Rubrica - Partilha o Teu Restemunho - IV

E após uma temporada sem esta rubrica, cá estamos de novo! Há pessoas que por vezes nem imaginamos que já passaram por um processo de emagrecimento. A Carla do blog Guloso q.b. é uma delas. É um excelente testemunho para que os jovens percebam que devem-se cuidar pois não são só as pessoas mais velhas que engordam.


"Eu sempre fui uma criança normal, até magra mesmo. Durante a infância, a minha mãe tinha uma dificuldade imensa para me fazer comer fosse o que fosse. Quando cheguei à adolescência, de forma muito natural, aumentei um pouco de peso mas nada muito grave já que é normal uma subida de peso com a mudança das hormonas e com os meus 14 anos pesava 54kg. Até aqui não estava mal e era uma adolescente comum mas quando entrei no secundário, mudei de escola e de amigos, deixando para trás o meu núcleo e foi a partir daí que o peso começou a aumentar, de forma gradual ao longo dos anos até à faculdade. Sem me aperceber, quando dei conta já tinha mais 20 kg em cima e tinha atingido os 74kg. 
Eu sei que para muitos este peso nem é assim tanto quando todos os dias ouvimos falar de obesidade e valores acima dos 100kg mas a verdade é que para uma pessoa de 1,64kg, 74kg já é excesso de peso. Não vou dizer que gostava de me ver ao espelho, muito pelo contrário, e até hoje ainda não consigo vestir uma saia mas a minha força de vontade também não era suficiente para levar uma dieta/regime até ao fim. 

Mas tudo mudou em 2009, um ano bem stressante para mim. Em Junho desse ano, resolvi tirar a carta de condução e nesse mesmo ano teria a defesa da minha tese. Quando fui à médica para obter um atestado médico, ela colocou-me na cabeça que deveria perder um pouco de peso mas confesso que não foi isso que me fez querer realmente emagrecer. A verdade é que com o stress eu costumo perder o apetite e neste caso, quando dei por ela, tinha perdido 5kg em duas semanas. Podem achar estranho mas foi mesmo aqui que o click se deu, se tinha conseguido perder estes quilos, também iria continuar a perder uns quantos mais.
A partir daí, foi elaborar um plano. Em primeiro lugar, criei uma meta a atingir - 20kg num ano - uma meta que achei atingível e realizável. Depois pesquisei muito na internet sobre alimentação saudável mas sem ser restritiva, facilmente adaptável aos meus gostos. Eu sei que deveria ter consultado um profissional (e aconselho mesmo) mas acabei por pesquisar muito e como nunca fiz nada radical, não vi problema em manter um regime feito por mim. Comecei por inserir sempre legumes na minha alimentação (metade do prato), passei a tomar sempre o pequeno-almoço, deixei de consumir muitos hidratos à noite e nunca estive mais de 3 horas sem comer. Gulosa como sou, passei a cortar muito nas gorduras e açúcar dos doces, não deixando de os comer (porque não consigo). Aliando a uma alimentação com traços mais saudáveis, também passei a fazer quase todos os dias caminhada e mais tarde bicicleta elíptica. 

Ao fim de 6 meses, já tinha conseguido atingir metade da minha meta e isso deu-me a força que precisava para continuar. Quando começamos a sentir a roupa larga e a necessitar de novas roupas, sentimos que estamos mesmo no bom caminho e posso dizer que durante muitos anos tinha o sonho de conseguir calçar umas botas de cano alto sem nunca me entrarem na perna e nesta altura consegui ter as minhas lindas botas. Para muitos isto é insignificante mas todos temos desejos, e são estes pequenos triunfos que nos fazem manter o rumo e continuar em frente.
Ao fim de um ano, consegui atingir a meta e perdi os 20 kg. Já lá vão 6 anos e continuo com o mesmo peso, oscilando por vezes um pouco mas voltando sempre ao peso anterior. Hoje em dia como de tudo mas tenho mais cuidados. Leio os rótulos dos alimentos, passei a fazer alguns produtos em casa para serem bem mais saudáveis, e procuro sempre balançar uma bomba calórica com um prato saudável para evitar subidas drásticas de peso. Passei do 42 para o 36 e nunca me senti tão bem. Tive a sorte de não ficar com marcas no corpo provenientes do excesso de peso mas tenho um pouco de celulite, confesso, mas essa até modelos a têm, por isso não me preocupo. 

Acredito que todos conseguimos emagrecer mas necessitamos de ter aquele click. Depois de o termos é necessária força de vontade e apoio. A partir daí tudo se consegue e vão-se atingindo metas, passo a passo. Uma alimentação equilibrada e algum exercício físico (podem até ser apenas caminhadas e subir escadas) são o suficiente para se conseguir começar a perder peso mas a ajuda de profissionais é essencial quando o excesso de peso é grande. Espero que o meu testemunho possa ajudar alguém e agradeço à Elisabete por me deixar partilhar esta parte da minha vida.

Beijinhos
Carla Ramalho"


Agradeço o testemunho! E quem tiver dúvidas ou questões já sabe que está à vontade para esclarecer!

22 comentários:

  1. Estas partilhas são tão importantes!!
    Beijinho às duas!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso do testemunho da Carla. Aliás, todos os testemunhos são bem-vindos, pois relatam as metas e os progressos daquele grupo de corajosos que não desiste até atingir os seus objetivos. Parabéns às duas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Acho estas partilhas muito importantes. Também já tive alguns problemas com a balança e para mim o que resultou foi sempre ter cuidado sem ser demasiado restritiva pois como a Carla também sou muito gulosa.

    Obrigada às duas por estas partilhas.

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. É um belo depoimento, passar de 42 para o 36 e sem marcas bom demais!
    O meu manequim tbm é 36 quando exagero uso 38, é bom a gente se cuidar não
    só por causa da estética e sim pela saúde.
    Parabéns querida Elisabete por mais essa partilha, a Carla é mais um grande incentivo!

    Beijinhos e ótima noite ♥

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do teu testemunho ele é muito importante para todos nos. Com vontade e força tudo se consegue! Um abraço e parabéns
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muito bons estes testemunhos, para dar incentivo a quem tem pouca força de vontade e acha que não consegue e neste caso não é fácil.
    Eu nunca tive problemas com peso até a tiroide avariar, mas ainda assim com um pouco de esforço consegui não engordar muito.
    Elisabete obrigada pela receitinha das filhoses :-D nem sei se tenho coragem de voltar a experimentar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de agradecer! Se eventualmente experimentares espero que corra bem! Beijinho

      Eliminar
  7. Estes testemunhos são bem importantes para ajudar e motivar que precisa ou quem está a passar por um processo de emagrecimento, dá um sentimento de empatia e de que não se está só nesta luta. Parabéns às duas. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. gostei do testemunho!
    é muito importante e motivador.
    beijinhos às 2.
    Carla

    ResponderEliminar
  9. Que belo testemunho,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  10. Um testemunho cheio de força e uma inspiração fantástica para quem quer perder peso! Ainda por cima sem acompanhamento, que é mais difícil :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que há muitos jovens que passam por isto, principalmente quando vão para a universidade. Como vivem sozinhos não têm paciência para cozinhar, ou não o sabem fazer e acabam por fazer escolhas erradas e pouco saudáveis comendo o que calha. Depois reflete-se no peso. Outras vezes não se reflete no peso mas reflete-se na saúde e no bem-estar. Mas é sempre possível dar a volta! Beijinhos

      Eliminar
  11. Obrigado a todas que aqui deixaram o seu comentário tão simpático e obrigado Elisabete por me deixares partilhar um bocadinho deste lado da minha vida, um lado de que me orgulho e não esqueço nunca. Uma luta diária, embora levada de ânimo leve agora, mas sempre presente quando abro a boca ;)
    PS: desculpa só passar por aqui agora mas não tenho conseguido fazer as visitas diárias que tanto gosto de fazer, o tempo teima em não esticar e por vezes a falta de vontade de fazer seja o que for toma conta de mim, infelizmente ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem problema nenhum, sei que andas com o tempo limitado. Fiquei foi com receio que não desses conta, daí te ter alertado. Foi um gosto enorme poder partilhar o teu testemunho aqui no blog! Fico-te muito grata! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!