Natas Fingidas








Mas desde quando é que as natas são permitidas na dieta?! Bom, depende das natas! A verdade é que se há dois anos atrás me dissessem que eu ia experimentar certo tipo de coisas eu ia dizer que estavam completamente loucos! Mas depois de começar a fazer a minha dieta senti necessidade de encontrar alternativas a certos produtos. Até há bem pouco tempo as natas normais tinham passado a ser substituídas pelas natas de soja. Tinha conseguido aí reduzir para metade a calorias mas continuava pouco satisfeita com a solução uma vez que as natas de soja não são completamente naturais, levam uma série de gorduras e outras coisas mais que não me agradam. Um dia estava eu a passar à frente da televisão e vi uma receita do chef Hernâni onde ele fazia um strogonoff com umas natas alternativas. Fiquei atenta e registei a ideia. Depois veio a dificuldade em encontrar cajus, mas isso é outra história! E finalmente cá estão elas! Não sabem às verdadeiras natas, pois não! Mas são cremosas e cumprem bem o seu papel. Quanto à consistência, podem deixá-las mais espessas ou mais líquidas conforme o uso que lhes vão dar! Para fazer esta receita há duas opções: ou usam os cajus assim secos ou demolham de um dia para o outro para ficarem mais macios. Eu optei por demolhar. E o processador que usarem tem de ser potente senão em vez de natas vão obter uma pasta. Eu usei a Bimby e o resultado foi 5 estrelas. Vamos à receita?! Digo já que é muito complicada, não sei se conseguem!! 😂 😉


Natas de Caju:

150gr de caju cru sem pele;
250ml de água fria;

Numa taça coloca-se os cajus, cobre-se com água e reserva-se durante 8 horas (faço à noite). Na hora de preparar escorre-se a água, coloca-se os cajus no copo da bimby, junta-se 250ml de água fria e tritura-se em períodos de 20 segundos à velocidade 10, até estarem branquinhas e cremosas. Usa-se de imediato ou reserva-se no frigorífico num frasco fechado.

Nota: se preferirem umas natas mais líquidas juntem 300ml de água, se preferirem bem espessas juntem apenas 200ml de água.

27 comentários:

  1. Vou experimentar sem dúvida!! As minhas preferidas são as "natas de arroz" mas estas também vou experimentar que a minha intolerância ao leite também me fez procurar outras alternativas.
    Obrigada pela partilha!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma excelente ideia e saudável!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ando há imenso tempo para fazer!
    Já fiz um cheesecake com cajus há mais de 2 anos!
    Tenho que voltar a fazer :)
    E eu adoro cajus!!!
    É óptimo haver alternativas :)
    (Também só uso as natas de soja! Mas assim ainda é melhor ;))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei bastante agradada com esta alternativa! Beijinhos

      Eliminar
  4. Querida Elisabete,
    Tudo que é feito em casa é mais gostoso e saudável, eu adoro experimentar
    novas receitas e claro que farei essa maravilha. Castanha de caju e castanha-do-pará
    não faltam em minha casa. Obrigada, por mais essa bela receita!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem gosta de caju vai gostar e quem não gosta também tenho a certeza que se vai surpreender! Beijinhos

      Eliminar
  5. E eu que gosto tanto de caju! Têm mesmo um aspecto cremoso

    ResponderEliminar
  6. Interessante esta receita, é boa alternativa.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  7. wuaoh deve mesmo ser bom e eu que sou fan de caju em aperitivo bravo bjs bs

    ResponderEliminar
  8. Desconhecia por completo estas natas, um dia destes experimento! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Oi Elisabete, bn!!!
    Minha avó tinha uma casa na praia e os cajueiros ficavam carregados. Agora como não temos mais a casa, encontro aqui nos mercados por um preço bem carinho. Adoro o suco do caju e as suas suas castanhas são deliciosas. Assim que encontrar uns bonitos vou experimentar a nata.
    Bjssss amiga e uma semana linda e abençoada p/vcs é o que desejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente, tenho a certeza que vai gostar! Beijinhos

      Eliminar
  10. Não conhecia! Vou experimentar ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  11. Fiquei bastante curiosa, nunca vi tal coisa :)

    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que não dá para acreditar muito bem, mas garanto que resulta! Beijinhos

      Eliminar
  12. Desconhecia mas achei a ideia muito boa, mais uma receita para guardar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas natas são capazes de surpreender! beijinhos

      Eliminar
  13. :O levei a receita!!!! Estou em pulgas para experimentar! Ando sempre à procura de alternativas às natas e esta parece-me EXCELENTE!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viste o strogonoff que fiz com estas natas?! Fica top, top, top! Ninguém percebe que não foi feito com natas normais! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!