Empadão de Carne




Empadão é uma daquelas comidas que podemos designar como comida de conforto. Como vocês já sabem o tradicional puré de batata cá em casa passou a ser substituído por puré de couve-flor. Não significa que não faça puré de batata mas isso acontece muito esporadicamente. Já vos mostrei aqui o empadão de atum. Desta vez apeteceu-nos um empadão de carne. No entanto queria dar um toque diferente ao empadão! Apenas juntei cenoura para dar ao puré esta cor amarelinha e se querem que vos diga acho que ficou muito apelativo e super saboroso! E esta é também a minha sugestão para a rubrica da Marta do blogue Intrusa na Cozinha que tem a cenoura como ingrediente este mês!


Empadão de Carne:


Puré de Couve-Flor e Cenoura:

1 couve-flor bem grande (ou duas pequenas);
3 cenouras pequenas;
meia cebola;
1 dente de alho;
150 ml de leite;
1 pitada de sal;
noz-moscada;
50gr de queijo da ilha;

Na bimby coloca-se a couve-flor partida em pedaços e as cenouras picadas, junta-se a cebola, o alho, o leite, o sal e programa-se 40 min./90º/Vel.2. Findo o tempo, escorre-se o leite, junta-se raspa de noz-moscada e o queijo da ilha. Programa-se 2min./90º/vel.2. Por fim tritura-se tudo 20seg./vel.10. 


Recheio de Carne:

600gr de carne de bovino picada;
1 dente de alho;
1 cebola picada;
4 cenouras raspadas finamente;
1 lata de tomate troceado;
sal q.b.;

Num tacho coloca-se a cebola, o alho, a cenoura e a carne e deixa-se cozinhar. Tempera-se de sal e junta-se o tomate e deixa-se cozinhar mais um pouco até a carne estar no ponto. Por fim retira-se do lume e monta-se o empadão colocando uma camada de puré no fundo da travessa, depois uma camada de carne e por fim uma camada de puré. Vai ao forno alguns minutos. Serve-se quente acompanhada de salada.

Nota: se preferirem uma versão mais rápida podem montar o empadão e não levar ao forno, fica ótimo na mesma.

30 comentários:

  1. A minha refeição preferida!
    Já fiz de couve flor!!! Bj

    ResponderEliminar
  2. Gosto de empadão de carne e de bacalhau!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Um puré diferente mas imagino que fique muito bom.
    Gostei da apresentação do empadão , ficou lindo.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Não tenho jeito nenhum para estes empratamentos! Beijinhos

      Eliminar
  4. Minha querida adorei esse teu puré!
    Está com um aspecto delicioso :)
    Imagino que o empadão tenha ficado óptimo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Modéstia à parte acho que ficou muito bom! Beijinhos

      Eliminar
  5. A apresentação ficou linda amiga!
    Como é bom iniciar a semana com uma receita gostosa e linda assim!

    Abençoada semana junto a sua família ♥

    ResponderEliminar
  6. Adoro empadão é tão reconfortante e assim saudável ainda melhor. Beijinhos. Boa semana
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim temos o conforto e podemos comer sem peso na consciência! Beijinhos

      Eliminar
  7. Uma excelente ideia trocar o puré de batata por couve-flor, tenho de experimentar um dia deste, adorei a sugestão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bom! Menos pesado e delicioso na mesma! Beijinhos

      Eliminar
  8. Adoro empadão e essa apresentação assim fica muito bonita! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma tentativa (muito) fraca de um prato gourmet!! Beijinhos

      Eliminar
  9. Que lindo ficou o teu puré. Nunca experimentei com couve-flor, mas tenho uma no frigorífico e fiquei cheia de vontade de fazer esta receita.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa todos gostamos mas eu e o meu filho mais velho adoramos mesmo este puré! Beijinhos

      Eliminar
  10. adoro todo tipo de puré o teu ficou mt bonito parabens pela presentaçao mt bonita bjs bs

    ResponderEliminar
  11. Oi Elisabete, bt!
    Ficou tão lindinho o seu empadão que eu acho que ia ficar com pena de comer, mas eu ia comer pq deve ter ficado muito delicioso. Hummmm!
    kkk
    Bjssss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  12. EU adoro puré de couve-flor, não sei como nunca me passou pela cabeça fazer empadão com ele, muito obrigado pela dica!
    Nunca fiz esse puré com cenoura, mas também hei-de experimentar :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica ótimo no empadão! A cenoura confere cor e um sabor ligeiramente diferente e muito agradável! beijinhos

      Eliminar
  13. Ficou com um aspecto maravilhoso!!!!

    ResponderEliminar
  14. Olá doce amiga,
    empadão para mim é comida da boa, comida daquela que lembra a mãe ou a avó, comida de família, que sabe bem, que conforta, que satisfaz! Adoro.
    Faço muitas vezes empadão, de carne, de peixe, de atum, de legumes, basicamente como forma de aproveitar sobras e agradar aos pequenotes e graúdos. E faço muitas vezes com cenoura também, porque adoro a cor e o sabor que a cenoura confere ao puré :) Acho que fico delicioso!
    Minha linda não aches que a tua receita não é nada de especial como escreveste no meu blog, porque é maravilhosa, e é uma receita que eu adoro!
    Beijo enorme e obrigado por quereres e conseguires marcar presença na rubrica (calculo o quão difícil terá sido!)
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa todos gostamos de empadão também, seja do que for! E desde que experimentei com puré de couve-flor que faço imensas vezes pois fica menos calórico e muito saboroso na mesma!
      Acho mesmo que não é nada de especial! Gosto sempre que seja algo mais elaborado ou mais inusitado! Mas não tem mesmo sido possível melhor. E também não gosto de limitar-me a participar com receitas que já cá estejam no blog pois acho que a ideia é aproveitarmos a rubrica para fazer algo e, embora já o tenha feito no início, não acho justo ir pela via mais fácil! Espero um dia ter disponibilidade para poder fazer receitas mais giras para a tua rubrica! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!