Rubrica - Partilha o teu Testemunho - I

E hoje temos o primeiro testemunho desta nova rubrica. Trata-se da Clarinha do blog Receitas e Truques da Clarinha, que todos tão bem conhecemos. Agora falta-nos a história da sua perda de peso que podemos ler relatada pela própria:


"Fui contactada pela Elisabete, do blogue Cozinha sem Segredos para ver se queria dar o meu testemunho da luta contra o excesso de peso, no meu caso a minha luta contra a obesidade pois quando comecei esta caminhada não tinha uns quilinhos a mais mas sim muitos e muitos quilos a mais.
Então quem sou eu?
O meu nome é Bárbara Clara, mais conhecida como Clarinha por causa do meu blogue Receitas e Truques da Clarinha.
Ao longo da minha vida fui lutando desde cedo contra o excesso de peso e mais tarde obesidade. No inicio da minha adolescência eu era só gordinha mas sempre gostei de comer, cozinhar e sentia muita fome.
Andei em endocrinologistas desde cedo e aos 15 anos comecei a tomar medicação para a minha Tiróide pois foi me diagnosticado Tiroidite de hashimoto. Durante anos enganei-me a mim mesmo e coloquei sempre a culpa ao meu metabolismo mas na verdade tinha uma alimentação muito errada e sempre a variar dos 80 kg para os 95 kg. O descalabro do meu excesso de peso deu-se aos 27 anos, quando tive o meu filho e cheguei aos 120 kg. No ano de 2006  a seguir a ter o meu rapaz deu-se uma longa caminhada e comecei a ser seguida no Hospital Santo António nas Consultas de obesidade. Estas consultas são dadas por endocrinologista, nutricionista, psicóloga e mais tarde pelos cirurgiões.
Durante anos andei a tentar emagrecer mas sem nunca ter tido grandes resultados, primeiro porque não conseguia levar uma dieta rigorosa, segundo porque tinha muita fome. No ano de 2010, desafiada pela minha endocrinologista faço os exames para ser operada e colocar a banda gástrica mas os médicos não queriam mas sim fazer um bypass. Deixei me andar e arrastar ao máximo até ao dia que o meu anjo começou a fazer-me muitas perguntas. “Porque eu era gorda”, porque a minha família era toda redondinha”; “porque não emagrecia”; etc. Aquilo fez me um click e fui ter com a minha endocrinologista (que adoro), pois sabia que algo não estava bem e tinha de mudar, fazer algo e mudar. Após a consulta com o cirurgião e ter dito que ou era a banda gástrica ou não era nada sou operada a 27 de Outubro de 2010.
A razão pela qual não queria o bypass gástrico é a seguinte, este além de nos diminuir o tamanho do estômago, também diminui o intestino, mais propriamente a zona de absorção nutricional. Ou seja, com esta operação não é necessário estarmos tão atentas mas trás outros dissabores como termos que tomar constantemente vitaminas e sais minerais e muitas vezes por via  intravenosa pois não se esqueçam que não fazemos a absorção. Claro que em termos de resultados, obtém se melhores resultados e mais duradouros, se nos portar-mo-nos bem pois como os cirurgiões dizem não nos operam o cérebro.
A coisa que me lembro melhor foi que deixei de sentir a fome e consegui portar-me lindamente e superar as expectativas médicas pois os dados médicos indicam que uma banda gástrica só elimina até 50% do excesso de peso e eu perdi os 100% em uma ano.
Por ter tanto sucesso começaram me a pedir dicas e assim nasceu o meu blogue em Junho de 2012 pois acho que devemos tentar comer um pouco de tudo mas de uma forma equilibrada tendo em conta que não somos iguais e por isso algumas de nós só podem comer um doce sem culpa quando o “rei faz anos”. Claro que existe lugar para os pecados mas estes têm que ser comedidos e o mais saudável possível.
Claro que fiquei magra mas depois vieram os senãos: trocamos o excesso de peso pelas peles. E agora? Pois entretanto vieram as cirurgias reconstrutivas e fui trocando as peles por cicatrizes.
Este ano muita coisa mudou na minha vida e tornei-me diretora da minha sala de estudo, o que me fez esquecer o longo caminho que tinha percorrido mas se estivermos atentas voltamos à luta pois “Desistir Nunca”.
Com este testemunho quero-vos mostrar que nem sempre é possível emagrecer só com dieta e exercício mas isso não deve ser vergonha e devemos sempre pedir ajuda, que foi exatamente o que acabei agora de fazer, voltar para o ginásio, de forma a retirar de cima de mim os 20 kg que adquiri este ano com a abertura do meu negócio.
Beijinhos e não desistam pois tudo é possível,

Clarinha"




A Clarinha teve ainda a amabilidade de partilhar connosco fotos do antes e do depois:


                                               17/08/2010                                   Verão 2015


                                          22/08/2010                                     24/08/2011


          Surpreendente, não?! Agradeço desde já à Clarinha o seu testemunho. Se alguém quiser 
              colocar alguma questão está à vontade para fazê-lo na caixa de comentários abaixo! 

28 comentários:

  1. Olá Elisabete: adorei este testemunho da amiga Clarinha. Nem sabia que ela tinha lutado contra o excesso de peso. As fotos do antes e do depois falam por si. Uma diferença abismal. O longo processo por que ela passou , a luta constante contra a fome ( tão familiar a tantas de nós) e a que nem sempre dão valor dizendo que é falta de vontade, tudo isso, dizia, fazem deste testemunho uma prova admirável de que desistir de lutar pelo que queremos é que nunca.Parabéns às duas por esta rubrica e pelo testemunho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É como eu digo Márcia, muitas vezes conhecemos pessoas que nem imaginamos que já passaram por um processo de emagrecimento! beijinhos

      Eliminar
  2. Bem que diferença entre as fotos!! Gostei muito desta rúbrica Elisabete! Parabéns às duas!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É verdade, uma grande diferença! beijinhos

      Eliminar
  3. Obrigada Elisabete por me teres convidado.
    É muito importante para mim, pois quando temos alguém a motivar as coisas tornam-se mais fáceis. Mostrar que todas nós somos capazes, não será fácil mas é possível e chegarmos com os nossos testemunhos alguém que está noutro lado a lutar pelo mesmo.

    Beijinhos e força para todas que lutam contra o excesso de peso
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/salame-de-iogurte.html

    Desistir Nunca. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, Clarinha! Tenho a certeza que o teu testemunho será importante para quem está a tentar perder peso mas também para quem se debate com a questão da banda gástrica e do bypass. E quando chegares à tua meta vens cá dar novamente o teu testemunho! Conto com isso! Beijinhos

      Eliminar
  4. Acho esta rubrica um excelente ponto de partida e até de incentivo para quem está na luta da perda de peso. Parabéns à Clarinha pelo que já conseguiu e espero sinceramente que continue a chegar onde pretende. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Adorei ler o testemunho da Clarinha, parabéns a ela pela coragem de partilhar a sua história e pela sua vitória contra o peso e parabéns a ti pela iniciativa. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Extraordinário testemunho. Parabéns pela força de vontade e, pela partilha. Bjs e, tudo de bom.

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, muitos parabéns pela rubrica Elisabete. É importante ler os testemunhos de várias pessoas para sabermos que a luta que enfrentamos não é só nossa e existe quem tenha de ganhar batalhas muito maiores que a nossa, por vezes, e que conseguem.
    Quanto à Clarinha, adorei ler o seu testemunho. Tive a oportunidade de a conhecer pessoalmente à pouco tempo e adorei a pessoa que ela é. Não tinha a noção que ela já teria sido mesmo obesa, apenas tinha a ideia de que ela tinha passado por uma fase mais gordinha. Mas as fotos falam por si e as diferenças são realmente notórias. Parabéns pela força de vontade e acredito piamente que este testemunho irá ajudar alguém a ganhar coragem e tomar a iniciativa de emagrecer e com isso ganhar muitos mais anos de vida.
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não cheguei a ser obesa mas nem quero pensar se tivesse lá chegado, o meu percurso teria sido muito mais difícil! A Clarinha está mesmo de parabéns! beijinhos

      Eliminar
  8. Sem dúvida uma notória diferença. Não sabia da luta contra o excesso de peso da Clarinha. Um exemplo e testemunho muito valoroso.
    Parabéns pela partilha.
    Um beijinho a ti Elisabete pela iniciativa e à Clarinha pela coragem da partilha, porque nem toda a gente a teria, certamente.

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho! Creio que nem todos os qur já passaram por isso terão a coragem de falar sobre o assunto! É de louvar quem consegue partilhar o seu testemunho! Beijinhos

      Eliminar
  9. O relato da Clarinha ajuda muita gente. Como ela mesma disse "Desistir nunca."
    Quem não luta não vence. Saúde é coisa séria, a vida é só uma.
    Ela ficou linda, parabéns Clarinha!

    Beijinhos querida Elisabete ♥

    ResponderEliminar
  10. Que testemunho incrível. Este tipo de relatos são muito importantes, para quem como a Clarinha passam por um processo deste género. São processos difíceis e de grande luta.
    E há que destacar que, como a Clarinha tão bem o diz, "que nem sempre é possível emagrecer só com dieta e exercício mas isso não deve ser vergonha e devemos sempre pedir ajuda".
    Parabéns pela rúbrica querida Elisabete,
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! E ainda há pessoas que têm dificuldade em admitir que têm um problema é têm ainda mais dificuldade em pedir ajuda. Não é vergonha nenhuma. Vergonha são outras coisas que se passam por esse mundo fora! Beijinhos

      Eliminar
  11. Parabéns, Parabéns... parabéns Clarinha!
    ;)
    continuação de muita força e sucesso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que testemunho incrível,....sem palavras,...força e parabéns pela coragem e determinação sempre demonstrada, em nunca desistir!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  13. Um testemunho realmente impressionante!
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Oi Elisabete!
    A Clarinha além de ser um doce de pessoa, também nos mostra agora ser um exemplo no que diz respeito a determinação. Parabéns p/ela e p/você que está servindo de estímulo p/tantas amigas que precisam dessa força.
    Amiga, obrigada pelo carinho lá no blog!
    Bjssss

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!