Brownies de Cacau e Manteiga de Amendoim
















Estou de volta! Despedi-me com um bolo de chocolate e regresso com um bolo de chocolate! Já lá vão três meses desde que me ausentei aqui do blog. Não vos vou maçar com o relatório do que se passou durante o tempo em que andei desaparecida. Mas quero que saibam que tive muitas saudades deste meu cantinho e tive, também, muitas saudades dos vossos comentários. Embora não tenha comentado, visitei-vos frequentemente. Por muito que queira, não consigo desligar-me completamente! E é tão bom estar de volta!
Queria trazer-vos algo especial. Como já vos disse várias vezes, as sobremesas que eu mais gosto são brownies e cheesecakes de forno. Não há nada que me tire do sério tanto como estes dois pecados! Babo-me só de pensar! Como já não fazia nem comia brownies há bastante tempo, não foi difícil escolher. Tinham de ser densos, húmidos e gulosos, mas saudáveis, já sabem! Mas até mesmo os doces saudáveis não são inocentes. Há que comer com moderação! Estes brownies são pouco doces mas para quem gosta de manteiga de amendoim, são fantásticos!


Brownies de Cacau e Manteiga de Amendoim:

150gr de iogurte grego natural;
1/4 chávena de leite;
1 ovo;
1/2 chávena de açúcar de coco;
1 colher sopa de mel;
1/2 chávena de cacau;
1/2 chávena de farinha de aveia;
1 colher de chá de fermento em pó;
1/3 chávena de manteiga de amendoim;

Coloca-se todos os ingredientes (excepto a manteiga de amendoim) num processador e mistura-se bem (líquidos primeiro, secos depois). Amolece-se a manteiga de amendoim no microondas e coloca-se por cima da massa criando um marmoreado com o auxílio de um palito (ou até mesmo de uma faca mas com cuidado para não misturar com a massa). Verte-se na forma e vai ao forno pré-aquecido a 175º, cerca de 20 minutos. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer completamente antes de cortar.

Nota: a forma  que utilizei tem 16x16cm.

Rende 9 doses

30 comentários:

  1. brownies com manteiga de amendoim...gosto tanto....que aspeto tão bom.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Muito bem vinda de novo. Já estava com saudades das tuas receitas. Eu estive como tu, muito desaparecida e esta semana vou mesmo tentar voltar ao blog. Ao contr+ario de ti, acabei mesmo por me desligar da blogosfera e agora sinto-me um pouco em dívida para com quem me visita mas aos poucos vou visitar todos, sem falta.
    Quanto à tua escolha para regresso, não podias escolher melhor. Embora eu não seja uma "browniaolic", não resisto a chocolate e manteiga de amendoim por isso, lá vai esta receita para os favoritos, com esperança de fazer em breve já que a vontade de ir novamente para a cozinha fazer coisas novas está a regressar aos poucos novamente ^_^
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha mesmo muitas saudades! Não sei por quanto tempo vou ficar, mas por agora cá estarei! Esta é uma receita muito rápida de fazer, aliás como todos os brownies em geral! Os gulosos acharão estes pouco doce, mas quem quiser pode juntar mais açúcar ou mel! Beijinhos

      Eliminar
  3. Querida Elisabete que bom que estás de volta, sentia mesmo falta das tuas receitas e de ver estas tuas lindas fotos. Voltaste em força pois este brownie parece ser delicioso e tem um aspecto de ir aos céus. As fotos estão também um espectáculo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! Obrigada querida Inês! As fotos nunca me satisfazem! Ainda por cima com o tempo que estive parada parece que perdi o pouco jeito que tinha. Os brownies não são muito doces, mas são bem intensos. Eu habituei-me aos doces pouco doces, por isso para mim está no ponto! Beijinhos

      Eliminar
  4. Que bom que estás de volta querida Elisabete!
    Já fazias falta por cá!
    Gosto dos teus brownies! Bonitos e com um marmoreado encantador :)
    Devem ser óptimos.
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou muito feliz por estar de volta! Os brownies desapareceram num instante! Beijinhos

      Eliminar
  5. Querida Elisabete: ainda bem que já estás de volta. Senti muito a tua falta, dos teus gentis comentários e palvaras de simpatia, para além ,claro, das tuas deliciosas receitas. Estes brownies estão maravilhosos. Lindos com o swirl de manteiga de amendoim e com um aspeto húmido irresistível.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! Também tinha saudades! beijinhos

      Eliminar
  6. Bem vinda querida Elisabete =) Já tinha saudades de vir visitar as novidades deste seu cantinho e ver comentários seus!! Terminou com uma excelente receita e recomeçou com outra ainda melhor eheh também eu adoro brownies :P Estes ficaram com um delicioso aspecto! As fotos estão lindas também!
    Pode-se dizer... um regresso em grande!

    Grande beijinho

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É generosidade tua mas obrigada! Eu não consigo resistir a brownies! Beijinhos

      Eliminar
  7. Bem vinda e que regresso delicioso!!
    Uma maravilha, adorei!
    Beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Tão bom, hoje chegar aqui e te ver por cá novamente, senti a tua falta, dos deliciosos pratos que partilhas connosco, bem vinda ao mundo da blogosfera.
    Chegas-te e muito bem, adorei esses bolinhos brownie, quem me dera poder jogar a mão e tirar um...
    Vou levar a receita para a filha ver e executar.
    Beijinho grande e não nos deixes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava com muita vontade de voltar! Ficarei enquanto puder! Um grande beijinho

      Eliminar
  9. Alô, que regresso em grande. Já tinha pensado em ti e em mandar um email. E voltaste com um bolinho tão guloso. Vou levar a receita, porque é mesmo como eu gosto. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bolo simples, pouco doce mas que satisfaz o pecado da gula! Beijinhos

      Eliminar
  10. Finalmente amiga! Fico tão feliz que tenhas regressado. É de coração cheio de felicidade que vejo que continuas por aqui. Que belos brownies, deliciosos certamente. Desculpa de só te vir dar as boas vindas agora. Mas estás sempre no meu coração, tu sabes disso. beijinhos e muitos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, vens sempre a tempo! Sabe bem estar de volta mesmo que não saiba quanto tempo vou poder ficar. E sabe melhor ainda receber os comentários de pessoas tão especiais. Beijinhos

      Eliminar
  11. Vim agradecer o teu comentário no meu blogue e dou "de caras" com estes meninos... maravilha! Vou experimentar e depois conto como correu ;)
    E muito obrigada pelo carinho e motivação. de coração! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficou muito lindo esse bolo!!! Adorei a sua receita!!! Bjks

    ResponderEliminar
  13. Ai que os meus olhos ficaram aqui...brownie e manteiga de amendoim é perfeito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chocolate e manteiga de amendoim realmente são uma tentação! Beijinhos

      Eliminar
  14. Adorei! Nunca fiz manteiga de amendoim em casa. Será que fica igualmente bom com manteiga de amêndoa? (Ando sempre à procura de alternativas para o meu filho para não comprar bolos e bolachas de compra!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica ótima, é muito parecida com a manteiga de amêndoa. Os meus filhos adoram as manteigas caseiras! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!