Mousse de Chocolate










As mousses de chocolate vão continuar a aparecer aqui no blog nas mais variadas versões. Foi há cerca de um ano (nem me lembro onde) que vi uma receita de mousse de chocolate com aquafaba. "Aqua quê?" perguntam vocês! Aquafaba é nada mais nada menos que a água da cozedura de leguminosas como o feijão ou grão (aqua - água / faba - feijão). Não se assustem, não enlouqueci de vez e garanto que vale a pena ver o post até ao fim! Eu sei que pode parecer estranho usar a água do grão para fazer mousse! Mas resulta, e de que maneira! O veganos usam este líquido para substituir as claras porque, na verdade, depois de batido com a batedeira, parecem autênticas claras em castelo! E porque não?! É mais uma forma de não desperdiçar nada! Resulta numa mousse bem cremosa e espessa, mas fofa e leve ao mesmo tempo. Com um sabor bem intenso a chocolate, tal como uma mousse deve ser! Já a fiz várias vezes e quem provou gostou e nunca percebeu do que era feita! E porque hoje é Dia da Mulher aqui fica este miminho para todas as mulheres! 


Mousse de Chocolate com Aquafaba:

200ml de água da cozedura de grão (ou feijão branco);
200gr de chocolate negro;

Parte-se o chocolate em quadradinhos, coloca-se numa taça e vai ao microondas para derreter em períodos de 30 segundos até estar derretido. É preciso ter algum cuidado nesta operação para que o chocolate não queime (no meu caso 3 períodos de 30 segundos foram suficientes). Mexe-se bem o chocolate para não ficar com grumos. Numa taça à parte bate-se o líquido do grão com o auxílio da batedeira até ganhar a consistência e o aspeto de claras em castelo. Envolve-se no chocolate delicadamente e verte-se numa taça. Vai ao frio de um dia para o outro.

Nota: não adocei pois não senti necessidade disso.

Rende 4 doses

40 comentários:

  1. bela mousse com a água do grão não conhecia, gostei, adoro ver assim as coisas um pouco diferentes, ótima sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa!! Mas se leva legumes, nem que seja a sua água, já é o suficiente para eu achar o máximo!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Textura perfeita querida Elisabete, uau!

    Beijinhos e parabéns pelo nosso dia! ♥♥♥

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que se chamava assim, mas sabia que dava para fazer o efeito de claras em castelo! A textura é mesmo o máximo! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  5. Que linda mousse! Ando super curiosa por experimentar a aquafaba, um destes dias aventuro-me! :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito simples! E assim não se desperdiça nada! beijinhos

      Eliminar
  6. Olá,
    Já tinha visto esta dica algures, há uns tempos, e já na altura achei brilhante!
    Aparenta ter uma consistência maravilhosa 😊
    Beijocas grandes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem provou não queria acreditar! A mousse estava tão cremosa e fofa, com um sabor intenso a chocolate, que acharam que eu estava a brincar! beijinhos

      Eliminar
  7. Interessante!
    Hei-de experimentar!!!bj

    ResponderEliminar
  8. Que mousse interessante. Não conhecia. Boa partilha. Obrigada.

    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta de mousse de chocolate com sabor intenso a chocolate, esta é perfeita! beijinhos

      Eliminar
  9. Bem, amiga: não há dúvida de que o teu cantinho é um autêntico aprendizado! A mousse tem uma consistência perfeita e gostaria de a provar. Muito interessante, mesmo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que publico coisas duvidosas mas garanto que é absolutamente deliciosa esta mousse! beijinhos

      Eliminar
  10. Também já a experimentei e realmente fica muito saborosa. Por vezes acrescento umas framboesas ou amendoins caramelizados, delícia mesmo :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ver toda a gente a comer com gosto esta mousse! E desperdício zero! beijinhos

      Eliminar
  11. Já tinha visto esta mousse com água da cozedura de grão, mas ainda não experimentei. Acredito que fique bem saborosa :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica uma autêntica mousse de chocolate e o melhor de tudo é que é sem manteiga, sem ovos e sem açúcar! Beijinhos

      Eliminar
  12. Opá Elisabete, já me ri.
    Nem conseguia ler esse aquafaba, aqua quê? Perguntei antes de ler o resto...eheheh.
    Achei bem interessante, já falei aqui com a D.Maria minha mãe para ela para a próxima fazer, espero que gostem por aqui, senão vou me rir novamente.
    Beijinho grande e Feliz dia da Mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizeres exatamente como expliquei não tenho dúvidas de que vai ser um sucesso! Acredita! A água da cozedura do grão não pode é ser muito salgada. De resto funciona na perfeição! Diz lá se ao olhar não parece uma verdadeira mousse de chocolate?! E na realidade é o que é, uma verdadeira mousse de chocolate! Beijinhos

      Eliminar
  13. Eu vi também há já coisa de um ano o uso da água do grão e fiquei bastante curiosa, mas depois acabei por esquecer. Agora voltaste a despertar a minha curiosidade porque a mousse fica mesmo com óptimo aspecto! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das mousses de chocolate saudáveis que eu mais gostei até hoje! Beijinhos

      Eliminar
  14. fica mesmo muito boa. também já experimentei e fiquei fã! ;)
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  15. Fiquei curiosa em relação a usar a água de cozedura, sou pessoa para experimentar :D
    Até porque esta mousse está de babar!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! Tenho a certeza que vais adorar! Beijinhos

      Eliminar
  16. Nunca na minha cabeça surgiria esta receita! A água de cozedura do grão para uma mousse de chocolate? :O UAU! :)
    Pelo aspecto parece-me super cremosa!

    ResponderEliminar
  17. Mas que interessante ideia. Não conhecia; mas vou experimentar. Aqui por casa todos gostam de chocolate. E, o aspeto: dá vontade de comer. Bj

    ResponderEliminar
  18. Olá Elisabete, fazes comida e doces saudáveis dás dicas maravilhosas de que gosto muito, mas esta de fazer mousse com agua de grão nunca me passaria pela cabeça. Adorei a ideia assim que puder vou fazer. A agua do grão têm que estar fria ou pode estar morna? e a agua têm que ser passada pelo passador ou não é necessário? Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso sempre a água fria, nunca experimentei morna por isso não sei dizer se resulta, é uma questão de se experimentar. Se a água não tiver as "casquinhas" do grão não é necessário coar. Espero que gostes! Acho uma mousse deliciosa! Obrigada pelo carinho! beijinho

      Eliminar
  19. Elisabete, que excelente ideia!! E pelos visto resulta na perfeição.
    Estamos sempre a aprender coisas novas e esta desconhecia por completo.
    Vou ter de experimentar, pois fica com um aspeto bem delicioso.
    Beijinhos e obrigada pela partilha,

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que primeiro se fica um pouco incrédulo com esta receita, mas garanto que resulta e que fica uma mousse bem intensa e deliciosa! Beijinhos

      Eliminar
  20. Excelente receita parabéns pela originalidade, irei experimentar!
    Beijinhos
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!