Manteiga de Coco





Gosto muito de manteiga, e como manteiga! Sim, como manteiga! Ao contrário do que se possa pensar, consumir manteiga de vez em quando até faz bem ao nosso organismo. E quando digo manteiga digo mesmo manteiga a sério feita com leite de vaca (manteiga dos Açores, de preferência), e não margarinas ou coisas do género. Mas como disse, consumo manteiga apenas de vez em quando. Então o que é que vou usar para barrar no pão ou nas torradas? O que é que vou usar para substituir a manteiga de algumas receitas? Já vos mostrei uma alternativa que é a manteiga de amêndoa (que pode ser feita com qualquer outro fruto seco), e hoje trago-vos uma outra alternativa que é a manteiga de coco. Eu já tinha feito uma vez e, apesar de ter ficado boa, não tinha ficado exatamente como pretendia. Depois vi a receita da Cristina e achei que aquela poderia ser a receita perfeita. Fica de facto muito melhor! O único problema da manteiga de coco é que depois de solidificar fica bastante dura, por isso às vezes é preciso aquecer ligeiramente para amolecer, mas creio que no verão não teremos esse problema. Fazer em casa não é difícil, também não é demorado e compensa muito. Fiz na bimby que facilita ainda mais o processo, mas quem não tem pode fazer num processador normal, apenas terá de persistir um pouco mais até obter a consistência desejada.


Manteiga de Coco:

2 pacotes de coco ralado (400gr);

Coloca-se o coco no copo da bimby e programa-se 2min./vel.7. Baixa-se o coco que fica nas laterais com uma espátula e programa-se 3min./temp.37º/vel.6. Para-se para baixar o que fica nas laterais sempre que necessário. Findo o tempo programa-se mais 4min./temp.37º/vel.7. Por fim, se acharem que não está cremoso o suficiente podem triturar na velocidade 10. Verte-se em frascos devidamente esterilizados. 

Nota: a manteiga fica cremosa embora se sinta sempre uns grãozinhos de coco, pelo menos foi o que aconteceu com a minha.

Rende 2 frascos

32 comentários:

  1. Ficou uma maravilha e com certeza muito boa...um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Simples, acho que tenho de experimentar!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ia gostar!
    Adoro a manteiga dos Açores! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dos Açores é a minha predileta, sem sombra de dúvidas! E continuo a consumir mas de vez em quando procuro variar! beijinhos

      Eliminar
  4. Andava curiosa acerca da manteiga de coco, pois já experimentei a de amendoim e a de cajú caseira. Esta será a próxima experiência. Será que dá para usar em bolos, por exemplo?
    Fiz hoje o teu empadão de couve-flor e devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendida com o sabor delicioso do puré.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode-se usar em bolos. É claro que nunca dá aquele sabor e consistência amanteigados da manteiga de vaca, mas resulta tal como a manteiga de amendoim.
      Que bom que gostaste! Adoro a cor e o sabor do puré! beijinhos

      Eliminar
  5. Eu também consumo manteiga de vez em quando, acho que não faz mal nenhum desde que não haja exageros. Mas esta de coco parece-me uma óptima ideia!! e eu adoro coco :D

    ResponderEliminar
  6. Olá!!!
    Adoro coco, mas nunca experimentei a manteiga, vou levar a receita ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil e dá para imensas coisas! beijinhos

      Eliminar
  7. hai hai aqui esta algo que sou fan o coco hummm mas a manteiga nao conhecia fiquei coriosa hehheh vou ter que fazer bjs e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  8. Que ideia maravilhosa amiga!
    Eu nunca pensei em fazer manteiga de coco, vivendo e aprendo,valeu!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  9. Ai que coisa tão boa e fácil de preparar para quem tiver a maquineta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também se pode preparar sem ela, mas dá mais trabalho e não fica tão bom! Beijinhos

      Eliminar
  10. Uau, tenho que experimentar porque fã de coco como sou acho que vou adorar! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Oi Elisabete, bt!
    Essa manteiga deve ficar deliciosa, fiquei super curiosa p/experimentar.
    Amiga, eu teria imenso prazer em te enviar uns galhos da pimenta rosa, mas é tanta burocracia nos Correios daqui que a gente até desiste, mas com certeza as coisas vão melhorar e eu não vou esquecer de te mandar ok?
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  12. Gosto de tudo o que leva coco, mas fiquei surpreendida com essa manteiga, não conhecia, gostava de experimentar, mas não tenho bimby.
    Será que não fica enjoativa?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for para comer à colherada fica enjoativa, mas como não é de comer à colher, sendo para barrar ou para juntar num bolo fica muito agradável. Não é necessária muita quantidade para barra, um pouquinho já dá um toque especial! Beijinhos

      Eliminar
  13. Eu amante de coco como sou, vou guardar para experimentar, fiquei mesmo curiosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta semana ainda trago uma gulodice que fiz com esta manteiga! Beijinhos

      Eliminar
  14. Eu costumo fazer leite de coco mas manteiga nunca fiz! Acho que vou adorar!!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha!!gosto muito de coco e esta manteiga parece maravilhosa tenho que experimentar. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha!!!!! Obrigada pela partilha!!!! Adorei!!!

    Beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ps: estou a espreitar o teu blog e a achar muito interessante as receitas! :P

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!