Granola Aldrabada








Um dia destes fui para fazer granola e percebi que o stock de sementes estava completamente em baixo! Havia apenas aveia, coco, linhaça e sésamo com fartura! Mas não ia fazer uma granola só com isto! Não que tivesse algum mal, nada disso, mas ia ficar uma granola muito pobrezinha! Já a virar costas à despensa bato com os olhos num pacote de mistura de frutos secos. O pacote tinha, entre outras coisas, sultanas e frutas desidratadas, dois elementos que eu adoro ter numa granola! Nem pensei duas vezes. Chamei-lhe granola aldrabada justamente por ter recorrido a um pacote de frutos secos já pronto e não ter sido feita totalmente de raiz! Ficou ótima!


Granola Aldrabada:

flocos de aveia q.b.;
coco ralado q.b.;
sementes de linhaça q.b.;
sementes de sésamo q.b.;
1 colher de sopa de mel;
1 pacote de mix de frutos secos (150gr);

Numa taça coloca-se a aveia, o coco, a linhaça e as sementes de sésamo. Junta-se o mel e mistura-se bem. Coloca-se num tabuleiro e vai ao forno até ficar tostadinho, mexendo de vez em quando para não queimar. Quando estiver pronto retira-se do forno, junta-se o mix de frutos secos e está pronta! Guarda-se num frasco.

Nota: o meu mix de frutos secos era composto por: amendoins, sultanas, papaia desidratada, caju, amêndoa, uva passa, ananás desidratado, coco desidratado e banana desidratada.

26 comentários:

  1. Eu não gosto de papas de aveia, mas nunca experimentei fazer granola, precisamente porque tenho receio de não gostar. Mas esta tua sugestão deu-me vontade de experimentar. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A granola apesar de levar aveia não puxa ao sabor das papas de aveia, aliás nem nos apercebemos que tem aveia, por isso se gostas de cereais acho que vais gostar de granola! Podes sempre fazer uma pequena porção, assim se não gostares não se perde tanto! E até pode ser que o teu pessoal goste! Eu adoro, quer fazer quer comer tornou-se quase um vício! Beijinhos

      Eliminar
    2. É isso que vou fazer! Fazer uma pequena porção...beijinhos

      Eliminar
    3. Depois quero saber se te rendeste! beijinhos

      Eliminar
    4. Depois partilho. beijinhos

      Eliminar
  2. Uma granola aldrabada, mas bem rica,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca fiz granola caseira, sempre compro prontas escolho as light por causa do açúcar.
    Uma pena que as de compras vem mais aveia do que frutos secos. Vou aproveitar a sua receita para fazer a minha granola caseira.

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que depois de você experimentar nunca mais vai querer comprar! Em casa fica realmente fantástica, mais saudável e mais ao nosso gosto! Beijinhos

      Eliminar
  4. Para aldrabada ficou bem boa! Para mim pode ser com iogurte natural e um fiozinho de mel. Vou a caminho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é mesmo como mais gosto, com iogurte! Beijinhos

      Eliminar
  5. tem coco humm esta perfeita hummm bjs

    ResponderEliminar
  6. Aldrabada mas com muito bom aspecto!
    beijinhos.
    http://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/opecadomoraemcasa/

    ResponderEliminar
  7. Tenho sempre granola caseira e vou fazendo um pouco ao sabor dos ingredientes que tenho em casa. A tua deve estar ótima. Também gosto muito de juntar frutos secos e óleo de coco.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu! Abro o armário, vejo o que tenho e toca a juntar! Beijinhos

      Eliminar
  8. Só tirava a fruta desidratada, de resto está óptima :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gostas de fruta desidratada?! Eu adoro e gosto muito de juntar à granola! Beijinhos

      Eliminar
  9. Adoro uma boa granola caseira. :) Também lhe coloco fruta desidratada por norma banana e só não meto passas pois não gosto. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a fruta desidratada faz a granola ficar ainda mais deliciosa! beijinhos

      Eliminar
  10. Gosto muito de granola antes comprava mas desde que experimentei fazer faço sempre e é muito melhor que as de compra. Esta ficou maravilhosa. Beijinhos e bom fim de semana.
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Nunca gostei das de compra! As caseiras são maravilhosas! Beijinhos

      Eliminar
  11. Já fiz granola em casa, mas na altura fiz com algum azeite também (vi assim, e lá experimentei) e fica muito boa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica boa com azeite, com óleo de coco e mesmo sem nenhum deles! beijnhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!