Batido Proteíco





Quando comecei a minha reeducação alimentar para perder peso, sabia muito pouco sobre estas coisas da alimentação saudável. Não que haja regras, mas há passos que podemos efetivamente seguir para obter melhores resultados. Sabia o básico que qualquer pessoa sabe: deve-se comer muitos legumes, hortaliças e vegetais, muita fruta, e ingerir muita água. Não se deve comer fritos, nem gorduras más, nem açúcares e produtos refinados. E praticar algum exercício. Acho que isto é óbvio, seja para se perder peso, seja para manter um estilo de vida mais saudável. Mas havia coisas que, inconscientemente, eu fazia de forma correta! Após o treino eu tinha sempre o cuidado de não ingerir coisas "más". Durante muito tempo o meu lanche pós-treino foi iogurte natural com banana, iogurte natural com mel e nozes, iogurte natural com granola. Mais tarde quando fui aprofundar o meu conhecimento sobre o que se deveria ingerir após o treino, qual não foi o meu espanto quando vi que o ideal era consumir lacticínios (eu ingeria o iogurte), frutos secos (eu ingeria as nozes) fruta, preferencialmente banana (era a que eu mais consumia no pós-treino), e alguns hidratos (aí entrava a granola que tinha hidratos e frutos secos também). Até aí eu estava a fazer tudo bem mesmo sem saber! Depois percebi que faltava uma boa dose de proteína. Foi por isso que depois no lanche pós-treino passou a entrar também o ovo cozido, a gelatina e o fiambre, cada um à sua vez, claro está (este último muito esporadicamente pois a maioria dos fiambre não é muito saudável). Nesta altura comecei a ouvir falar imenso na whey protein. Ao início não dei muita importância, confesso. Depois, visto que quem praticava exercício a consumia, fui tentar saber mais sobre ela, até porque eu achava o seu preço um pouco elevado. Percebi então que a whey é proteína extraída do soro de leite e é uma grande fonte de aminoácidos que ajuda a ganhar massa muscular. É isso que se pretende quando se emagrece, queremos perder gordura e ganhar massa muscular! Ora bem! Eu não queria adquirir pois para além de ser um pouco cara (não estou a dizer que não vale o dinheiro), o valor de portes para cá chegar também não era muito convidativo. Como resolver a questão?! Muito simples! Se a whey é extraída do soro de leite e se eu fazia iogurte grego em casa, então eu tinha ali a proteína em bruto mesmo à minha disposição! Era muito económico, mais natural e benéfico na mesma​. Acho que não estou a dizer nenhuma barbaridade, posso não estar totalmente certa, mas creio que também não estou completamente errada! Já era um hábito usar o soro para fazer pão e panquecas, porque não usar também nos batidos pós-treino?! Resolvi experimentar, também não perdia nada! E não é que fiquei fã?! O batido fica muito fresquinho e não sabe nada a soro de leite, fica delicioso!


Batido Proteico:

1 pêra (ou outra fruta a gosto);
um pouco de iogurte grego natural (ou 1 iogurte líquido magro de ananás);
125ml de soro de iogurte;

É só bater tudo no liquidificador e beber de imediato.

Nota: podem juntar linhaça ao batido, por exemplo.

23 comentários:

  1. Muito bom :)
    e até mesmo chia :D

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de batidos, principalmente no verão, com o calor sabe mesmo bem! Mas é sempre uma boa opção :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um batido especial é muito fresquinho! Sabe mesmo bem a seguir ao treino! Beijinhos

      Eliminar
  3. Há uns meses li na internet exatamente isso,que o que "sobra"do iogurte grego é whey e comecei a usar também em pão,batidos,etc. Tudo se aproveita! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já aproveitava só que não de forma tão direta! Adoro quando se pode aproveitar tudo e não desperdiçar nada! Beijinhos

      Eliminar
  4. Que fixe :)
    Nunca tinha pensado... muito mais em conta e é natural :)
    Óptima ideia :)
    O batido ficou com óptimo aspecto!
    Eu no fim das corridas também como sempre um iogurte com banana e amêndoas ou nozes ;) (ou queijo quark com banana esmagada pelas proteínas)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço a forma como a whey é produzida mas para ficar em pó tem de ser processada de alguma forma! Por muito natural que seja acho que nunca é tão natural como o soro! Beijinhos

      Eliminar
  5. Como ando numa de dieta...levo a sugestão! Bj

    ResponderEliminar
  6. Elisabele, tens que me explicar o que é isso de soro de iogurte, e onde compro.
    Quanto ao batido, adoro ! no verão é que consumo mais, pois à noite com o calor sabe sempre bem, até mesmo de manha.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O soro do iogurte é o líquido transparente amarelado que resulta de coarmos (filtrar) o iogurte normal para fazer iogurte grego, vê aqui: http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/02/iogurte-grego-de-baunilha.html?m=1
      Ao consumirmos iogurte normal já estamos a ingerir algum soro mas em menor quantidade. Como eu gosto muito de iogurte grego e o faço sempre em casa com alguma frequência aproveito o soro para pão e para outras utilizações e agora também ingiro uma boa dose nos batidos pós treino! É bom para quem pratica exercício. Beijinhos

      Eliminar
  7. Oi Elisabete, bt!
    Ai amiga, se eu pego esse batido agora ia me deliciar. Já estamos aqui na hora do lanche e e ele seria perfeito! kk
    Bjssss

    ResponderEliminar
  8. Olha mas que excelente ideia, acho que nunca me iria ocorrer tal! :) Nunca provei nenhum batido proteico mas confesso que até tenho alguma curiosidade. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste não sentimos nada de diferente! Sabe mesmo à fruta! Beijinhos

      Eliminar
  9. Querida Elisabete,

    Adorei saber que whey é proteína extraída do soro de leite.
    Eu aproveito o soro do iogurte para fazer pães e bolos.
    O seu batido ficou com um aspecto delicioso!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também aproveitava para isso, agora aproveito também para os batidos pós-treino! Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Elisabete: já fui espreitar o teu link onde ensinas a fazer iogurte grego. Agora que a primavera chegou, com ela veio também a vontade de fazer iogurtes. Hei de experimentar o soro, pois este batido tem muito bom aspeto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao beber parece um batido perfeitamente normal! O iogurte caseiro é maravilhoso, depois de experimentares acho que não vais querer outra coisa! Faço quase todas as semanas! Beijinhos

      Eliminar
  11. Que bom.
    Tenho de ver se melhoro os meus lanches e se ficam mais saudáveis e proteicos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os lanches pós-treino são muito importantes embora às vezes pareça que não! Beijinhos

      Eliminar
  12. Ora aqui está um post muito útil. Sem complicações e simples de ler. Digo isto porque tanta vez que se pesquisa ficamos sem perceber metade do que dizem. Excelente ideia essa do soro. Quando fazia ginásio de intensidade mais alta bebia o tal batido do whey mas realmente o preço é um pouco alto e trás muita quantidade. Eu que enjoo com facilidade. Não me apetecia estar o mês todo a beber batido de banana! Mas achei isto tudo muito inteligente. Se pudesse pôr aqui o emoji de palmas...já estava. Ehehe
    Beijinhos
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah! Obrigada! Eu sei que não é um post para toda a gente mas achei que podia ser útil para alguém! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!