Perguntas e Respostas - II

E cá vai mais uma sessão de esclarecimentos! Espero não me ter esquecido de nenhuma questão! Se quiserem saber mais alguma coisa, estarei disponível para esclarecer.


"Contas as calorias de tudo o que comes?"
Nem pensar! Não tenho tempo para estar constantemente a fazer esses cálculos. Até porque muitas vezes o importante não é termos uma alimentação baixa em calorias mas sim termos uma alimentação saudável e nutritiva. Mas quando iniciei a dieta tive curiosidade para saber as calorias de alguns alimentos, até porque isso pode ajudar a organizar a alimentação. E lá de vez em quando há uma coisa ou outra que me suscita muita curiosidade e aí sim calculo as calorias! Ao fim de algum tempo já estamos tão habituados a este estilo de vida que conseguimos automaticamente conjugar as refeições de forma a obter as calorias diárias necessárias.

"Mesmo sendo comida saudável comes a mesma quantidade que comias antes de iniciares a dieta?"
Nunca fui daquelas pessoas de conseguir comer em grande quantidade. Mas à medida que fui fazendo a minha dieta passei a conseguir comer menos ainda. Às vezes tenho a sensação que o meu estômago mingou! Mas o ideal mesmo é comer pouco de cada vez e fazer várias refeições ao dia. 

"Que tipo de desporto é que praticas?"
Pratico essencialmente caminhada. Mas não caminhada lenta. Procuro manter um passo bem acelerado. Pratico também alguns exercícios com pesos para tonificar os braços e as pernas. E aplico os exercícios que aprendi nos tempos de escola. Naquela época achamos que aqueles exercícios nunca vão servir para nada, mas hoje percebo que afinal servem para muito!

"Não te custa fazer exercício diariamente? E não te fartas?"
Aquilo que eu costumo dizer é: não comemos diariamente? Não tomamos banho diariamente? Não dormimos todas as noites? Então porque motivo não haveríamos de praticar exercício diariamente?! O exercício faz bem ao corpo e à mente! Só não pratico exercício físico ao fim de semana. Também é bom deixarmos o corpo descansar e o fim de semana é sempre muito preenchido. De resto não falha! Se me farto? Há dias em que estou mais cansada e não apetece, principalmente quando estamos adoentados, mas mesmo assim não recuo, é para fazer, é para fazer! Mesmo que seja menos tempo, faz-se! Não podemos é começar a pensar "ah, hoje não apetece, fica para amanhã", isso é que não pode ser! Até porque se pararmos muitos dias custa muito mais a recomeçar. Fazer exercício não custa assim tanto e quem pratica sabe que o nosso corpo depois até pede!

"Notaste diferença ou sentiste mudanças no teu corpo?"
Inicialmente não notamos diferenças, talvez porque como estamos ansiosos por ver resultados parece que as mudanças não acontecem! Mas à medida que o tempo foi passando obviamente comecei a sentir alterações. Não é que olhasse para mim e me sentisse mais magra. Só comecei a ter noção disso quando a roupa começou a ficar larga! E depois de perder 10kg ao fim de 3 meses, aí sim notei alguns resultados. Mas o clique só se deu quando tive de comprar calças de ganga mais pequenas e as comparei com as calças que vestia dantes! Acho que para nós que temos peso a mais os resultados não se evidenciam tanto como aos olhos das outras pessoas! Creio que as outras pessoas se apercebem mais dos quilos que vamos perdendo!

"Que partes do teu corpo sofreram mais transformações? Sentiste dores?"
Ao longo do processo de emagrecimento apenas tive dores na ancas. Dores iguais às que temos durante a gravidez. Durante a gravidez essas dores nas ancas indicam que as ancas estão a alargar. No processo de emagrecimento essas dores indicam que as ancas estão a "mingar". De resto todas as outras dores que senti no corpo foram fruto dos exercícios praticados. Mas se temos algumas dores é sinal que os exercícios estão a fazer efeito, se nunca ficássemos doridos é porque se calhar não nos estávamos a esforçar o suficiente! Entretanto noto muita diferença nas pernas, no abdómen e nas costas.

"Já perdeste todo o peso que pretendias?"
Ainda não, faltam-me 7kg/10kg! Eu explico! Estou neste momento com 67kg e preciso de emagrecer 7kg para ficar no ponto onde quero estar. Mas se conseguir emagrecer 10kg é perfeito! Já perdi a gordura geral, agora falta-me perder as gorduras localizadas que é a parte mais difícil.

"Pesas-te todos os dias? Há uma hora certa para o fazer?"
Peso-me todos os dias. O ideal é que seja logo pela manhã em jejum e sem roupa. E peso-me também à noite antes de ir para a cama. Mas atenção, o acto de pesar não deve ser uma obsessão. Devemos pesar-nos só para controlarmos o nosso peso e vermos a evolução que estamos a ter. Não é para ficarmos paranóicos com isso, especialmente se a balança não nos der os resultados que esperamos. Nada de stressar. Calma que aos poucos os resultados vão surgir.

"Não era possível perder peso só com a alimentação e sem fazer exercício?"
Para mim é tal e qual como comer e beber. Para viver precisamos de comer mas também precisamos de ingerir líquidos. E na dieta é a mesma coisa, podemos fazer dieta mas também precisamos de exercício. Mas cada um sabe de si. Eu acho que os dois se complementam. Tenho a certeza que se não tivesse aliado à alimentação o exercício físico eu não teria tido tão bons resultados nem teria perdido peso tão rápido. A menos que eu realmente tivesse feito uma dieta muito mais rigorosa e restritiva, mas como não era nada disso que eu queria, preferi ter uma alimentação normal e fazer exercício para ajudar!

"Tiveste de comprar roupa nova?"
A única coisa que tive de comprar foram calças de ganga. Porque nunca me desfiz das roupas que usava antes de engordar! Como o meu aumento de peso se deu com as gravidezes, achei sempre que um dia seria possível vestir as roupas que usava dantes! Confesso que por vezes olhava para elas e pensava que, apesar de gostar muito de poder voltar a vesti-las, nunca o iria conseguir. Mas como a esperança é a última a morrer, havia sempre uma réstia de esperança lá bem no fundo! Portanto acho que voltar a caber nas roupas que usava há 10 anos atrás foi muito mais emocionante do que comprar roupa nova! E agora perguntam-se "mas essas roupas já não estariam ultrapassadas?". Eram tudo peças intemporais, daquelas que por mais anos que passem nunca sairão de moda! E com isto tudo ainda poupei um dinheirão pois não tive que investir em roupa! Fiquei com o roupeiro cheio a custo zero!

"Guardaste as roupas de quando tinhas peso a mais?"
Não! À medida que foram deixando de servir fui-me desfazendo delas (não pus para o lixo, dei-as)! Queria muito ver no roupeiro apenas aquilo que me servia e ver-me livre da confusão. Porque dantes tinha no guarda-roupa aquilo que servia, aquilo que ficava grande mas que ainda poderia ser necessário, aquilo que não servia e aquilo que eu gostava que um dia voltasse a servir! Era muita roupa! Nem consigo perceber como é que o meu roupeiro tinha capacidade para tanto! Por acaso tenho pena de não ter guardado o maior par de calças que tinha! Adorava hoje pôr-me dentro dele para ver a diferença, que sei que é muita! Agora olho para o meu roupeiro e consigo percepcionar tudo o que tenho e é muito bom saber que qualquer uma daquelas peças me serve.

"Nunca pensaste em desistir da dieta?"
Não vou negar, quando nos esforçamos muito e não vemos resultados apetece desistir. Mas rapidamente me recomponho e penso que nestas coisas não há resultados imediatos e que o esforço compensa. Por exemplo, se pretendemos perder 5kg não podemos nem devemos estar à espera de ver 5kg a menos na balança. Devemos sim esperar ver 1kg a menos hoje, outro quilo a menos daqui a uns dias e assim sucessivamente, e quando dermos por nós aqueles 5kg já eram! Não importa se leva um mês, ou dois meses a perder 5kg, o importante mesmo é conseguir perdê-los!

"Que conselho darias a quem está a tentar perder peso?"
Há que haver disciplina, motivação e persistência! Com isto certamente seremos bem sucedidos!

20 comentários:

  1. Acho que uma das coisas mais importantes é mesmo a disciplina na alimentação!
    Hábitos alimentares saudáveis são uma ajuda!
    De facto é tudo uma questão de educação alimentar! Se comemos pouco o organismo habitua-se a isso mesmo... e não são necessárias grandes quantidades para nos satisfazer!
    Quanto ao pesar todos os dias de manhã eu também o faço! Em jejum e sem roupa, é mesmo a melhor maneira de controlar o peso :)
    Um beijinho e força nos últimos 7/10kg :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que depois de fazermos uma reeducação alimentar e de nos habituarmos a isso parece que depois custa é voltar aos hábitos antigos! Eu falo por mim! Há comidas mais pesadas que antes da dieta eu comia sem problemas e agora para além de conseguir comer pouca quantidade dessas comidas ainda parece que o meu organismo já não aguenta e não faz a digestão como deve ser! Obrigada Joana, espero mesmo conseguir lá chegar! Beijinhos

      Eliminar
  2. Mais uma vez tudo bons conselhos! Tenho a certeza que vais conseguir atingir os objectivos pretendidos pois dá para perceber que tens força de vontade para dar e vender! ;) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim! Estou focada e tenho-me esforçado! beijinhos

      Eliminar
  3. Rematas-te muito bem com a última frase. Sem dúvida que com disciplina, motivação e persistência se chega aos objectivos traçados. Continua com essa determinação. E como a Joana diz, força para esses últimos quilos. Mais um esforço ;)
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia! Espero conseguir lá chegar! Beijinhos

      Eliminar
    2. Vais conseguir, tenho a certeza. Percebe-se pela determinação que tens.
      Um beijinhos grande de força ;)

      Eliminar
    3. Tenho determinação mas também tenho momentos de fraqueza! Mas também não tenho pressa! Beijinhos

      Eliminar
  4. Excelentes conselhos!
    Parabéns pela força de vontade.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez obrigada por partilhares as respostas às perguntas que frequentemente surgem quando se faz dieta.Claro que é preciso autodisciplina, o que nem sempre é fácil. Mas, tal como disseste e muito bem, é preciso é não desistir e continuar mesmo que na balança não se note grande diferença. No meu caso, perdi gordura, embora o peso esteja na mesma ( ao fim de uma semana, atenção. Espero,para a semana, ter melhores resultados na pesagem :) )
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há fases em que o peso que a balança mostra fica estagnado, mas de repente um dia acordamos a pensar que ela vai mostrar o mesmo e afinal surpreende-nos pela positiva! O importante é mesmo não fazer com que ela não nos surpreenda pela negativa! Beijinhos

      Eliminar
  6. Pelo que vejo, tu tens muito mais disciplina que eu tive. O conseguir perder 10 quilos em 3 meses não é fácil (no meu caso demorei cerca de 5 meses). E ires treinar mesmo quando estás adoentada ... parabéns pela tua persistência e motivação, és mesmo um exemplo :) E acredita que vais atingir o teu ideal, embora também tenhas de estar consciente que os últimos kilos são os mais difíceis de sair, mas acabam por ir embora :D
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca pensei conseguir eliminar 10kg em 3 meses, achei que ia demorar muito mais. Se não fosse o exercício estou convicta de que não teria conseguido. Mas consegui e isso deixa-me muito feliz! Vou treinar mais vezes quando estou adoentada do que quando tenho os miudos doentes! Esta semana só treinei segunda e terça, fiz 12 quilómetros em cada dia e depois não consegui treinar mais porque o meu filho ficou em casa com uma amigdalite, nem que eu estivesse a adivinhar porque nunca faço 12km! Foi fácil (como quem diz!) perder estes 13 kg que já perdi até agora e sei que o que me falta é mais difícil de perder mas eu hei-de lá chegar, acredito que sim! Beijinhos

      Eliminar
  7. Espero que consigas alcançar os teus objectivos, transmites uma enorme força de vontade.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelos posts. Como ando atrasada nas minhas visitas li os 2 de seguida. Eu também tenho tendência a ter peso em excesso. Por isso e como gosto imenso de comer, é preciso estar constantemente a ter alguns cuidados. Com força de vontade e persistência tudo se consegue. Uns dias come-se mais saudável, outros faz-se algum exercício e lá se vai conseguindo. Acho que é importante é não cair em exageros! Força para continuares no bom caminho ;)
    Bjs

    PS: Gostei de saber que fizeste uma das minhas sopas! E que tal? Aprovada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprovadíssima! Já tenho mais umas quantas em lista de espera! Como muita sopinha! Se tivermos o peso ideal e se praticarmos algum exercício físico podemos comer mais à vontade. Nesta fase ainda não me sinto à vontade para fazer isso mas espero um dia poder! Beijinhos

      Eliminar
  9. Gostei muito das respostas, assim como das anteriores! Nota-se bem que estás com um espírito de quem encara a alimentação saudável como uma coisa positiva, de quem mudou a mentalidade e se sente bem com isso :)
    Achei piada à parte das calças de ganga! Estou sempre a ver gente que guarda as calças pequenas por esperança de emagrecer, é uma boa motivação. Mas guardar as grandes para depois ver a diferença é melhor :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico realmente com pena de não ter guardado um par delas para agora comparar, mas por outro lado fico feliz e espero nunca mais ter de usar umas do mesmo tamanho!! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!