Creme Doce de Arroz



















Viram aqui a minha receita do fim de semana?! Espero que sim! Não é habitual publicar ao Domingo mas queria muito trazer para a mesa da Marta mais uma receita para além da que vos mostrei aqui há uns dias. Andava há imenso tempo para experimentar esta receita, este mês tinha o pretexto perfeito uma vez que a rubrica mensal do blogue Intrusa na Cozinha tem como ingrediente o arroz. Ainda assim estava a ver que não ia conseguir, mas mesmo na reta final consegui! Yeah! Na verdade é uma receita bastante simples, muito fácil e com a ajuda da bimby é ainda mais fácil e rápido! Estou de saída para ir a uma Coroação e de seguida saborear umas belas Sopas do Espírito Santo, mas não podia sem antes publicar esta receita que preparei para o pequeno-almoço. Os miúdos adoraram! Ficam umas papinhas com sabor a arroz doce, no entanto são feitas com farinha de arroz e não com o arroz em grão. Fizeram-me lembrar as papas de mingau/carolo (sêmola de milho) mas numa versão mais leve e cremosa. Apesar de terem sido feitas para o pequeno-almoço são uma boa sugestão para sobremesa ou para o lanche. É também uma excelente opção para o lanche dos bebés e assim evitar recorrer às papas que há no mercado e que estão cheias de açúcar e coisas menos boas. Eu sei que não é nada de especial nem de extraordinário mas é mais uma sugestão simples e saudável que deixo na mesa da Marta! O meu tempo tem sido tão limitado que ultimamente tenho optado receitas simples, rápidas e descomplicadas. Mas não menos saborosas! E como a rubrica da Marta completa já um ano quero aproveitar para dar mais uma vez os meus parabéns à Marta! Desejo do fundo do coração que a rubrica cresça de mês para mês e que tenha sempre muito sucesso!  


Creme Doce de Arroz:

600ml de leite;
60gr de farinha de arroz;
3 colheres de sopa rasas de açúcar demerara;
raspa de limão q.b.;
1 ovo;

Colocar no copo da bimby todos os ingredientes, excepto o ovo, e programar 8min./temp.90º/vel.4. Findo o tempo, bate-se o ovo numa taça com um garfo e junta-se uma colher das papas e mexe-se bem. Programa-se 2min./temp.90/vel.3 e junta-se o ovo já com a bimby em andamento. Quanto terminar verte-se nas taças e polvilha-se com canela. Pode comer-se quente, morno ou frio.

Nota: quem não tem bimby pode fazer o mesmo processo num tacho ao lume utilizando uma vara de arames para mexer. Podem usar mel ou açúcar de coco em vez do açúcar demerara.

Rende 3 taças

33 comentários:

  1. adro adro esta mesmo a meu gosto humm ja te levo uma taçinha para o meu almoço ehheheheh bjs bd

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar e usar leite de arroz!!!bj

    ResponderEliminar
  3. Vou guardar a receita para quando comprar farinha de arroz experimentar. :) É que eu adoro arroz doce e por isso já estou a babar só de pensar neste creme. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Um creme delicioso e leve. Ficou com uma aparência ótima!A minha filha prefere o "arroz -doce" assim. :)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Que excelente aspeto! E as tuas fotos...tens que me dar uma aulinhas. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai querida, és muito simpática! Mas de aulas preciso eu, sou uma nódoa a empratar e a fotografar. É mesmo a parte que mais me custa fazer. Beijinhos

      Eliminar
  6. Que fotos maravilhosas, fiquei a babar Elisabete! :)
    Já tinha saudades de passar por aqui mas acho que engordo só de ver... este creme parece-me altamente cremoso... uau! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu já tinha saudades de te ter por aqui! Sabes que as minhas receitas não engordam por isso podes olhar à vontade! Beijinhos

      Eliminar
  7. Mas que lindas tacinhas :D
    Vou levar uma comigo!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  8. As fotos estão lindas querida Elisabete!
    Eu nunca fiz creme de arroz, pela receita fica melhor do que o arroz doce.

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  9. Mas que bom aspecto. Adoro sobremesas com canela mas tem um senão, só gosto de comer acabadinhas de fazer, bem quentes.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/dia-um-na-cozinha-e-pao-de-queijo-minha.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas papinhas foram comidas ainda quentes! Mas sobrou um nadita e provei depois de frias, são ótimas na mesma! Beijinhos

      Eliminar
  10. Sempre coisas maravilhosas e bem apresentadas neste blogue!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ideia interessante; não sou apreciadora de arroz doce; mas este tem muito bom aspeto. Aliás, no seu blog, tudo tem um excelente aspeto. Parabéns. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada pela simpatia! Beijinhos

      Eliminar
    2. HUmmm que delicia!!! Suas fotos ficaram lindas, deu vontade de comer seu doce!!! Bjks

      Eliminar
  12. De certeza que esta sobremesa ficou deliciosa :P a mim parece-me quase um leite creme com sabor arroz doce eheh se adoro leite creme ainda mais gosto de arroz doce, por isso só posso adorar a receita!!

    Adorei também a referência às festas do Espírito Santo, por aqui também já começaram. Penso inclusivamente que Alenquer tenha sido o berço destas festividades para as várias partes do país.

    Grande beijinho,

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um pouquinho mais denso do que leite-creme, mas não deixa de ser cremoso! É muito bom!
      Por aqui as festas do Espírito Santo vivem-se com muita intensidade, é muito bonito! Beijinhos

      Eliminar
  13. Adoro arroz doce e este creme parece delicioso, as fotos como todas as outras estão lindas. Beijinhos bom fim de semana
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merci! É uma receita para repetir muitas vezes! Beijinhos

      Eliminar
  14. Já agora muitos parabéns pelas receitas maravilhosas que aqui tens. Sim não sabia que também tinhas a parte culinária, adorei. Vou roubar e duplicar a receita adorei.... e tenho um resto de farinha de arroz a pedir para ser usada. Beijinhos e obrigado pelas partilhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus filhos adoram este creme! Quem não está de dieta pode usar açúcar normal, mas esta versão fica muito agradável! beijinhos

      Eliminar
    2. Já fiz adorámos, adorei a ideia para colocar como recheio em bolos, queria colocar aqui uma foto mas não consigo vou enviar para o teu e-mail enquanto não publico no blog. Beijinhos e obrigado pelas maravilhosas partilhas

      Eliminar
    3. Quem bom! Eu é que agradeço! Fico muito contente que tenhas experimentado e que tenha sido do vosso agrado! Nunca tinha pensado em usar como recheio de bolos mas é uma ideia! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!