Tirinhas de Porco com "Natas" de Arroz




Uma carne com molho para acompanhar um arrozinho sabe sempre bem! O problema é conseguir que o molho seja relativamente saudável! Gosto de experimentar coisas novas e esta mudança na minha alimentação trouxe-me a possibilidade de descobrir e de experimentar coisas que, de outra forma, se calhar me passariam ao lado! Tinha uns bifinhos de porco que me haviam dado mas cujo formato era diferente entre todos eles e numa travessa certamente ficariam pouco bonitos! Havia no frigorífico uma caixa de creme de arroz, ou natas de arroz como lhe queiram chamar, quase a chegar ao fim de prazo. Vai daí, resolvi cortá-los em tirinhas e fazer uma espécie de strogonoff. Só não juntei cogumelos porque no momento não tinha (e o meu pessoal agradece!) mas quem quiser pode fazê-lo pois fica ótimo. Quanto ao molho, ficou muito saboroso e combinou na perfeição com a carne de porco! Mais uma refeição bem sucedida!


Tirinhas de Porco com "Natas" de Arroz:

1kg de bifes de porco sem gordura;
tempero caseiro para carnes q.b.; (receita aqui);
meia cebola pequena;
um fiozinho de azeite;
malagueta picada q.b.;
1 copo de vinho branco;
3 copos de água;
uma pitada de sal;
1 pacote de creme de arroz (natas de arroz);

Tempera-se os bifes com o tempero para carnes. Na hora de cozinhar corta-se os bifes em tiras. Num tacho coloca-se a cebola picada e um fiozinho de azeite. Deixa-se refogar ligeiramente, junta-se a carne e deixa-se refogar um pouco mais. Junta-se a malagueta e tempera-se com uma pitada de sal. Adiciona-se o vinho e deixa-se apurar um pouco. Entretanto junta-se a água, tapa-se e deixa-se cozinhar mexendo de vez em quando. Caso fique seco antes da carne estar cozinhada, junta-se água quente aos poucos. Quando a carne estiver cozinhada deixa-se evaporar quase todo o líquido, junta-se o creme de arroz e deixa-se cozinhar mais 2 ou 3 minutos. Serve-se acompanhado de arroz basmati e salada.

Nota: se servirem de imadiato o molho vai estar um pouco líquido, mas se deixarem arrefecer ligeiramente o molho engrossa. Servi com arroz basmati por ser mais indicado para a dieta e assim dá a sensação de estarmos a comer arroz branco normal.

Rende 4 doses

26 comentários:

  1. Natas de Arroz ? acho que nunca utilizei, tenho que ver disso :D, ficou com ótimo aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Já vi essas natas mas como são carotas opto normalmente pelas de soja. Mas agora que deste a tua opinião e ficou com tão bom aspecto vou comprar para experimentar!!
    Obrigada pela partilha, para quem é intolerante à caseína como eu, todas as dicas valem ouro!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São um pouco mais caras comparadas com as de soja mas gosto mais destas! Beijinhos

      Eliminar
  3. Não conheço estas natas ou, tal como dizes, se calhar passaram-me ao lado. Vou estar atenta. Os bifinhos parecem mesmo strogonof "normal".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei essas natas!
    A sugestão é uma delícia, beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Seu molho está divino, adorei a receita!!! Fiquei aqui morrendo de vontade!! Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É uma receita simples mas muito saborosa! Beijinhos

      Eliminar
  6. Não conheço natas de arroz mas tenho usado muito o leite de arroz e agora que encontrei arroz e coco...uso nos molhos!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São umas natas diferentes quer na cor quer no sabor mas são saborosas! Beijinhos

      Eliminar
  7. É sempre bom diversificar as receitas, deu vontade de provar essa que você nos
    proporciona ainda mais com essa nata de arroz.
    Ficou super apetitoso o seu prato e o arroz também!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou bem apetitoso!! Também adoro este tipo de pratos com molhinho mas também os tento evitar, o que nem sempre é fácil :P
    Tenho que ver se encontro essas natas de arroz :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu evito comidas com molhos deliciosos pois convidam sempre ao arroz ou ao pão, mas de vez em quando não resisto! Beijinhos

      Eliminar
  9. Tem óptimo aspecto e fiquei curiosa em relação às natas de arroz pois nunca as vi à venda. Vou ficar atenta para comprar e experimentar. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente já passaste por elas e nem deste conta! Pelo menos o pacote que usei não evidenciava muito que eram natas! Beijinhos

      Eliminar
  10. Oi Elisabete, bn!
    Eu sou fã de carne de porco e essas tirinhas parecem deliciosas.
    Amiga, muito obrigada mesmo pelo seu carinho!
    Bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo deliciosas!
      Não tem que agradecer, é do coração! Beijinhos

      Eliminar
  11. estam com um aspecto tao bom da agua na boca mas nao conheço essas natas nunca ouvi falar bjs bs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natas de arroz ou Rice Cream é como as conhecemos por cá. Em francês não sei qual o nome. Mas são umas natas muito interessantes em termos de sabor! Beijinhos

      Eliminar
  12. Que maravilha!
    Sabe mesmo bem um pratinho assim, com molho para acompanhar o arroz :)
    As tuas tiras estão bastante apetitosas!
    Eu no que toca a molhos saudáveis ou faço molho de tomate onde faço um refogado com cebola e alho, junto os tomates (e pimento) e um pouco de água, tempero e trituro tudo!
    Ou então uso leite de amêndoa (não doce) com um bocadinho de maizena! :)
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante a semana evito comidas com molhos mas ao fim de semana tento fazer umas comidas mais especiais e que não pareçam tão saudáveis para que a minha gente também não desanime! Assim durante a semana todos comem do que como sem reclamar pois já sabem que ao fim de semana será mais guloso! Beijinhos

      Eliminar
  13. Que rica refeição, bem ao meu gosto. Não conheço essas "natas" tenho que procurar. beijinhos

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!