Quinoa Suíça




Não, esta quinoa não veio da Suiça! Há um arroz que faço que foi a minha mãe que me ensinou e ao qual chamava arroz suíço. Trata-se de um arroz de tomate e cebola maravilhoso e que eu adoro! É tão bom que nunca preciso nem de carne nem de peixe para acompanhar! É verdade, ponham-me um tacho de arroz suíço à frente que eu não sei não! Como não morro de amores por quinoa tento sempre encontrar alternativas saborosas para a usar e pensei porque não fazer um género de arroz suíço mas com quinoa! E não é que resultou?! Ficou tão bom que eu nem queria acreditar que era quinoa! A par com uma salada, serviu para acompanhar o franguinho que vos trouxe ontem (receita aqui)!


Quinoa Suíça:

1 chávena de quinoa (50gr aprox.);
1 tomate grande;
1 cebola pequena;
uma pitada de flor de sal (ou sal);
um fiozinho de azeite.
água q.b.;

Numa frigideira coloca-se um fiozinho de azeite e junta-se a cebola cortada em meias luas finas e o tomate picado grosseiramente (sem casca e sem sementes). Junta-se também a quinoa que deverá estar já bem lavada. Tempera-se com uma pitada de flor de sal, junta-se um fio de água, tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando. Não pretendemos uma quina com caldo por isso junta-se água apenas à medida que vai precisando, o suficiente só até a quinoa estar cozida. Quando a quinoa estiver cozida e a água tiver sido absorvida retira-se do lume e serve-se de imediato.

Nota: junta-se pouquíssima água de cada vez só para garantir que não seca antes de estar cozido. 

Rende 2 doses

34 comentários:

  1. E eu que nunca comi quinoa... tenho de experimentar!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tal e qual arroz!!! Vou experimentar,bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Querida Elisabete: eu pertenço ao teu "clube", ie, não morro de amores por quinoa. No entanto esta receita convenceu-me. Tem uma cor linda e coma cebola e o tomate deve ficar com outro sabor. Vou dar mais uma chance à quinoa então.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde então já fiz esta quinoa várias vezes pois fica mesmo saborosa! Um dia fiz para a minha mãe e ela adorou! beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto muito de quinoa por isso vou experimentar! Bj

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso até gosto de quinoa, principalmente em saladas e salteados com legumes. Mas esta também ficou super apetitosa, e o franguinho têm óptimo aspetcto, tenho que ir espreitar a receita :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que a primeira vez que fiz esta quinoa nem esperava que ficasse tão boa! beijinhos

      Eliminar
  6. Olha acho que esta receita é óptima para eu dar uma nova oportunidade à quinoa. Provei uma vez e não lhe achei graça nenhuma, mas em contrapartida sou perdida por arroz de tomate! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não adoro quinoa, mas como, e misturada noutras coisas até vai bem. Só que depois desta receita fiquei a gostar muito mais do dita cuja! Beijinhos

      Eliminar
  7. Também não sou grande apreciadora de quinoa mas as filhas gostam, vou experimentar, esta está muito bonita têm uma cor gulosa.Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Oi Elisabete, bt!
    Eu tb não sou fã de quinoa, aliás, nunca quis nem experimentar, mas fiquei muito interessada no arroz suíço da sua mãe (adoro arroz).
    Bjsss amiga e um FDS maravilhoso e abençoado p/vcs é o que desejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode fazer esta receita com arroz, o processo é igual! E fica mesmo bom! Beijinhos

      Eliminar
  9. Querida Elisabete,
    Eu amo quinoa, o único grão que eu não gosto é soja, mesmo assim não deixo de
    consumir por causa da saúde.
    Gostei da tua receita, ficou super convidativa!

    Beijinhos, ótimo fds ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que tudo se for bem cozinhado pode ser saboroso! beijinhos

      Eliminar
  10. Gostei de quinoa à primeira, o certo que não a utilizo muitas vezes... tenho que voltar a colocá-las nas minhas refeições!
    Obrigada pela lembrança! :D
    Beijinhooo!*
    P.S. Elisabete, eu e a Sarinha andamos louca por ter uma receita quase verdadeira dos bolos levedos... tens alguma? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não foi não gostar, simplesmente não achei que fosse algo fantástico! Mas bem feita fica bem boa!
      Comigo não tenho nenhuma, mas sei que o velhinho caderno da minha mãe tem. Um dia que lá vá vou procurar. beijinhos

      Eliminar
  11. Nunca comi quinoa mas tenho mesmo que experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/fetucine-de-cogumelos-e-linguica.html

    ResponderEliminar
  12. Ficou com óptimo aspecto esta quinoa!
    Deve ser deliciosa com o tomate.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Nunca experimentei quinoa, nem sei se gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como experimentar para saber! Quem sabe até gostas à primeira! Beijinhos

      Eliminar
  14. Só comi uma vez quinoa, nem sei dizer porque nunca adicionei nas receitas cá de casa, vou experimentar esta, tem um ótimo aspecto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Uma excelente sugestão de acompanhamento, bjs.

    ResponderEliminar
  16. Olha eu a pensar que tinhas voado até à Suiça :D
    Quinoa é algo que ainda não provei, já ouvi algumas opiniões menos positivas e dado o preço carote, vou adiando a sua compra. Mas agora fizeste-te querer experimentar, fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quinoa é cara mas rende imenso! Esta foi das receita com quinoa que já fiz que mais gostei! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!