Bolo Mármore de Banana e Chocolate (do Marco)


























Passo a vida a guardar receitas que vou experimentando quando tenho oportunidade. Depois há aquelas que nem chegam a ser guardadas pois não resisto a experimentar na hora! Foi o caso deste bolo que vi o Marco fazer no programa A Tarde é Sua. O bolo não leva açúcar, não leva farinha, não leva manteiga. E isso deixou-me logo cheia de curiosidade pois queria perceber se era realmente tão bom quanto parecia! Não, não é tão bom quanto parecia... é muito melhor do que parecia! Este bolo é uma autêntica delícia! É docinho, húmido e tão saboroso! Não dá para acreditar que é saudável! Estou apaixonada por esta receita! Pretendo repetir juntando o chocolate na massa toda, também vai ficar maravilhoso!


Bolo Mármore de Banana e Chocolate (do Marco):

4 bananas bem maduras;
60gr de sultanas (usei douradas);
3 colheres de sopa de óleo de coco derretido;
3 colheres de sopa de leite;
4 ovos;
75gr de farinha de aveia;
60gr de farinha de coco;
1 colher de sobremesa de fermento em pó;
100gr de chocolate negro;
1 colher de sopa de óleo de coco;

Numa taça coloca-se as bananas e as sultanas e tritura-se bem com a varinha mágica. Junta-se o óleo de coco e o leite e mistura-se. Noutra taça coloca-se os ovos e bate-se com a batedeira. Junta-se o preparado de banana e bate-se para misturar. Incorpora-se as farinhas e o fermento. Divide-se a massa em duas partes. Derrete-se o chocolate com 1 colher de óleo de coco e junta-se a uma das partes de massa e mistura-se bem. Coloca-se numa forma untada e enfarinhada alternando as massas. Vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos. Retira-se, deixa-se arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

Nota: pode decorar-se com chocolate derretido e rodelas de banana.

Rende 12 fatias

50 comentários:

  1. Adoro bolo mármore, a lista de ingredientes agradou-me.
    O aspecto esta delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Um bolo lindo e saudável que faz a alegria de muitos paladares.
    Eu sou como você guardo as receitas que me agradam para testá-las.
    Amei as fotos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Adorei adorei, a minha mãe não perde um programa dele e depois partilha as receitas comigo!!
    Está com muito bom aspecto!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  4. Primeiro tenho que te dizer que o bolo está lindíssimo, tanto exteriormente como interiormente. :) E deve ser mesmo bom como dizes. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Deve ser super bom pois essa fatia da agua na boca humm bem que comia um bocadinho hai que golosa hehe bjs

    ResponderEliminar
  6. Também fiquei curiosa com a receita quando a vi mas agora com tantos elogios ainda fiquei mais. Um dia experimento :)
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo o bolo e esta com uma consistência perfeita!
    Obrigada pela sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Apetece provar por isso levo a receita!
    bj

    ResponderEliminar
  9. Uau! Fantástico! É mesmo uma receita a fazer!
    Beijinho e bom fim de semana!
    Joana

    ResponderEliminar
  10. "O bolo não leva açúcar, não leva farinha, não leva manteiga".

    Ahhhhh... tem outras farinhas... entendi!

    Muito interessante essa receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando digo que não leva farinha, refiro-me a farinha refinada. Neste caso leva a de aveia que é muito mais saudável! Obrigada pela visita!

      Eliminar
    2. Oi Elisabete, bt!
      Que loucura de bolo, hummmm, estou babando de verdade só de olhar p/as fotos. Tentação! kkk
      Bjssss amiga

      Eliminar
    3. Garanto que é mesmo bom! Beijinhos

      Eliminar
  11. Gostei! Gostei! Adorei! Vou experimentar...já que o mais novo ataca os bolos ferozmente; que sejam mais saudáveis :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus filhos adoraram! Na verdade é tão bom que nem parece saudável! Beijinhos

      Eliminar
  12. Gosto muito de bolo mármore, mas esse ficou-me mesmo no olho, acho que vou saltar da cama e como hoje é feriado, tenho que ir às compras vou levar a dica e fazer, depois logo te conto. Apesar de não gostar de banana nos bolos, vou fazer tudo direitinho.
    Beijinho grande Elisabete.😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este bolo superou as minhas expectativas! Mas eu gosto de banana nos bolos! Talvez até se possa substituir por outra fruta! Beijinhos

      Eliminar
  13. Deve ser delicioso! :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  14. Também vou querer experimentar!!! Ficou tão bonito!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É super fácil e super delicioso! beijinhos

      Eliminar
  15. Adoro este género de bolos!
    Sem açúcar, sem manteiga e sem farinha e ficam tão bons :)
    Esse está delicioso! Adoro o marmoreado.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Bolo mármore é o preferido do meu pai, esse ficou com tão bom aspecto, tenho de experimentar! =)

    Quero mais uma vez agradecer a receita das panquecas de abóbora, que já postei no meu blog, sinto-me obrigado a isso porque tornou-se numa receita cá de casa, já as fiz umas 4 vezes, ficámos fãs, completamente rendidos! <3

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mesmo a pena experimentar pois é delicioso!
      Não tens de agradecer, eu é que agradeço por teres experimentado e fico sobretudo muito feliz que tenhas gostado! Hás-de experimentar as de batata doce que publiquei recentemente, são muito simples e rápidas e deliciosas também! Beijinhos

      Eliminar
  17. Ficou Maravilhoso o seu bolo!!! Essa combinação banana com chocolate é muito saborosa e o meu marido AMA, farei com certeza! Adorei a sua receita!!! Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro a combinação de banana com chocolate! É irresistível! Beijinhos

      Eliminar
  18. O bolo ficou muito bonito, aprecio bastante este tipo de bolos principalmente aos pequenos almoços, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este encaixa-se muito bem no pequeno almoço! Beijinhos

      Eliminar
  19. Que bolo bonito! E ainda mais: saudável. Realmente irresistível. YUM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom, mas tão bom que é difícil acreditar que é saudável! Beijinhos

      Eliminar
  20. Ai que bolo tão bonito!!! E eu que nunca fiz um bolo mármore?!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Passei por aqui p/deixar bjs e decidi pegar mais uma fatia dessa delícia ok? Kkk💋😍

    ResponderEliminar
  22. Querida Elisabete: ficou um bolo bem bonito e com aspeto delicioso. Há receitas que não nos saem da cabeça mesmo e é tão bom vermos que não nos enganamos.Para comer sem culpas.
    Bjn e votos de um feliz Natal
    Márcia

    ResponderEliminar
  23. Antes demais, a foto está belíssima. Deve ser muito saboroso. Bjs ;)

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!