Pão-de-Ló com Creme de Baunilha e Morango

 
















Se em Janeiro pouco cozinhei por ter estado doente praticamente o mês todo, Fevereiro foi um mês em que me pude vingar e cozinhei tudo o que me apeteceu, ou pelo menos quase tudo porque o tempo não chega para mais! O ingrediente deste mês escolhido pela Marta do blogue Intrusa na Cozinha para a sua rubrica era a baunilha, e como foram aparecendo várias oportunidades de elaborar receitas com esta preciosidade, eu não as desperdicei! Mas nem sempre tudo corre como desejamos! Quando a própria da Marta publicou a sua receita de São Marcos onde ela se mostrava algo desanimada por não ter conseguido à primeira tentativa a receita que tinha idealizado, rapidamente me revi na sua história pois também eu não consegui fazer um simples pão-de-ló à primeira! É assim, quando se anda sempre a mil tentando despachar tudo o que há para fazer, obviamente que as coisas não podem correr bem (ou com muita sorte até correm)! Porque a culinária é assim mesmo, é preciso tempo, dedicação, amor! Em miúda eu não achava piada a pão-de-ló. Era um bolo que comia apenas aquando da grande festa do Divino Espírito Santo onde os doces são tantos e por isso são feitos com alguma antecedência, obviamente o pão-de-ló chegava à festa já um pouco seco e sem graça! Com o passar dos anos fui tendo a possibilidade de provar vários pães-de-ló e rapidamente me apaixonei! E já tinha imensas saudades de poder saborear um! Mas claro que tinha de ser um pão-de-ló mais saudável. Como a farinha de trigo estava fora de questão, pensei nas várias possibilidades mas as únicas que tinha disponíveis eram a farinha de arroz e a fécula de batata, portanto seriam essas. Fiz o bolo e quando o meti ao forno não senti o forno suficientemente quente. Mas visto que o tinha pré-aquecido com 20 minutos de antecedência, era suposto estar quente! Falha minha que deveria ter verificado o gás! O bolo ficou péssimo e acabou já se sabe onde. Dia seguinte, segunda tentativa! O bolo tinha crescido, estava lindo e douradinho. Toda a gente sabe que o pão-de-ló abate ligeiramente depois de sair do forno por isso não convém desenformar de imediato, mas como eu tinha outros compromissos, e o tempo para fotografar era pouco, nem esperei que o bolo arrefecesse. O bolo acabou mesmo feito num bolo como diria a minha avó! Ainda pensei, será que não tinha mesmo de ser?! Não, eu não me ia deixar vencer por um simples pão-de-ló! Ao terceiro dia arranjei tempo, muni-me de tudo o que era preciso, certifiquei-me que o forno estava bem quente, fiz o bolo com calma e o resultado é este que podem ver nas fotos: um bolo amarelinho, fofo, sequinho por fora mas um pouco "húmido" por dentro e doce no ponto certo! Sempre ouvi dizer que devagar se vai ao longe! E para ajudar à festa ainda lhe acrescentei um creme de iogurte e morangos. A decoração é que ficou péssima, mas estava tão bom que comi quase meio bolo sozinha, shame on me! 


Pão-de-Ló com Creme de Baunilha e Morango:

6 ovos (não muito grandes);
6 colheres de sopa rasas de açúcar demerara;
1 colher de sopa de extracto de baunilha;
3 colheres de sopa de farinha de arroz;
3 colheres de sopa de fécula de batata;
1 colher de chá de fermento em pó;

Numa taça grande coloca-se as gemas e noutra mais pequena as claras. Bate-se as claras em castelo (juntando uma pitada de sal) com a batedeira até que fiquem bem firmes. Com a batedeira bate-se as gemas juntamente com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Junta-se a baunilha. Depois junta-se as farinhas misturadas, colher a colher e bate-se devagarinho. Se seguida o fermento e mistura-se bem. Por fim junta-se as claras e envolve-se cuidadosamente com o auxílio de uma espátula. Verte-se numa forma untada e polvilhada e vai ao forno pré-aquecido durante 20 minutos a 200º aproximadamente. Quando estiver pronto, retira-se, deixa-se arrefecer ligeiramente e desenforma-se. 


Creme de Baunilha e Morango:

100gr de morangos (usei congelados);
1 colher de sobremesa de mel;
6 colheres de sobremesa de iogurte grego de baunilha (receita aqui);

Num pequeno tacho coloca-se os morango em pedaços e deixa-se cozinhar até ficarem moles. Esmaga-se com o garfo, junta-se o mel e mistura-se bem. Deixa-se arrefecer. Quando estiver frio, junta-se o iogurte grego e envolve-se. 

Cobre-se o bolo e serve-se de imediato.

38 comentários:

  1. Ficou mesmo lindíssimo!
    Tal como tu, em miúda não achava graça nenhuma ao pão de ló, hoje em dia gosto bastante.
    A minha sogra faz um com nozes que é delicioso!
    Adorei as fotos e essa cobertura deve ser uma maravilha!
    Um beijinho e boa semana.
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cobertura é simples, pouco doce mas eu prefiro assim! E contrasta muito bem com o pão de ló! Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda ontem estive a ver um programa da Donna Hay ela fez um pão de ló que me deixou cheia de vontade de ir para a cozinha e tu hoje deixas este! Assim não vale! Adorei a cobertura!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que vale é que, regra geral, as receitas de pão de ló são simples e rápidas de fazer! Beijinhos

      Eliminar
  3. Que maravilha de pão-de-ló e adoro o aspecto dessa cobertura de morango (cá em casa adoramos morangos). Eu em miúda também não era dada a pão-de-ló, achava um bolo sem graça, mas de à uns anos para cá sou fã e fora de época então até parece que sabe melhor. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tornei-me fã de pão de ló! E como é um bolo mais sequinho fica muito bem com um creme! beijinhos

      Eliminar
  4. ficou mt bonito e esse creme humm ja comia bem uma fatia hummm bjs bs

    ResponderEliminar
  5. Pão de ló.. hum...há com cada receita de comer e chorar por mais. só não gosto dos que ficam liquidos por dentro isso não!...
    As fotos estão lindissimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pinta! Eu gosto de ambos, líquidos e não líquidos! beijinhos

      Eliminar
  6. Esta com otimo aspeto, ja experimentou usar açúcar de coco em vez de demerara? Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, infelizmente, o único açúcar mais saudável que se encontra é o demerara. Mas nesta receita pode-se usar o açúcar de coco, ou outro. beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar
  7. Ficou lindo gostei muito da cobertura.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Nota-se que ficou bem fofo! :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  9. Oh lá lá mas que belo bolo, ainda bem que persististe pois pelo aspecto valeu muito a pena! :) Adorei as fotos e gostei muito de ver a máquina manual de bater bolos. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usei muitas vezes uma batedeira destas em miúda! Beijinhos

      Eliminar
  10. Qud maravilhoso bolinho!
    Impossível resistir.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Hum... adoro! Se já gosto muito pão-de-ló, com morango (uma das minhas frutas preferidas) ainda melhor!! Deve ficar uma combinação divinal! Ficou com um aspecto muito bom!!

    Bom Carnaval =)

    Beijinhos,

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  12. Eu sempre adorei pão-de-ló e são sempre presença assídua na páscoa, natal e passagem de ano cá em casa. E agora ao olhar para este, fiquei com imensa vontade de o colocar na mesa também no carnaval ;)

    ResponderEliminar
  13. Oi Elisabete, bn!
    Menina, esse bolo deve ter ficado bom demais. Além do bolo ter ficado delicioso com certeza, as fotos tb ficaram lindíssimas. PARABÉNS!
    Bjss amiga

    ResponderEliminar
  14. O bolo está muito bonito deve estar maravilhoso tão fofinho e o molho também parece muito bom e fácil de fazer.Um dia tenho que experimentar a fazer pão de ló pois parece muito fácil.
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É facílimo! O pão de ló, seja que receita for, é feito com pouquíssimos ingredientes e é muito simples de fazer! Beijinhos

      Eliminar
  15. Que óptimo aspecto...e esse creme parece maravilhoso também! tenho de experimentar! Já tenho a receita guardada... ;-)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma receita simples, pouco doce, mas deliciosa! Beijinhos

      Eliminar
  16. coisa fofa tão boa :p
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  17. Eu e tu com os pré-aquecimentos do forno, haha! :P
    Admito que pão de Ló não é dos bolos que mais me fascina, embora não desgoste! Já este teu com creme de baunilha parece-me incrível, e ainda por cima saudável :)

    ResponderEliminar
  18. Fantastico,tem um aspecto delicioso.adoro pão de ló.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro pão-de-ló e poder comer esta versão saudável sem culpas foi uma maravilha! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!