Costeletas de Porco com... Baunilha
















Ontem deixei-vos a salada e hoje trago-vos, como prometido, os bifes que compuseram esta refeição especial! São umas costeletas de porco com baunilha! Eu sei, estarão neste momento a pôr em causa a minha sanidade mental, mas juro-vos que estes bifes ficam deliciosos! Um sabor agridoce com um toque baunilhado lá no final! Foi uma refeição que conquistou corações e paladares! E é mais uma que vai para a mesa de Fevereiro da Marta!


Costeletas de Porco com Baunilha:

5 costeletas de porco;
meio copo de vinagre de maçã (cerca de 125ml);
3 colheres de sopa de mel;
uma pitada de piri-piri em flocos;
1 colher de café de extracto de baunilha;
sementes de baunilha q.b. (cerca de meia vagem);
um fio de azeite;

Tempera-se as costeletas com um pouco de sal ou flor de sal. Numa frigideira coloca-se o azeite e quando estiver quente junta-se as costeletas e deixa-se cozinhar até dourarem (a carne de porco quer-se bem passada mas não em demasia para não ficar seca). Retira-se e reservam-se. Na mesma frigideira coloca-se o vinagre, o mel, o piri-piri em flocos, o extracto e as sementes de baunilha e deixa-se reduzir ligeiramente para que o acre do vinagre se dissipe um pouco. Junta-se as costeletas e o líquido que as mesmas libertaram. Deixa-se cozinhar virando as costeletas de vez em quando e até o molho estar mais espesso. Serve-se as costeletas de imediato regadas com o molho e acompanhadas da salda exótica com vinagrete de baunilha.

32 comentários:

  1. Nunca me passaria pela cabeça juntar porco e baunilha, arriscaste e deve ter ficado muito bom! O aspecto revê-la isso mesmo :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saí completamente da minha zona de conforto nesta refeição! Gosto de experimentar coisas novas mas geralmente opto por coisas que à partida sei que vão funcionar, mas quando tive esta ideia não sabia se ia resultar e tinha receio que ficasse intragável! Mas não, ficou delicioso! Beijinhos

      Eliminar
  2. Curiosamente não aprecio o sabor da baunilha ... exceto no gelado!
    mas quem sabe um dia experimento!!!bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que aqui acho que ia gostar, fica muito agradável e com um toque muito suave! Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu acho que estão assim uma coisa do outro mundo! Com um aspecto mesmo muito muito bom! Já tinha ficado de olho, estava desejosa pela partilha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Confesso que ontem quando vi a tua salada exótica fiquei logo de olho nessas costeletas! :) Não imaginava era que lhes ias juntar baunilha! Espectáculo!!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah! Quem diria, não é?! Juntei e ficaram deliciosas! Achei que ia ser "too much vanilla" mas afinal ficou tudo muito equilibrado! Beijinhos

      Eliminar
  5. Desde ontem que fiquei de olho nessas bonitas e coradinhas costeletas. É que têm um aspecto mesmo fantástico e feitas com esses ingredientes deixaram-me bem curiosa. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Estas costeletas estão cá com um aspeto!!!! Uma refeição exótica pelo toque da baunilha, mas que deve ser muito saborosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que ficasse tão bom! Fiquei mesmo contente! beijinhos

      Eliminar
  7. Oi Elisabete, bt!
    Ontem quando eu entrei aqui fiquei babando com essas costeletas e hoje babei ainda mais kkkk
    Que delícia. Ficaram tão douradinhas!
    Amiga, muito obrigada mesmo pelo comentário carinhoso que deixou lá no blog e o mesmo eu digo do seu cantinho, tenho aprendido muito aqui!
    Bjssss e um ótimo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaram douradinhas e como que caramelizadas! Muito saborosas! Eu é que agradeço o carinho e a companhia! beijinhos

      Eliminar
  8. Olá, querida Elisabete!
    A baunilha deixa um sabor muito agradável nos pratos sejam doces ou salgados.
    Que linda ficou a tua carne, o dourado ficou perfeito!

    Beijinhos, ótimo fim de semana junto a sua família ♥

    ResponderEliminar
  9. Que fotos giras! Cheias de cor :D
    E que comida apetitosa, fiquei curiosa em relação à baunilha :)
    Um beijinho

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito interessante e muitíssimo saboroso, tanto na salada como nas costeletas! Beijinhos

      Eliminar
  10. As imagens estão fantásticas e eu adoro a combinação acre/doce.
    Prefiro as costeletas do cachaço em vez do lombo porque são menos secas. Não sei se já experimentaste - recomendo.
    Não deixarei de testar esta receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas! Prefiro mil vezes as costeletas do cachaço, muito mais tenras e saborosas! Mas para esta refeição achei que estas fossem mais indicadas e ficaram boas! Do cachaço tenho sempre de reserva no congelador, estas tive mesmo de ir comprar de propósito! Mas valeu a pena! Beijinhos

      Eliminar
  11. Agora deixaste-me completamente curiosa com esta receita, baunilha na comida é algo que nunca me passou pela cabeça. Mas levo a receita, vou ter mesmo de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que esta receita deixa qualquer um cético, mas juro que é absolutamente deliciosa! Beijinhos

      Eliminar
  12. Adoro carne de porco e estas costeletas estam 5* e essa salada tb as fotos estam lindas bjs bs

    ResponderEliminar
  13. Elisabete,
    Se já tinha ficado entusiasmada com o teu Vinagrete, esta receita então surprende-me por completo! Jamais me passaria pela ideia juntar costeletas de porco com baunilha!!... que ideia arrojadissima, e se dizes que combina bem, acredito mesmo que sim.
    Bem..nem que te diga, senão que estou imensamente grata pelas ruas ousadas e maravilhosas participações na rubrica de fevereiro!
    Muito, muito obrigado...e desculpa a ausência de noticias, mas não tem estado fácil de gerir o meu tempo..
    Beijo enorme
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que o meu marido é esquisito, isto é, não acha muita piada a combinações e sabores fora do comum, mas adorou estas costeletas! E o vinagrete também, tanto que até já me pediu para repetir! E eu também gostei imenso! Fico muito contente que tenhas gostado! São combinações pouco prováveis mas muito deliciosas! E não tens de agradecer, é do coração e é sempre com muito gosto que participo na tua rubrica! beijinhos

      Eliminar
  14. Gosto de costeletas, nunca imaginei uma receita assim. Muito ousada; e, deve ser deliciosa. Bj

    ResponderEliminar
  15. Haha, entusiasmaste-te com a utilização de baunilha em salgados! Entusiasmaste-te e entusiasmaste-me também, confesso :P Que costeletas mais apetitosas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto estas foram as únicas experiências com baunilha em salgados, mas resultou tão bem que quem sabe se calhar poderei experimentar outras combinações! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!