Creme/Smoothie de Nêspera e Pólen















Muito se ouve falar em super-alimentos. Hoje trago-vos um super-alimento que vale a pena conhecer. No entanto quero alertar-vos para um assunto que me preocupa. Se formos a ver todos os super-alimentos que existem e se prestarmos atenção às doses diárias recomendadas percebemos que supostamente devíamos tomar diariamente uma colher de chá disto, uma colher de café daquilo, uma colher de sobremesa daquele outro. Ora, não tardava, não estávamos a consumir mais nada para além de super-alimentos! É que convém tomarmos consciência que o que é em demasia não é benéfico nem saudável. Pode-se chegar ao ponto de, em vez de estarmos a dar ao nosso organismo as coisas que ele precisa, estamos é a intoxicá-lo. Acho que o ideal, e esta é apenas a minha opinião, é ir variando e sem exageros. Tudo o que ingerimos deve ser com moderação e bom senso. Como vos disse no início, hoje quero dar-vos a conhecer um super-alimento não só pelas suas propriedades mas também pelo seu valor pois é acessível. É que a maioria dos super-alimentos são extremamente caros. Este não e ainda por cima podemos encontrá-lo com facilidade. Trata-se do pólen de abelha. O pólen fornece vitaminas, minerais, proteínas, ajuda a combater a fadiga, entre outras coisas. São essas pequenas partículas que vêem na imagem. Se me perguntarem a que sabe, embora eu não saiba bem definir, acho que o aroma e o sabor me faz lembrar as bagas goji! Desta vez resolvi juntar o pólen a um smoothie. Um smoothie espesso, que não deixa de ser um batido mas que se come de colher. Como o pólen tem um sabor característico acentuado, acho que o ideal é misturá-lo com outros sabores também intensos. Neste caso decidi juntar a nêspera, que é um fruto típico desta época e do qual gosto muito. Infelizmente acho que não é um fruto muito consumido e valorizado. Pelo menos é essa a ideia que tenho pois quando vou passear deparo-me com nespereiras carregadíssimas de nêsperas e a estragar-se. Às vezes penso que pecado ter tanta fruta a perder. Quem não aprecia poderia dar ou vender! A nêspera é um fruto caríssimo no supermercado. Por isso acredito que há pessoas que passam por dificuldades financeiras e se calhar têm no quintal uma forma de ganhar algum dinheiro e não aproveitam! Há coisas que eu não consigo compreender, mas não sou ninguém para fazer julgamentos. Enfim, isso já são outros assuntos! A nêspera é ótima para comer simples, para assar como se faz com os marmelos, para fazer compota, etc. Hoje deixo-vos uma sugestão de pequeno-almoço/lanche simples e saudável.


Creme/Smoothie de Nêspera e Pólen:

10 nêsperas;
5 colheres de sopa de iogurte grego natural (receita aqui);
1 colher de sobremesa de mel;
1 colher de chá de pólen;

Coloca-se as nêsperas no processador e tritura-se até ficarem bem passadas. Coloca-se numa taça, junta-se o mel e mistura-se. Junta-se o iogurte grego e envolve-se. Junta-se o pólen e come-se de imediato.

Nota: podem usar as frutas que preferirem.

30 comentários:

  1. Que delicioso smoothie,...tenho uma colher igual :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi polen mas pelas propriedades que falas é mesmo um super alimento! E sim, concordo a 100%, nada de extremismos, tudo o que é demais faz mal!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até nesta coisa da alimentação saudável é preciso muito cuidado e bom senso! Beijinhos

      Eliminar
  3. Adoro smoothies e batidos e este deve ser ótimo. Gosto imenso de nêsperas e ainda ontem as comi misturadas no iogurte caseiro. Uma delícia! Já fiz licor e doce de nêspera. É realmente um fruto muito versátil e saboroso. Dos meus preferidos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nêspera é um fruto fantástico e é pena que às vezes não se lhe reconheça o potencial! Beijinhos

      Eliminar
  4. Por cá também tenho comprado nêsperas, gosto muito desse fruto, mas concordo que ainda é um fruto muito desprezado pela maioria. O smoothie ficou muito apetecível. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro tudo o que é fruta! Não me ocorre nenhuma que não goste! Pelo menos de todas as que já provei, claro! E obviamente gosto muito de nêsperas! Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu também adoro este fruto, gosto mesmo muito. Quanto ao pólen nunca experimentei, mas concordo contigo, tudo com moderação :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um fruto que me remete para a minha infância! Beijinhos

      Eliminar
  6. Adoro a combinação de sabores e concordo com sua reflexão! Bj

    ResponderEliminar
  7. adoro esta fruta mas aqui ha pouca ou entao é mt cara ficou mt bonito de aspecto bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma fruta que não percebo porque é que é tão cara. Talvez por ser uma fruta de época, não sei. Mas como por aqui nespereiras é o que não falta não consigo mesmo compreender! beijinhos

      Eliminar
  8. Parece delicioso este smoothie, a nêspera dá-lhe uma cor linda. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os smoothies são umas excelente forma de consumir fruta! Embora eu adore a fruta ao natural! Beijinhos

      Eliminar
  9. Que riqueza de smoothie, a apresentação está lindas, belas fotos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  10. Que interessante, adoro nêspera mas nunca pensei em consumir de outra forma que não assim ao natural! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Está com aspecto fantástico, agora bebia um!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Eu não aprecio nêsperas, embora tenha uma nespereira no quintal. Mas a minha filha trata bem delas... Mas este creme / smoothie que fizeste tem um ótimo aspeto. Tenho que experimentar. Onde compras-te o pólen? Obrigada. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei o pólen no supermercado na secção de produtos naturais/dietéticos. Beijinhos

      Eliminar
  13. Obrigada minha querida! beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tenho um alguidar cheio de nêsperas que apanhei na casa dos meus avôs e não sabia o que fazer para não as estragar, visto que são tantas mas vir aqui é sempre uma inspiração :)
    Já tenho sobremesa para amanhã! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que as nêsperas dão para imensas coisas! Vale a pena explorar esse fruto! Beijinhos

      Eliminar
  15. Tens razão quanto aos superalimentos, as doses são sempre grandes (porque convém às marcas). Às vezes até podem ser razoáveis, mas se for o único que uma pessoa consome, porque se se consumir vários não faz sentido comer às colheres de cada um por dia. Eles cruzam-se em termos de benefícios e nutrientes, por isso não é preciso comer todos em grande quantidade!
    O polén de abelha por acaso nunca experimentei, mas estou curiosa. Parece-me muito bem :)
    Eu adooooro nêsperas, mas por acaso nunca faço nada com elas! Costumo só comê-las :P Chega-me sempre um (ou dois, ou três, ou dez :P) carregamento de nêsperas biológicas na época delas, tenho de ver se experimento esta delícia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu tenho o mesmo problema com as frutas de época (tirando as que há todo o ano), acabo por comer todas ao natural e nunca chega a sobrar para nada! Todos os anos digo sempre "da próxima guardo para fazer isto e aquilo", depois assim que as apanho como logo! Mas tenho tentado controlar-me e guardar nem que seja para uma receita só como foi o caso destas nêsperas! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!