Rolo de Carne Recheado













Como já vos disse várias vezes, ao fim de semana procuro fazer umas refeições mais caprichadas! No entanto, tenho sempre o cuidado de não serem demasiado engordativas! É importante haver essa preocupação e esse equilíbrio pois não vale a pena andarmos a semana inteira a fazer dieta para depois chegar ao fim de semana e estragar tudo! Não queremos andar a trabalhar para o boneco mas também não queremos (nem devemos) viver infelizes e um pequeno excesso de vez em quando não tem importância! Quer dizer, na verdade um pequeno excesso de vez em quando até tem bastante importância pois ajuda a mantermos-nos focados e empenhados em levar um estilo de vida mais saudável! Vocês também já sabem que gosto de receitas simples, de fácil execução e que encham o olho! Para o fim de semana escolhi um rolo de carne! Pode parecer complicado mas é na verdade algo muito simples de preparar! E enquanto está no forno podemos preparar os acompanhamentos, pôr a mesa e lavar a louça que se sujou na preparação! E se preferirmos, podemos fazer o rolo e congelar em cru e assim teremos sempre algo pronto a cozinhar num dia em que não tenhamos tempo ou em que apareçam visitas. Alguém por aí costuma fazer?! Se nunca fizeram, assim que experimentarem não vão querer outra coisa!


Rolo de Carne Recheado:

1kg de carne de vitela + 1/4 de linguiça picante (picados juntamente);
uma pitada de sal;
uma pitada de malagueta moída;
um pitada de mistura de 5 pimentas moídas;
uma pitada de alho em pó;

6 fatias de fiambre;
6 fatias de queijo da ilha;
espinafres frescos q.b.;

Numa taça coloca-se a carne, tempera-se com o sal, a malagueta, as pimentas e o alho em pó e envolve-se bem. Coloca-se sobre papel vegetal (também pode ser alumínio ou película aderente) e espalha-se, calcando e alisando a superfície até formar um retângulo (o meu tinha 28x35cm). Por cima da carne dispõe-se as fatias de fiambre, de seguida as de queijo e por fim as folhas de espinafres. Com cuidado enrola-se e aperta-se bem (eu polvilhei com farinha de mandioca mas esta parte é opcional, fica igualmente bom sem nada). Numa travessa coloca-se um fio de azeite e meia cerveja. Coloca-se o rolo na travessa  e vai ao forno pré-aquecido a 200º durante 45 minutos. Retira-se e serve-se quente. Acompanhei com arroz basmati com açafrão, e salada simples!

Nota: podem comprar a carne inteira e picá-la em casa, mas como no talho não me cobram mais por isso aproveito e já trago picadinha para adiantar serviço! Usei vitela mas podem usar porco, frango ou até uma mistura de ambas. Se preferirem podem não usar a linguiça mas acho que confere um gostinho especial! Quanto ao queijo já sabem que não troco por outro! E podem temperar a carne com aromáticas ao vosso gosto.

Rende cerca de 16 fatias

17 comentários:

  1. Também costumo fazer só não junto espinafres , ás vezes enrolo em massa folhada fica tão bom!
    Esse já era bem vindo para o almoço.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos rechear com imensas coisas, fica sempre bom! Gosto de fazer em casa porque assim sei o que leva e tenho a garantia da carne ser sempre fresca! Beijinhos

      Eliminar
  2. Que delicia! Amei teu blog culinário tem receitas maravilhosas, todas bem organizadas. Beijos

    http://encantosdasil.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá, Elisabete!
    Nos finais de semana eu também gosto de caprichar nas refeições a família agradece,rsrs.
    A carne de vitela é super macia e saborosa, porém é um pouquinho mais cara mas vale apena pois o sabor é muito bom!
    O teu rolo ficou lindo, amei a receita e apresentação do prato!

    Beijos, ótimo fim de semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui encontramos carne em promoção algumas vezes devido às concorrências, por isso eu aproveito sempre. Este rolo é bom até para fazer para festas e jantares de família/amigos pois podemos preparar com antecedência e no dia é só cozinhar e impressionar! Beijinhos

      Eliminar
  4. Oi Elisabete, bt!
    Que delícia. Eu amo esse rocambole, me deu até vontade da fazer no FDS kkk
    Acho que vou fazer mesmo!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa gostamos muito, é bem fácil e fica sempre delicioso! Beijinhos

      Eliminar
  5. Ai Elisabete então não é que acabei de fazer um para o jantar de hoje à noite? Foi transmissão de pensamentos :D A única diferença é que coloco bacon à volta!
    Beijinho e bom fim de semana!
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, eu também gosto tanto com o bacon à volta! Mas como este já tinha chouriço, fiambre e queijo fiquei-me por aí! O que vale é que é uma refeição de fim de semana, menos mal! Beijinhos

      Eliminar
  6. Ai amiga, estou em falta contigo...Mas tem sido uma semana terrível. A princesa cá de casa tem estado doente e tem sido quase impossível fazer o que quer que seja.

    Que delicia, tem um aspecto maravilhoso. Gosto disto, gosto de te ver por aqui. E as fotos? Cada vez mais bonitas...Tens que me dar umas aulinhas... beijinhos muito especiais

    Mudei o género de comentários do blog. Já podes comentar ;)

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha também, este noite estava cheia de febre. E os resto da malta está toda gripada. Estas mudanças de estação são terríveis.
      As fotos nunca me deixam satisfeita, mas enfim, uns dias são melhores outros dias são piores.
      Fizeste bem, assim fica acessível a quem quiser comentar! Já lá vou! Beijinhos

      Eliminar
  7. Gosto muito de rolo de carne, e esse tem um aspecto fabuloso, mas infelizmente nunca fiz em casa. Quem sabe um dia arranjo coragem e experimento! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil e dá menos trabalho do que parece! E podemos rechear mesmo ao nosso gosto! Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá,
    Nunca fiz rolo de carne em casa..principalmente porque a minha irmã faz um que é uma verdadeira delícia e como o faz tão bem ninguém se atreve a fazer ☺
    O teu ficou com um aspeto bem apetitoso.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devias experimentar fazer um, quanto mais não seja pela experiência! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!