Triffle Simples




















Ora aqui está uma sobremesa que se faz em dois tempos. Pessoalmente gosto muito de triffles, não só pela facilidade de execução, mas também pelo facto de gostar muito de sobremesas em camadas, acho que ficam sempre muito bonitas. Tinha sobras do maravilhoso bolo de courgete que vos mostrei aqui (a receita deste triffle veio do mesmo sítio). Havia também no frigorífico um pacote de natas de soja para bater, produto que eu ainda não tinha experimentado e sobre o qual tinha muita curiosidade. Embora se possa pensar que as natas de soja são saudáveis, creio que não é bem assim. É verdade que têm menos calorias que as natas normais, contudo as natas de soja, apesar de serem 100% vegetais, não são completamente naturais. Ao contrário das natas que são feitas única e exclusivamente a partir do leite de vaca, as natas de soja levam gordura vegetal hidrogenada, maltodextrina, açúcar, emulsionantes, ou seja, tudo nomes famosos mas que de saudáveis têm pouco! É verdade que para quem quer perder peso importa cortar nas calorias mas acho que mais importante do que isso é optar por produtos naturais. Eu não sou especialista, e talvez haja quem discorde do que estou a dizer, mas entre um produto baixo em calorias e "artificial" e um produto rico em calorias mas natural, acho que é preferível este último. No entanto, como em tudo, uma vez não são vezes! Quanto ao sabor destas natas, é muito agradável e montam com muita facilidade. As fotos foram tiradas há já bastante tempo, em Março, num dia em que mais parecia verão. O único por sinal, porque ultimamente a primavera não quer nada connosco!


Triffle Simples:

Sobras de bolo de courgete e chocolate (receita aqui);
1 caixa de creme de soja para bater (natas de soja);
Frutos vermelhos q.b.;

Corta-se o bolo em pedaços (ou desfaz-se grosseiramente) e coloca-se no fundo de uma taça. Bate-se as natas de soja e coloca-se por cima do bolo. Decora-se com os frutos vermelhos. Serve-se de imediato ou leva-se ao frio alguns minutos.

Nota: se eu tivesse frutos vermelhos frescos teria usado, como não tinha optei pelos congelados, mas podem usar outras frutas da vossa preferência. Em vez de natas de soja podem usar creme de coco.

30 comentários:

  1. Hum, tem um aspecto delicioso! Os ingredientes fazem uma excelente combinação, mas é como tu dizes prefiro as natas naturais do que as de soja, pois levam tanta tralha que mais vale o simples.
    Quanto ás fotos estão top, ficaram uma maravilha nesse cenário campestre.
    Beijinho e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive sorte, depois disto não tem dado para fazer fotos no exterior! Hoje está um dia cinzentão e chuvoso! beijinhos

      Eliminar
  2. Ficou lindo e certamente uma delicia...um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. que bonito que ficou, simples e super guloso, com uma cor fantástica.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Provava e já!
    Levo a sugestão!!! Bj

    ResponderEliminar
  5. Os doces assim em camadas ficam mesmo lindos :). Quanto às natas de soja, em salgados e consigo comer mas confesso que a versão doce não me convence totalmente. Montam mesmo muito bem, mas em termos de sabor prefiro a versão da vaquinha, mas só de vez em quando! :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, também prefiro a versão vaquinha e claro, apenas as Açorianas! beijinhos

      Eliminar
  6. Também adoro estas sobremesas! A tua ficou linda. :) Por acaso aqui em casa nunca usei natas de soja para bater mas as de culinária uso. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de experimentar quanto mais não seja para perceber a diferença. Em termos de sabor e textura são boas mas não as troco por natas de leite de vaca, são completamente naturais ao contrário das de soja! Beijinhos

      Eliminar
  7. Oi Elisabete, bt!
    Há de chegar o dia em que a gente só dê uma esticadinha com a mão p/entrar na tela e pegar um pouquinho das delícias que encontramos, aí com certeza eu já ia me deliciar essa sobremesa. Hummmmmm!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu pudesse fazia-lhe chegar uma taça! Beijinhos

      Eliminar
  8. Que sobremesa linda querida Elisabete, levo a tua sugestão!
    As fotos estão lindas!

    Beijinhos, ótimo fim de semana junto a sua família ♥

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o que dizes sobre as natas Elsabete, é bem verdade... infelizmente tenho mesmo que me ficar pelas de soja... As fotos ficaram lindas, as cores da triffle até sobressaem!
    Beijinho e bom fim de semana!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há outras alternativas para além das de soja, o problema é que muitas também não são propriamente saudáveis, outras nem sempre estão disponíveis, e ainda há o factor preço que muitas vezes condiciona a compra. Deve ser bastante complicado quando se tem intolerâncias. Beijinhos

      Eliminar
  10. Fica uma sobremesa lindíssima e é deliciosa. Adoro o contraste dos frutos vermelhos com as natas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os frutos vermelhos dão sempre imensa graça e sobressaem no branco! beijinhos

      Eliminar
  11. adoro este tipo de sobremesas sou fan pode se fazer com tudo e a tua ficou mesmo mt bonita bjs bfs

    ResponderEliminar
  12. Simples, deliciosa e muito tentadora esta sobremesa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ficou lindo!!uma sobremesa fácil e deliciosa, as fotos estão lindas. Beijinhos. Boa semana
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Que bom aspecto que este trifle tem :P um ar leve e fresco... como gosto!

    Excelente dica, para estes dias de calor.

    Beijinhos,

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma sugestão muito simples e rápida! beijinhos

      Eliminar
  15. Eu adoro trifles porque ficam muito vistosos e ninguém repara que geralmente são restos que serviram para o montar. E também concordo contigo quando dizes que por vezes temos de ter mais atenção aos ingredientes do que propriamente às calorias porque realmente existem por aí muitos produtos escondidos que fazem mais mal do que bem.
    Esta podia ser já a sobremesa para amanhã, já que ao contrário daí, por aqui o tempo tem sido de sol e bem agradável nas temperaturas (excepto 2 dias de chuva pelo meio mas que fizeram a rega do jardim e da horta por nós, com mais nutrientes).
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui faz um dia mais ou menos e cinco nada bons! Mas sobremesas destas sabem bem em qualquer altura! Esse assunto os ingredientes saudáveis e não saudáveis, e dos ingredientes escondidos ou camuflados dava pano para mangas! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!