpa-se bem. Retira-se um pouco da polpa da abóbora (não muito) escavando para que fique como um barquinho. Entretanto leva-se o bacalhau ao lume em água e assim que ferver retira-se e escorre-se. Desfia-se o bacalhau removendo todas as espinhas. Num tacho coloca-se um fio de azeite, junta-se a cebola picada e o alho picado juntamente com a polpa picada que se retirou da abóbora. Junta-se também a salsa picada, o louro e a pimenta da jamaica e vai ao lume a refogar ligeiramente. Por fim junta-se o bacalhau, um pouco de piri-piri e as natas de soja (reserva-se um pouco para cobrir o bacalhau). Descarta-se o louro e a pimenta da jamaica. Recheia-se as duas metades da abóbora, cobre-se com as restantes natas e vai ao forno cerca de 30 minutos ou até a abóbora estar tenrinha. Serve-se acompanhado de salada.

Nota: coloquei as migas de molho no dia anterior para retirar o excesso de sal, por isso se ficar insonso é só juntar uma pitada de flor de sal ao refogado.

Rende 2 doses

Cheesecake de Forno de Chocolate



















Hoje trago-vos uma sobremesa bem decadente mas estou muito desapontada com as fotos. São uma desilusão pois não transmitem nada do quão bonito e delicioso é este cheesecake! Não sei porquê mas as fotos ficaram todas escuras. Ou melhor, imagino porquê, é a minha falta de jeito e de conhecimentos para fotografia! E também a minha velhinha máquina que, com 10 anos, me dá a entender que já não tem estofo para tanta fotografia! De qualquer modo esta receita tinha de ser publicada! Porque prova que para se fazer uma sobremesa super gulosa não são precisos toneladas de açúcar, carradas de leite condensado nem litros e litros de natas. A lista de ingredientes é curta, é uma receita extremamente fácil de fazer e resulta numa pequena tentação! É um dos Temperos da Argas, embora eu tenha feito uma base diferente. Não tinha fruta fresca (nem congelada) para decorar. Ocorreu-me decorar com coco, mas cá em casa alguém é intolerante ao coco! Depois ocorreu-me amendoins mas preferia que fosse algo que conferisse alguma frescura para contrabalançar o intenso do chocolate! Raspa de laranja (teria usado mandarina ou tangerina se tivesse) deu alguma cor e frescura e ainda por cima combina muito bem com chocolate! E com este cheesecake participo, pela segunda vez, no Sweet World da Lia e da Susana deste mês! Já que nunca participo, quis agora participar a dobrar mesmo que seja com versões saudáveis (podem ver a minha anterior participação aqui)! E se são chocólatros não deixem de experimentar esta sobremesa! Garanto que ninguém irá perceber que é saudável!


Cheesecake de Forno de Chocolate:


Base:
90gr de flocos de aveia;
1 colher de sobremesa de cacau;
1 colher de sobremesa de mel;
1 colher de sopa de azeite;


Recheio:
150gr de chocolate negro;
500gr de queijo quark (queijo fresco batido);
70gr de mel;
15gr de polvilho doce;
3 ovos;


Cobertura:
70gr de chocolate negro;
um fiozinho de leite;
raspa de laranja;

Prepara-se a base triturando no processador a aveia juntamente com o cacau, o mel e o azeite. Coloca-se na forma e calca-se bem. De seguida prepara-se o recheio. Coloca-se na bimby o chocolate e pulveriza-se. Junta-se os restantes ingredientes e mistura-se 15seg./vel.4. Programa-se 3min./temp.70º/vel.3. Verte-se na forma sobre a base de aveia e vai ao forno pré-aquecido durante cerca de 30 minutos. Retira-se e deixa-se arrefecer na forma. Entretanto prepara-se a cobertura colocando num tachinho o chocolate e um fiozinho de leite. Leva-se a lume muito brando até o chocolate começar a derreter. Retira-se e mexe-se até ficar sedoso. Desenforma-se o cheesecake e cobre-se com a ganache de chocolate. Decora-se com raspas de laranja. Serve-se fresco.

Nota: podem decorar com fruta fresca.

Rende 8 fatias