Bolo de Chocolate e Grão-de-Bico













Durante estes dias após a tragédia de Pedrógão Grande não me pronunciei sobre o assunto. Soube da notícia no dia em que tudo começou a acontecer mas no momento acho que não consegui assimilar. Nessa noite havia uma festa junto à minha casa, uma festa antiga que se perdeu e que a população está agora a tentar recuperar. Durante todo o dia até à 1 da manhã estive sempre na minha cozinha a preparar algumas iguarias que me comprometi a fazer para a festa. Lembro-me de a determinada altura da noite o meu pai me comentar que tinha havido um incêndio e que já tinham morrido 19 pessoas. Achei eu que ele estaria ainda a falar do incêndio da torre de Londres (algo que me chocou bastante, também). Às 2 da manhã pude finalmente sentar-me no sofá para descansar um bocadinho, liguei a televisão e qual não foi o meu espanto quando percebi que afinal o fogo de que ele me falara era em Portugal e já havia feito mais vítimas para além das que ele me relatara. Naquele momento gelei. Nem consegui raciocinar. No dia seguinte quando acordei, a primeira coisa que fiz foi ver as notícias sobre o incêndio de Pedrógão. Havia já 48 vítimas mortais. O meu sentimento naquele momento era agridoce. Se por um lado estava tão feliz pelo sucesso da festa que todos se empenharam tanto em organizar, por outro lado sentia-me tão triste por saber que ao mesmo tempo que festejávamos estavam outras pessoas a sofrer, a morrer queimadas pelo fogo e sufocadas pela nuvem tóxica de fumo. Não conhecia nenhuma das vítimas, pelo menos que eu saiba. Mas sinto-me profundamente triste. Não imagino sequer o sofrimento e o desespero de quem viveu o momento, a dor e o desespero de pais a verem os seus filhos a morrer sem nada poderem fazer para os salvar, nem o sofrimento de quem sobreviveu com marcas da tragédia, nem tão pouco o sofrimento de quem perdeu os seus. Saber que muitos estiveram no lugar errado à hora errada deve ser de uma dor sem fim. Voltar ao lugar onde tudo aconteceu e ver tudo fustigado pelo fogo, saber que ali tanta gente perdeu a vida de forma trágica, deve ser desolador. Não imagino a dor e o cansaço de quem ali está combatendo arduamente os fogos para salvar casas e salvar vidas. Não imagino o sentimento de quem encontrou e de quem esteve no terreno a recolher os corpos ou o que sobrou deles. Sim, porque os bombeiros e os profissionais que ali estão em trabalho ou em missão são humanos. Por mais bem preparados que estejam para este tipo de cenário, também sofrem. Eu sei que na vida nem tudo é a cores. Sei que a vida tem muitas pinceladas de preto e branco. Já tive várias na minha vida também. Ouço muitas vezes a frase: "a vida prossegue". Eu sei que sim, tem de ser. Mas eu não consigo ficar indiferente à dor dos outros e de momento não consigo continuar aqui a fingir que nada aconteceu. Por isso irei fazer uma pausa aqui no blog. Preciso de passar mais tempo de qualidade com a minha família. Quem tem blog sabe o quão exigente pode ser partilhar diariamente. Embora eu adore fazer isto, quero poder estar completamente disponível para a minha família. Nunca sabemos o que nos reserva o dia de amanhã, por isso sinto sinto necessidade de por um tempo eu ser só deles e eles serem só meus. Espero que compreendam. Mas não vou sem antes vos deixar mais uma receita. Um bolo que mal vi, tive logo de fazer! Veio de Lume Brando e é tão bom quanto eu pensava! Não é muito doce, mas tem um sabor intenso a chocolate. Todos adoraram! Fiz apenas metade da receita (foi mais do que suficiente) e apresento-a tal qual como fiz! Espero que gostem! É apenas um até já!


Bolo de Chocolate e Grão-de-Bico:

meio frasco de grão-de-bico cozido;
2 ovos grandes;
50gr de açúcar mascavado;
100gr de chocolate negro;
meia colher de chá de fermento em pó;

Num processador tritura-se o grão. Junta-se os ovos e o açúcar e tritura-se novamente até ficar cremoso e homogéneo. De seguida derrete-se o chocolate no microondas durante 30 segundos. Junta-se ao preparado de grão juntamente com o fermento e tritura-se novamente para envolver bem. Verte-se numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com cacau. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos. Retire, deixe arrefecer ligeiramente e desenforme. Pode-se cobrir com chocolate negro derretido.

Nota: em vez de açúcar mascavado pode-se usar açúcar demerara ou açúcar de coco.

75 comentários:

  1. Também não comentei sobre este assunto, porque não senti necessidade de o fazer,....pois vejo pessoas que comentem, falam e criticam. Ajudei e contribui dentro das minhas possibilidades e só peço a Deus que ajude as pessoas que sobreviveram,....nem quero imaginar a aflição que estas pessoas passaram,...é terrível,....
    Quanto a dares um tempo no blog, compreendo perfeitamente e eu já passei pelo mesmo. Espero que regresses rápido,.....fiquei curiosa com o sabor deste bolo,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser sido angustiante, de uma agonia imensa. Ninguém merece morrer assim. Todas aquelas mortes me chocaram, mas eu que sou mãe, olhar para aqueles pais com filhos pequenos deixa-me tão triste.
      Quanto ao sabor do bolo, sabe a chocolate! Fica leve, fofo e denso ao mesmo tempo, com um sabor intenso a chocolate, ninguém percebe que levou grão! Beijinhos

      Eliminar
  2. Um inferno... não poderemos nunca imaginar o terror que aquelas pessoas passaram e os traumas que ainda ficarão nos que sobreviveram. Sem dúvida que nos faz pensar. Aguardo o teu regresso. Aproveita bem os teus que não temos nada mais importante na vida. Beijinho e ate já.
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Família e saúde são sem dúvida os bens mais precisos. Beijinhos

      Eliminar
  3. :( Verdade. Tive que fechar olhos e colocar a tv num só canal! O PANDA!!!
    Enfim, não consigo encarar tal realidade.
    Volta quando estiveres pronta para isso que nós cá te esperamos com receitas deliciosas como esta.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Querida Elisabete,
    Aqui no Brasil há dois anos atrás tivemos um desastre ecológico ao qual morreram muitas pessoas, até hoje as famílias que se salvaram estão sofrendo por não terem onde morarem.
    O desastre teve muitos culpados, uma empresa de minério ao qual uma barragem abriu e destruiu uma cidade inteira. Fica perto da minha cidade, umas 2 horas de carro.
    A vida da gente é muito frágil, tantas tragédias acontecem sem a gente esperar, peço a Deus que nos livre sempre desses acontecimentos.
    O teu bolo ficou lindo!

    Beijinhos, ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me bem de ver essa notícia na tv. Era um cenário muito assustador também. Há uns anos a minha casa também esteve em risco por causa da fúria das águas. Graças a Deus não fui muito afetada, mas ouve quem perdeu tudo. Mas tenho a certeza que se tivesse ido dormir à hora que era habitual, acho que teria perdido tudo também. Seja água ou seja fogo, desejo que não aconteça pra ninguém. Beijinhos

      Eliminar
  5. Com grão de bico nunca fiz, eu que adoro bolos de chocolate já fiquei de olho neste.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não tenha testado, creio que com feijão branco (ou até mesmo feijão preto) deve resultar também! beijinhos

      Eliminar
  6. Que bolinho maravilhoso, se é de chocolate só pode ser mesmo muito bom!!!
    Até breve!!!
    Beijinhos.
    http://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Querida Elisabete: faz as pausas que te apetecer. Eu já fiz várias também, pois o blog não deve ser obrigação. O teu bolo parece bem saboroso, ou não fosse de chocolate, e se leva grão-de-bico é bem diferente e original.
    Bjn e até breve
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blog não é de todo uma obrigação, é algo que me dá muito gozo e que faço com prazer! Já não me imagino sem isto! Mas rouba-nos tempo, é um facto. E de volta e meia precisamos de um abanão que nos faça abrandar e dispensar parte desse tempo para outras coisas que também são importantes, em especial para a família. A tragédia de Pedrógão foi, sem dúvida, um grande abanão. A mim fez-me pensar como em poucos segundos tudo se acaba. Não foi comigo, mas podia ter sido. Quero, durante um tempo, preparar as refeições com calma, servi-las quentes e a tempo e horas, sem correrias e sem estar preocupada com as fotos que tenho de tirar para o blog. Porque a minha família merece isso! Eu sei que eles já estão habituados, e que não se importam, mas eu acho que também lhes vai saber bem eu estar mais disponível! Beijinhos

      Eliminar
  8. Fiquei bastante emocionada com o teu texto!

    Quanto ao bolo adorei a sugestão.

    Até já minha querida. beijinhos

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Elisabete, que aspeto bom!!! ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  10. Olá Elisabete gostei do teu texto foi mesmo uma tragédia que dificilmente se vai esquecer. Nós não somos nada temos que aproveitar a vida e o melhor que temos, que é a família que ás vezes por falta de tempo nos esquecemos. Descansa e quando te sentires preparada volta com mais maravilhas saudáveis, como este bolo que deve ser delicioso e tão fácil de fazer.
    Beijinhos boa semana e até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era tão bom que tudo na vida fosse simples e bom como este bolo... Beijinhos

      Eliminar
  11. Acho que sobre essa tragédia, paira sobre todos os nós uma energia estranha, um pesar... não é preciso falarmos para sabermos o que o outro sente em relação a isso.

    Sobre a receita, pareceu-me muito interessante, o bolo não fica muito seco e pesado?
    Parece-me uma receita muito boa para controlar o peso :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso! Fica húmido e fofo, por incrível que pareça! beijinhos

      Eliminar
  12. Que delicia, tenho que fazer. Beijos
    Seguindo o blog
    http://encantosdasil.com/

    ResponderEliminar
  13. Uma combinação curiosa, parece ser muito bom, beijinhos e até já!

    ResponderEliminar
  14. Aqui no Brasil, ficamos sabendo por notícias na TV, ficamos muito tristes e comovidos com a tragédia! :( Sobre seu bolo, está incrível, com uma textura maravilhosa e a cor ficou um espetáculo, essa combinação eu não conhecia é muito diferente! Tenha uma ótima semana!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Uma tragédia muito grande esta que aconteceu. Pensar que num momento estamos aqui e tudo pode desaparecer tão depressa é algo que também a mim me angustia. Fazes muito bem em tirar um tempo para aproveitares ainda mais a tua família, mas olha que vou sentir saudades das tuas receitas. ;) Fazes aqui uma bela "despedida" com um bolo que me deixou de água na boca e que vou ter que experimentar. :) Beijinhos e aproveita muito esta pausa.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Minha querida,
    Infelizmente foi um adormecer e um acordar horrível.
    Aqui ainda foi pior, acordei com a casa cheia de cinzas e com um cheiro insuportável no ar! Liguei a televisão e foi sempre a ver o número de mortes a subir!
    Um horror!
    Depois soube de histórias de pessoas que passaram por aquele inferno e que escaparam por pouco!
    Foi uma notícia tão triste que nos deixou a todos desolados!
    Quanto ao bolinho parece óptimo, bem molhadinho :)
    Imagino que seja uma maravilha.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Que bolo bonito!! Imagino a textura e o sabor :D
    Como eu te percebo, ultimamente tenho partilhado poucas receitas exactamente pelo mesmo motivo, ter um blog exige tempo e dedicação, e a nossa família também, e se tem que haver uma escolha obviamente que é a família :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Como eu te percebo. Não consigo imaginar o terror que todos os que lá estavam viveram e só agora as famílias estão a cair em si e a perceberem tudo o que perderam. Espero mesmo que a ajuda psicológica chegue o mais rápido possível porque eles vão precisar muito, mais do que de dinheiro e outras coisas neste momento.
    Quanto ao blo, vou levar a receita e experimentar em breve, fiquei super curiosa com o grão de bico.
    Agora descansa bastante com a família e depois voltas, estaremos sempre aqui á tua espera ^_^

    ResponderEliminar
  19. Olá... boa tarde.
    Ainda estava de baixa quando começaram os fogos, fui acompanhando as noticias,e as imagens e realemnte não me sei colocar no lugar daquelas pessoas. Que Deus as ajude... e que tudo o que os Portugueses tem feito e dado para os ajudar não seja mal utilizado e que tudo chegue áqueles que precisam.
    - Agora vamos ao teu bolinho.. Uau.. as fotos estão lindas e essa fatia de bolo parece ser mesmo de lamber os dedinhos todos.
    Vou levar a receita e fazer o bolo sem dizer à Joana do que é feito :)
    Raizparta a rapariga que nunca vi ninguem tão esquesitinho com a comida.
    Beijinhos grandes..
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tomara que tudo chegue ao destino e seja aplicado da melhor forma.
      O bolo não é muito doce, mas tem um sabor bem intenso a chocolate, o que é ótimo para quem gosta de chocolate. Mas para os mais gulosos pode-se pôr um pouco mais de açúcar ou usar açúcar amarelo para ficar mais docinho. Beijinhos

      Eliminar
  20. Que situação horrível foi aquela que aconteceu à quinze dias atrás :( Espero que Deus ajude aqueles que ficaram <3


    Relativamente ao bolo, ficou fantástico, nunca tinha visto a receita de um bolo que juntasse o grão e o chocolate, mas parece-me muito bem. A textura que resultou parece-me deliciosa!!

    Grandes beijinhos

    Bom fim-de-semana

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  21. Oi Elisabete, bt!
    Que diferente esse bolo, fiquei super curiosa p/experimentar kk. Ficou lindo!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  22. Ai que perdição tão gulosa!
    bjns

    ResponderEliminar
  23. Olá querida Elisabete,
    É verdade, é uma realidade bastante dura a que se vive em Pedrogão. Eu também não imagino a angústia que é e tudo o que aquilo envolve. A vida nem sempre é colorida como dizer mas nenhum ser-vivo deveria passar por isto!
    É verdade o que dizes, temos que passar tempo de qualidade com os nossos. Às vezes ficamos tristes com certas coisas sem jeito nenhum. Um beijinho e boa pausa. quanto ao bolo, levo a minha parte.

    ResponderEliminar
  24. Olá, querida Elisabete!
    Tudo bem por aí? Estou sentindo falta de você e de suas postagens!
    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
  25. Uma combinação diferente mas com resultados seguramente deliciosos. "Olha-me" só este aspeto :) :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom para quem gosta do sabor intenso a chocolate! beijinhos

      Eliminar
  26. Agora deixaste-me curiosa com este bolinho de grão-de-bico. Vou ter de experimentar!
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  27. Olá Elisabete!
    Você me surpreendeu agora com esse bolo! Nunca tinha visto bolo com grão de bico é achei mt interessante. A textura do seu bolo está incrível, encantadora.
    Desejo um bom descanso e bons momentos com família! :)
    Grande beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estranho que há tempo nada haja de postagem recente. O incêndio foi horrível, mas espero não ter nada a ver com vocês. Gosto imensamente da cozinha portuguesa - mas grão de bico para bolos eu não conhecia. Vou tentar fazer. Maravilhosa é a receita da lasanha de bacalhau com a abobrinha. Parabéns! Abraço fraterno. Laerte.

      Eliminar
  28. Bom dia!
    Como vês, também eu tenho andado desaparecida. Não só pelas atividades a que me dediquei retomando parte da minha vida após a maternidade, mas porque o que mais adoro é passar tempo com a minha menina. Por isso, fazes muito bem em dedicar-te à tua família.
    Foi uma tremenda desgraça o que aconteceu em Pedrogão. Desejo que não se repita. Mais importa é acompanhar as famílias vítimas de perdas em vidas ou bens que muitas vezes representam tudo para o seu sustento. Espero que sirva de lição para que possamos dar maior importância ao interior e necessidade de voltar a povoar este lindo país que tem muito mais para oferecer além de belas praias. Pode ser que dentro dos próximos anos vejamos as empresas a situarem-se um pouco mais no interior. Tudo isso, e muitas mais medidas, permitirão prevenir que algo assim se repita. Também gostava que o assunto não fosse esquecido e seja respeitado sem ser mote político.
    Levo comigo esta receita, para preparar com a minha mini-chef!
    Beijinho muito grande e aproveita todos os segundos!

    ResponderEliminar
  29. A vida tem percalços destes. Infelizmente não acontecem só aos outros. Fica bem e volta depressa. Abraço apertadinho. carla

    ResponderEliminar
  30. Lendo os comentários é que tomei conhecimento. Desculpe minha falta. Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
  31. Tragédias que destroem tanta coisa, a nível emocional, a nível de tanta coisa destruída para sempre. Nunca mais vai ser a mesma coisa.
    Esse bolo ficou lindo, mesmo muito bonito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. uma tristeza e um desalennto. Temos todos de superar. E se precisas de tempo, pois que assim seja. Este bolo com grão, sem farinha (não vi mal, pois não?) deve ser maravilhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem farinha nem gordura! Hidratos e gorduras só os naturalmente presentes no ingredientes utilizados! beijinhos

      Eliminar
  33. Olá Elisabete.
    Não sei como perdi esta delicia, mas nessa altura andei um pouco leste com tanta tragédia.
    Acho que deve ficar uma boa combinação, vou passar a dica à mãe.
    Beijinho grande e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  34. Olá combinação improvável, mas tem muito bom ar :) bjs

    ResponderEliminar
  35. Tenho saudades tuas. Espero que estejas bem. beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Vim cá em busca de novidades! Já tenho saudades dos teus posts...
    Um grande beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!