Tarte Rústica de Maçã






Um dia destes o meu filho convidou os avós para virem almoçar cá a casa. Depois pediu-me para fazer tarte de maçã para sobremesa! Olha que esta! Primeiro arranja convidados em cima da hora sem consultar e depois ainda decide e exige o menu! Mas como eu não gosto nada de cozinhar, fazer-lhe a vontade foi um grande sacrifício!! Claro que não! Na verdade andava já com esta tarte na ideia, ainda por cima como era de rápida e fácil execução, o almoço inesperado acabou por ser a oportunidade perfeita! Recordam-se da massa das azevias que publiquei no Natal? Podem ver a receita aqui. Sobrou um pouco de massa que acabei por congelar. Como gostei tanto da massa achei que tinha potencial para outras receitas, e não me enganei! A base da tarte ficou fina, tenra e estaladiça ao mesmo tempo. O recheio não levou açúcar mas estava bem docinho! Todos gostaram! Bom, as fotos é que ficaram uma desgraça! Como os convidados estavam mesmo a chegar e eu ainda tinha de terminar o almoço (fiz a pota na frigideira que já publiquei aqui), fotografei a tarte mal saiu do forno e como tinha pouca luz ficaram escuras, mas acho que dá para ver! A última foto é da tarte antes de ir ao forno! E com esta receita vos desejo uma boa Páscoa! Volto na próxima segunda-feira!


Tarte Rústica de Maçã:

1 base de massa integral (receita aqui);
1 maçã:
canela em pó q.b.;

Como a massa estava congelada, retirei algumas horas antes para descongelar. Assim que descongelou estendi a massa em formato circular. Optei por deixar a massa bem fina mas podem deixar mais grossa se preferirem. Descasquei a maçã e cortei em fatias e coloquei numa tigela. Polvilhei com canela q.b. e envolvi para que a canela aderisse a todas as fatias de maçã. Dispus por cima da base, dobrei os rebordos da massa, coloquei num tabuleiro com papel vegetal e levei ao forno a 200º durante 15 minutos.

Nota: a receita da base rende imenso, dá seguramente para 3 tartes grandes (optei por fazer uma tarte pequena).

33 comentários:

  1. Ai que querido! Já sabe convidar e organizar o petisco! :) E escolheu muito bem, leva jeito o rapaz!! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Uau.. somente a massa.. maçã e canela? que delicia.. Obrigada por compartilhar tantas delicias... beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só! Tão simples quanto isto! Obrigada eu! Beijinhos

      Eliminar
  3. Poucos ingredientes e uma deliciosa sobremesa, perfeita!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Querida Elisabete, ficou uma tarte bem linda e apetitosa. Eu que aprecio uma bela tarte já fiquei de olho nesta! :) Beijinhos e boa Páscoa.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Oi Elisabete, bt!
    É muito engraçado que eu não gosto de maçã, mas amo muito torta de maçã. Vai entender isso né? kkk
    Gostei da sua torta e é mais uma receitinha que eu levo. Que bom que vc gostou do bacalhau!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro maçã e acho que fica maravilhosa em sobremesas! Beijinhos​

      Eliminar
  6. Olá, querida Elisabete!

    A sua tarte ficou linda, amei o formato!
    Não fico sem maçã, todos os dias como uma pela manhã!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Tarte lindíssima!!!
    Beijinhos, uma Páscoa feliz :)

    ResponderEliminar
  8. A minha Joana adora tartes de maçã assim simples, já eu gosto das que levam creme, e natas, e..e ah ah.. ( depois não quero que o médico me diga que tenho de perder peso...)
    Beijinhos e boa Páscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro qualquer uma! Acho que as tartes de maçã são das mais deliciosas que existe! Beijinhos

      Eliminar
  9. Ahahah, esta foi muito boa. Primeiro convida e depois ainda escolhe o menú.
    Esta tarte é bem fácil e sendo de maçã, sei que ia adorar uma fatia ( ou duas).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura uma pessoa fica meio à toa mas depois até acho graça! É uma tarte simples mas que deu para matar o desconsolo! Beijinhos

      Eliminar
  10. Ficou linda :)
    Boa Páscoa!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  11. Está muito apetitosa tão fácil e rápida de fazer.Beijinhos e Feliz Páscoa
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rápido e saudável é o que se quer por aqui! Beijinhos e Boa Páscoa!

      Eliminar
  12. Gosto imenso de tarte de maçã, mas leva o creme mais elaborado essa é bem simples e rápida.
    Acho que vou passar a dica á Mãe.
    Beijinho grande Elisabete e uma Santa Páscoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito (muito mesmo) das que levam creme, mas essas só mesmo em dias especiais! Para acalmar a gula esta ficou no ponto! Boa Páscoa! Beijinhos

      Eliminar
  13. Eu ando com desesjos de tarte de maçã!!! :)

    ResponderEliminar
  14. Eu não posso ver uma tarte de maçã que fico logo a suspirar ;)
    Boa Páscoa, beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  15. Mais uma deliciosa sugestão :P tão prática de fazer e com um aspecto tão bom!!
    Adoro tartes de maçã, esta não será certamente a excepção!!

    Feliz Páscoa para si e para os seus =)

    Grande beijinho,

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples mas é boa para quem está de dieta! E para quem não está! Boa Páscoa! Beijinhos

      Eliminar
  16. Adoro esta tarte; é simples e deliciosa. E, vai bem em qualquer altura. Bjs ;)

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!