Frango Assado



Há muitas formas de fazer frango assado e esta é apenas mais uma. O frango assado não tem necessariamente de ser calórico, o problema é que muitas vezes ao assado junta-se gorduras, depois o frango também já tem a sua própria gordura, e aquilo que pensamos ser saudável afinal já não o é. Por isso, para este frango fiz apenas uma marinada e o truque foi colocar a assar num tabuleiro sobre uma grelha, assim o frango não tocaria na gordura que libertasse. 


Frango Assado:

1 frango inteiro;
200ml de vinho branco;
6 dentes de alho;
piri-piri em flocos q.b.;
4 bagas de pimenta da jamaica;
2 folhas de louro;
1 raminho de alecrim;
raspa de meio limão;
mistura de 5 pimentas moída na hora q.b.;
uma colher de sobremesa de flor de sal;

No dia anterior marina-se o frango. Prepara-se a marinada juntando o vinho, os dentes de alho esmagados, o piri-piri, a pimenta da jamaica, o louro, o alecrim, a raspa de limão, a mistura de 5 pimentas e a flor de sal e mistura-se tudo. Parte-se o frango em duas metades (ou em quatro) e coloca-se na marinada. Deixa-se no frio de um dia para o outro (pode ficar dois dias para ganhar ainda mais sabor). Na hora de assar retira-se o frango da marinada e coloca-se num tabuleiro sobre uma grelha. Vai ao forno cerca de hora e meia ou até estar assado. 

Nota: à marinada podem juntar outras ervas ao vosso gosto. Podem ligar o grill do forno para que o frango fiquei mais tostadinho!

Rende 4 doses

30 comentários:

  1. Também costumo fazer o frango desta forma e fica tão bom!
    Adoro! O teu está com um aspecto delicioso.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  2. adoro frango seja ele como fore o teu ficou com uma cor linda ja fazia o meu almoço humm bjs bs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frango é das refeições que mais gostamos cá em casa! beijinhos

      Eliminar
  3. Gosto tanto de frango, este teu ficou com muito bom aspecto! E além disso acho que é muito prático de cozinhar!
    Beijinho
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Mas que belo franguinho!!! Até me deixou com fome...
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  5. Estamos em sintonia hoje, com receitas de frango :)
    Este vai para a lista "a fazer".

    ResponderEliminar
  6. Estou como a Ana, até me deu fome,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Adoro frango e o teu ficou com um aspecto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Elisabete!

    Um franguinho assado e bem temperado é muito bom!
    Gostei do acréscimo do vinho branco, o aspecto do teu frango está irresistível!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  9. Oi Elisabete, bt!
    Seu frango ficou parecendo de restaurante e eu
    fiquei daqui só imaginando a delícia! Pena que a gente mora tão longe né amiga? kkk
    Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, mas se morássemos perto era eu que ia comer a sua casa pois as suas refeições são sempre apetitosas demais! beijinhos

      Eliminar
  10. Esse frango douradinho até já me deu a volto ao estômago, adoro! :) E agora lembro-me que ainda tenho guardada uma outra receita tua de um franguinho (pernas) também bem douradinho e saboroso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é bom, mas as tais perninhas ainda são melhores!! Beijinhos

      Eliminar
  11. Gosto imenso de frango assado e costumo fazê-lo na Actifry sem juntar gordura nenhuma.Fica delicioso, tal como o teu deve ter ficado.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensei muitas vezes na ActiFry (agora até há outras máquinas do género) mas nunca me consegui decidir! Até lá vou fazendo assim no forno! Beijinhos

      Eliminar
  12. Belo aspecto do franguinho, já comia.
    Beijokitas.

    ResponderEliminar
  13. Está com uma cor muito bonita, e é muito prático de fazer. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os assados são ótimos para o fim de semana e dias frios! Beijinhos

      Eliminar
  14. Adorei, frango assado é sempre uma perdiçao para mim :)

    ResponderEliminar
  15. Acho que não goste de frango assado, este à tua moda ficou perfeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um clássico que nunca passa de moda e que sabe sempre bem! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!