Caldo-Verde






E o Natal já lá vai! Este ano o meu Natal foi tão agitado que, ao contrário do ano passado, não consegui desejar as boas festas em privado a muitos de vós. Perdoem-me! É assim, o tempo não dá para tudo! Mas espero que tenham tido um Natal maravilhoso e desejo do fundo do coração que o novo ano chegue repleto de coisas boas e de muita saúde! E depois dos excessos das festas precisamos mesmo de uma comidinha leve e reconfortante para desenjoar! Quando a Marta revelou o vegetal para a rubrica de Dezembro, eu disse logo que não me seria possível participar. Acho sempre que não vou conseguir mas depois com alguma ginástica lá sai uma receita, ainda que muito simples! Não resisto! Caldo verde é das sopas que mais gostamos cá em casa. Tradicionalmente é feio com batata mas há muito tempo que faço com courgete. Desde que experimentei nunca mais voltei a fazer doutra forma! Da primeira vez não revelei o segredo e todos comeram sem notar a diferença! Costumo fazer com a courgete com casca mas desta vez removi a casca para que possam comparar e perceber que visualmente fica igual ao caldo verde tradicional (e de sabor também não há grande diferença). Geralmente faço com couves da horta picadas grosseiramente, preferimos assim mas como desta vez não tinha usei preparado de couve para caldo verde congelado. O chouriço não é saudável como bem sabemos mas não precisamos comer muito e até para isso usei um truque para que fique menos calórico!


Caldo Verde:

2 courgetes;
1 cebola;
2 dentes de alho;
sal ou flor de sal q.b.;
1 pacotinho de preparado de couve para caldo verde;
1 chouriço corrente ou regional;
água q.b.;
sal q.b.;

Coloca-se na varoma a couve, e no copo da bimby a courgete picada, a cebola e o alho, enche-se com água até ao limite máximo, tempera-se com sal e programa-se 20 min./temp. varoma/vel. 1. Findo o tempo tritura-se bem durante alguns segundos, junta-se a couve e programa-se mais 10 min./temp. 100º/vel. 1 colher inversa (se a couve ainda não estiver bem cozida programa-se mais alguns minutos). Entretanto corta-se o chouriço em rodelas, dispõe-se sem sobrepor num prato e vai ao microondas cerca de 2 minutos em potência máxima. Retira-se e transfere-se para cima de papel absorvente e com outra folha de papel absorvente remove-se o excesso de gordura (a maior parte da gordura já ficou no prato que foi ao microondas). Junta-se ao caldo verde e programa-se mais 5 min./temp. 100º/vel. 1 colher inversa. Serve-se quente!

Nota: quem não tem bimby faz o mesmo processo num tacho mas para não cozer a couve a vapor, basta juntar depois de ralar a sopa e esperar que coza. Pode-se juntar metade de courgete e metade de chuchu. 

42 comentários:

  1. Raramente faço mas em festas e romarias...provo e aprovo!!!
    bj e BOM ANO

    Por aqui:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/12/enroladinho-de-alheira.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá por casa sai muitas vezes! É boa em qualquer altura! Beijinhos

      Eliminar
  2. Por acaso é raro fazer mas gosto bastante.
    Boas Festas!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha, também publiquei na terça o caldo verde, acho que noite de passagem de ano pede sempre caldo verde!! :)
    Beijinho e bom 2017!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro caldo-verde mas desde que coloquei a banda não consigo comer, a não ser passadinho.
    Que saudades.

    Beijinhos e boas entradas,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ser uma receita que nunca fiz, adoro caldo verde e fico muito contente sempre que a minha mãe faz! :D Também adoro a tua travessa onde tens a sopa. :) Beijinhos e continuação de boas festas, que 2017 te traga tudo o que mais desejares.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes aventurar-te a fazer pois é muito fácil! É uma peça antiga, da coleção do famoso Bordallo Pinheiro! Acho muito apropriada para servir o caldo-verde! Obrigada! Um excelente ano para ti também! Beijinhos

      Eliminar
  6. Maravilhoso!!! Os meus pais tinham uma terrina parecida :)
    Beijinhos e FELIZ 2017!!!

    ResponderEliminar
  7. A terrina é linda!! Caldo verde só na casa da sogra nunca fiz mas com courgette parece muito mais saudável. Beijinhos
    Feliz Ano 2017
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mais saudável e muito bom na mesma! Beijinhos e Bom Ano!

      Eliminar
  8. Não há nada como um bom caldo verde para "limpar" o organismo dos excessos das festas. Gostei muito desta versão mais light. Está com ótimo aspeto.
    Bjn e boas entradas em 2017
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu pessoal gosta muito desta versão! Beijinhos e bom ano!

      Eliminar
  9. Final de ano é sempre corrido amiga, eu mesmo tive visitas e quase não tive
    tempo pra nada.
    Eu nunca fiz caldo verde, mas sempre como na casa da minha mãe.
    Que delícia a sua receita!

    Beijinhos, Feliz Ano Novo junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já reparei que muitos nunca fizeram mas já provaram em algum lugar! É uma sopa mesmo saborosa! Bom ano! Beijinhos

      Eliminar
  10. Também faço assim e a primeira vez que fiz com courgete também não disse nada,ou teria logo objeções. Adoro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui já estão todos habituados a comer uma coisa com a desconfiança de que não será bem aquilo que pensam! Mas no final ficam sempre satisfeitos! Beijinhos

      Eliminar
  11. faço muitas vezes assim caldo verde :)
    muito bom :)
    beijinhos e Feliz 2017!
    Carla

    ResponderEliminar
  12. Adoooro caldo verde.
    Aproveito para desejar um excelente 2017!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  13. Olá minha querida!
    Não só consegues surpreender-me e conseguir participar este mês também na rubrica, e além disso trazes uma das minhas sopas TOP. Caldo Verde é sem hesitações uma das sopas que mais gosto de comer e talvez a que mais vezes faço em casa, até porque todos gostamos, o que facilita. Usualmente faço a versão mais calórica, com bastante batata e cebola, mas também já fiz assim com courgete e chuchu, e fica deliciosa igualmente.
    Acabo o ano de coração cheio de alegria! Obrigado por mais uma vez fazeres questão de participar no meu desafio mensal!!
    Beijo enorme e um Super Feliz Ano Novo!!
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo na reta final, e com uma receita que nada de novo/surpreendente tem, mas mesmo assim fico feliz por ter conseguido participar na última rubrica deste ano! Este mês foi super preenchido, sem tempo para cozinhar, e com menos tempo ainda para fotografar. Felizmente a Bimby nesta receita foi uma preciosa ajuda e para a foto não foi preciso muito pois a terrina já serve de decoração! Uma receita bem ao jeito de uma casa portuguesa! Parabéns por esta rubrica, tem sido um gosto enorme participar! Espero que continue no próximo ano! Muito sucesso! Beijinhos e um excelente ano!

      Eliminar
  14. Eu gosto muito de caldo verde, feito á moda antiga, ainda com a batata e as couves da horta.
    lembro-me da minha mãe passar tempos infinitos, com um molho de folhas de couve, e uma tabua de madeira, a cortar finamente mas muito finamente os "rolinhos" de folhas verdes e viçosas do quintal para um belo caldo verde quentinho feito ainda naquela altura num fugareiro a carvão.
    A minha Joana nunca gostou, diz que nem do cheiro gosta. No ano passado nas analises ás alergias foi detectado que tem alergia a relva, (5 na escala de 5) e até só o facto de ter sido acabada de cortar e ela inalar o cheiro lhe faz mal. ela disse logo: Vês mãe é por isso que eu nem do cheiro do caldo verde gostava... :) bom ano, boas receitas. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caldo-verde com couves da horta é do melhor que há! Sempre que as há é com couves da horta que faço mas gosto delas picadas grosseiramente!
      Tudo tem uma razão de ser. Acho que a Joana tinha uma forte razão para não gostar! Beijinhos

      Eliminar
  15. Nunca experimentei esta versão, mas tenho a certeza que iria gostar! :)

    Beijinho e bom ano para ti com tudo de bom!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Também costumo substituir a batata pela courgette nas sopas. Adoro caldo verde ;)
    Beijinho e bom Ano Novo.

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  17. Tenho de fazer, acho que ia adorar! Ficou bem cremoso :)

    ResponderEliminar
  18. Adoro Caldo Verde. sem dúvida uma boa opção para este início de ano atendendo a que estamos um pouco saturados das delícias natalícias. Adorei... Bjs

    ResponderEliminar
  19. sabe tão bem... Que reconfortante Elisabete.
    Desejo-te um óptimo ano cheio de "coisinhas" muito boas.... :)
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Um ótimo e feliz ano ano para ti também! Beijinhos

      Eliminar
  20. Por aqui o natal também foi bem agitado, entre os doces (todos) que eu e a minha mãe ficamos de fazer para o natal, ainda tive umas encomendas e a chegada de viagem do irmão por isso foram dias de muito stress :) Aliado a uma bela constipação, já estás a imaginar. Depois veio a passagem de ano e tudo se repetiu novamente, por isso têm sido dias em que nem tenho tempo de passar pelo blogue. Mas lá arranjei um tempinho para te vir visitar e deparo-me logo com a minha sopa preferida (e das poucas que o meu irmão come). Mas o que gostei mesmo foi da forma como a serviste, estou apaixonada por essa louça, linda mesmo. Um bom ano para ti, com tudo de bom e espero que com muitas alegrias, tu mereces :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada! Ando KO! Estes dias tenho acusado um cansaço extremo e como se não bastasse ainda tenho estado um pouco adoentada. Tive de fazer uma pausa no blog. Por um lado até soube bem estar desligada, mas por outro tenho sentido imensa falta disto! Conto estar de volta amanhã! O caldo-verde também é das poucas sopas que o meu marido come. Eu cá gosto de qualquer sopa, embora esta esteja no top das favoritas! É linda esta terrina, não é?! É antiga e é muito especial para mim. Guardo-a com muito carinho e confesso que até tenho medo de a usar!
      Obrigada minha querida! És sempre tão simpática e generosa! Desejo-te um ano igualmente bom pois tu também mereces. Beijinho grande

      Eliminar
  21. A par da açorda este caldinho verde também conforta tanto!! E eu gosto muito!! Está mesmo apetitoso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atrevo-me a dizer que a açorda é ainda mais confortante! Mas ambas as opções são simples e deliciosas! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!