Frango Assado com Limão e Salva




















Antes de ontem trouxe-vos a receita que preparei para o blog O Prazer da Cozinha. Quando a Cláudia me convidou, eu percebi exatamente que era para fazer uma refeição usando apenas 5 ingredientes que não ultrapassasse os 5€. A verdade é que ando sempre a mil e me esqueci do pormenor de não poder usar mais que 5 ingredientes! Preparei uma refeição toda xpto, completa, saborosa e que não ultrapassava os 5€! Estava satisfeitíssima! Quando comecei a escrever a receita aqui no blog, a lista extensa de ingredientes não me estava a cair bem! Não sei explicar, simplesmente achava que havia ali qualquer coisa que não batia certo! Depois fui confirmar as regras do desafio, e rapidamente percebi que a receita com a qual eu ia participar não se enquadrava pois tinha muito mais que 5 ingredientes! Se por um lado fiquei desanimada, por outro lado pensei logo que há males que vêm por bem e como eu acredito que tudo tem uma razão de ser e nada acontece por acaso, acho que esta receita não estava destinada à Cláudia mas sim à Marta do blog Intrusa na Cozinha, pois a rubrica dela deste mês tem como ingrediente o limão! Portanto esta receita tinha todas as condições para ser publicada aqui no blog, trata-se de uma refeição familiar bem completa, super económica (não chega sequer a 5€), e ainda por cima é saudável! Que mais se pode pedir?!


Frango Assado com Salva:

1 frango com 1,300kg, inteiro sem miúdos (1,92€);
1 limão amarelo pequeno (0,22€);
1 raminho de salva (sálvia);
2 dentes de alho (0,08€);
sal e pimenta (ingrediente básico);
1 cebola (0,10€);
meio copo (100ml) de vinho branco (0,24€);
azeite q.b. (ingrediente básico);
1kg de batata doce (0,99€);
2 cenouras (0,16€);
meia alface (0,34€);
400gr de mix de legumes tipo macedónia (0,60€);
1L de água mineral (0,11);

Começa-se por temperar o interior do frango com sal, pimenta, e coloca-se dentro (e intercalados) a salva, o limão cortado em gomos, e os dentes de alho esmagados. No fundo de um tabuleiro dispõe-se rodelas de cebola e coloca-se o frango em cima, atando as pernas para ficar mais bonito! Tempera-se então o exterior do frango com sal, pimenta, rega-se com o vinho e azeite q.b.. Ao redor dispõe-se a batata doce cortada em pedacinhos e a cenoura em rodelas. Vai ao forno cerca de hora e meia, regando a pele do frango de vez em quando e virando as batatas também de vez em quando. Serve-se com a salada de alface e com os legumes cozidos. E para empurrar (beber), água!

Nota: o total despendido nesta refeição foi 4,76€. Incrível, não?!

Rende 4 doses

43 comentários:

  1. O frango ficou com uma cor maravilhosa! Bem económico e bem saboroso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo saboroso! Desapareceu num instante! Beijinhos

      Eliminar
  2. O frango está lindissimo,uma refeição perfeita! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecia mesmo que este frango queria ser fotografado pois ficou muito bem posto! É uma refeição ótima para o fim de semana! Beijinhos

      Eliminar
  3. uiii, belo franguinho, ainda bem que não são horas de comer, senão ficava aqui desgostosa a ver este lindo frango a olhar para mim.
    Gostei muito das fotos está tudo a condizer.
    Beijinho grande Elisabete e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este frango desapareceu num instante! Já há algum tempo que não via uma refeição desaparecer tão depressa! beijinhos

      Eliminar
  4. Este frango ficou perfeito! A cor diz tudo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. É mesmo incrível como fica uma refeição tão barata mas com um aspeto de muito cara! Este frango está tão bonito que merecia ser capa de revista. Adorei!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! Está muito longe de ser capa de revista, não tem categoria para isso, mas sabor garanto que tem! Isto é o que se chama comer bem por tão pouco! Beijinhos

      Eliminar
  6. wuaoh esta 5 * ficou com uma cor linda e essa erva da um gostinho mt bom adoro bjs bfs

    ResponderEliminar
  7. Quanta coisa boa numa só mesa!
    Além do frango que ficou lindo, eu também fique com água na boca
    com a salada de legumes, tudo maravilhoso!

    Beijinhos, ótimo fds junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma refeição de fim de semana fantástica! Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá! É olha eu toda contentinha que essa receita venha para a nossa mesinha! Este frango ficou com uma cor que desperta até a gula mais adormecida! Uma receita familiar perfeita em todos os sentidos!
    Amei minha querida 😍
    Beijo do tamanho dos oceanos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi daquelas receitas que, apesar da sua simplicidade, me deu muito gosto fazer! E no final ver que ficou tão baratinho foi mesmo a cereja no topo do bolo! Os meus comensais adoraram e comeram com muito gosto! Beijinhos

      Eliminar
  9. Adoro frango assado com limão e com essa cor assim dourada ai ai que maravilha. Só nunca provei com salva. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A salva dá um sabor muito especial! Eu adoro! Recomendo vivamente! Beijinhos

      Eliminar
  10. Só de olhar para essas imagens até já fiquei com fome!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. Esse frango ficou com um aspeto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adoramos frango ca em casa e esse ficou com um aspecto fantastico,nunca usei a Salvia nos meus mas fica para a minha proxima receita de frango deve dar um sabor especial.....bjs

    ResponderEliminar
  13. Adoro frango! E esse deve ter ficado bem saboroso :)
    (Gosto bastante de sava, mas costumo usar seca...)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro usar fresca, mas seca também resolve! Seja como for dá um gostinho muito bom às coisas! Beijinhos

      Eliminar
  14. O frango é uma coisa tão versátil e pratica e eu quase nunca compro frango, sei lá até me esqueço, e gosto bastante. para veres o ultimo frango que fiz foi para o jantar do dia de ano novo.
    As tuas fotos ficam sempre tão bonitas, apetece comer tudo :)
    Beijinhos
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pinta! És sempre tão generosa! Cá em casa gostamos muito de frango, quer pela versatilidade, que pela facilidade de cozinhar, por isso é algo que faço com frequência! beijinhos

      Eliminar
  15. Delicioso. Adoro salva!

    * * * *
    Ana Teles {Telita} | blog: Telita LifeStyleFacebookinstagrambloggerBlogs Portugal


    ResponderEliminar
  16. Este frango ficou com um aspecto divinal!! Aquela cor bem tostadinha é de "brandar aos céus" :P

    As fotos também estão super giras :P

    Beijinhos

    de aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  17. Que fotos lindas! o frango ficou com uma cor maravilhosa, nunca utilizei salvia no comer tenho que experimentar. Parabéns por conseguires fazer uma refeição tão barata e deliciosa. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Acho que é possível fazermos refeições bem completas, saudáveis e saborosas a um preço bem acessível! beijinhos

      Eliminar
  18. Ficou uma refeição maravilhosa e apetitosa.
    De facto o pormenor dos 5 ingredientes faz diferença mas a receita com que participaste é também ela uma verdadeira tentação.

    Quanto a esta, já guardei a sugestão. Como digo hoje no blogue, receitas de frango precisam-se pois é a carne que mais comemos cá em casa.

    Beijo grande :)
    Cláudia Ralha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de te agradecer pois se não fosse pelo teu convite talvez esta receita não tivesse visto a luz do dia tão cedo aqui no blogue! E gostei muito de fazer tudo isto por menos de 5! beijinhos

      Eliminar
  19. De facto, o frango, é algo muito versátil. Preparado desta forma é uma verdadeira tentação (aos olhos, e ao palato). Vou experimentar. Bj

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!