Brownies de Chocolate Red Velvet






Estes brownies têm história! Antes de mais, já toda a gente sabe, ou se não sabe fica a saber, que adoro brownies! Brownies e cheesecakes são a minha perdição! Estava eu a ver o programa "Doces bons, doces maus" no 24kitchen quando me deparei com esta receita (os meus olhos iam caindo)! Eram já 4 da tarde mas mesmo assim lancei-me para a cozinha pois tinha tudo o que era preciso! Queria ter os brownies prontos a fotografar ainda dia! Corria tudo nos conformes até que a 5 minutos do fim falta a luz! Felizmente faltava apenas 5 minutos, o que em nada afetou o cozimento dos brownies! Mas estava já escuro para fotografar! E sem luz pior ainda! E como se não bastasse chovia a potes! Era eu a correr de casa para a rua e da rua para casa para bem de ligar o disjuntor que disparava consecutivamente! Às tantas desisti! Mesmo sem ver nada parti os brownies (ficaram tão mal cortados!), empratei (ficaram tão mal empatados!) e lá fui fazer as fotografias possíveis com a pouquíssima claridade que havia! Mas depois de tudo isto só vos posso dizer que me senti no céu pois os brownies são uma delícia, uma verdadeira tentação! E nem a textura nem o sabor denunciam o ingrediente secreto! Além do mais ficaram tão leves, tão fofos e tão húmidos que até custa a crer a lista de ingredientes! São os brownies saudáveis mais intensos e decadentes que já comi! Eu não costumo falar em calorias, mas hoje não consigo evitar pois uma fatia de um brownie normal tem quase 500 calorias, enquanto que uma fatia deste brownie nem chega a 200 calorias. Não é uma diferença muito grande... é uma diferença gigantesca!! Vá, corram fazer também! Prometo que serão um sucesso!


Brownies de Chocolate Red Velvet:

150g de chocolate negro;
380g de beterraba cozida;
1 colher de chá de extracto de baunilha;
3 ovos;
1 pitada de sal;
80g de açúcar amarelo;
3 colheres de sopa rasas de mel;
35g de farinha de arroz;
50g de amêndoa moída;
70g de cacau em pó;
2 colheres de chá de fermento em pó;

Pré-aquece-se o forno e forra-se uma forma com papel vegetal. Reduz-se a beterraba a puré com o auxílio do 123. Derrete-se o chocolate em banho-maria ou no microondas em períodos de 30 segundos mexendo sempre (neste caso junta-se um fio de leite). Com a batedeira bate-se os ovos com o açúcar, o mel e uma pitada de sal até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Junta-se então o extracto de baunilha, o chocolate e o puré de beterraba e bate-se com cuidado. Por fim junta-se a farinha, a amêndoa, o cacau e o fermento e envolve-se bem (bati com a batedeira em velocidade reduzida). Verte-se na forma e vai ao forno cerca de 30 minutos. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma. Corta-se em quadrados.

Nota: a receita pedia 250g de açúcar mas achei um exagero e pus apenas o que mencionei na receita, acho que ficou doce o suficiente! Depois de prontos polvilhei com um pouco de adoçante para parecer açúcar em pó!

Rende 9 doses

36 comentários:

  1. Adoro adoro. Que brownies lindos. Guarda um quadradinho ora immmmm. Beijocasses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes já eram! Mas da próxima vez prometo que guardo! beijinhos

      Eliminar
  2. A esta distância consigo sentir o cheirinho devia ter ficado fantástico...um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Que brownies fantásticos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Adorei a "catástrofe" toda da história hehehe, há dias assim! :) Ficaram com um aspecto super guloso e a diferença de calorias é enorme!! Vou fazer sem dúvida!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro notamos a diferença mas depois tornam-se viciantes! beijinhos

      Eliminar
  5. Elisabete minha querida,
    Você está certíssima em inovar as receitas com ingredientes saudáveis.
    Eu até faço receitas calórias mas estou aprendendo a reeducar a minha alimentação.
    Cortei muitas coisas, sei que tenho que cortar ainda mais ao longo do tempo.
    Independente da gente ser gorda ou magra, alimentos saudáveis nos fazem bem e a nossa
    vida fica mais leve e duradoura.
    Antes eu usava essência de baunilha desde que descobri o modo de preparo estou fora, o
    extrato é mais saudável.
    Adorei a tua receita, quadradinhos perfeitos!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade, todos devemos ter uma alimentação saudável, sejamos gordos ou magros! A alimentação saudável não é só para quem quer perder peso, é também para quem quer ter saúde. Não tem mal nenhum comermos coisas menos saudáveis de vez em quando desde que incluídas numa alimentação saudável! O importante é haver equilíbrio! beijinhos

      Eliminar
  6. Interessante esta receita e realmente a diminuição em calorias é notória. Gosto muito :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que fiz estes nunca mais fiz dos normais! beijinhos

      Eliminar
  7. Parecem tão húmidos e fofinhos, tal como eu gosto. A utilização da beterraba é muito interessante.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam mesmo húmidos e fofinhos ao mesmo tempo! Maravilhosos! beijinho

      Eliminar
  8. Eu quando comecei a ler as fotos fiquei encantada com a textura. Quando vi que são uma versão mais saudável fiquei de boca aberta!! Vou experimentar com toda a certeza!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São divinais e ficam com uma textura fabulosa! beijinhos

      Eliminar
  9. Oi Elisabete, bt!
    Super diferente a sua receita, bem mais saudável. A textura ficou maravilhosa. Amei!
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  10. Eu não sou uma fã de brownies como tu, muito longe disso (embora partilhe a tua paixão por cheesecakes) mas adoro bolos de chocolate. E quando vi a foto destes pensei logo "a Elisabete hoje saiu da linha". Mas depois comecei a ler o post e a lista de ingredientes e nem acredito que são bem mais saudáveis. E o pior é que não fazia ideia que os brownies normais tivessem tantas calorias. Estes vão para a lista de "a fazer urgentemente" porque tenho a certeza que vou adorar :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É chocante, não é?! Por vezes ingerimos calorias que nem nos passa pela cabeça! Obviamente estes cálculos foram feitos por alto, mas de qualquer forma é mais coisa menos coisa. Ao início achei que estes não me iam satisfazer como os outros, mas estava enganada! Primeiro estranha-se, depois entrenha-se e a seguir ficamos viciados! Apetece comer quadradinho atrás de quadradinho! Fiquei mesmo fã! Já os fiz imensas vezes e todos quantos provaram ficaram surpreendidos! E quanto à consistência fica entre brownie e bolo! Maravilhosos, é o que eu te digo! Beijinhos

      Eliminar
  11. Que bom aspecto. Gosto muito de brownies de chocolate mas com beterraba nunca provei.

    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam muito bons! E é uma boa forma de ingerir beterraba! Beijinhos

      Eliminar
  12. Ai, mas que aspecto, quero provar, já! É que logo à primeira pensei que não eram saudáveis, tal era o aspecto decadente, mas depois leio a receita e fiquei surpreendida! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São daquele tipo de doces que se estivessem na vitrine de uma pastelaria iam enganar muita gente! Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá Elisabete!
    Quando olhamos para este brownies sem dúvida custa a crer que sejam saudáveis. Têm um aspeto mesmooooo decadente!!
    Nunca fiz receitas doces com beterraba, apesar de já ter visto muitas, e com muito bom aspeto... tenho mesmo de experimentar.
    Perfeita esta tua receita minha querida
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são 100% saudáveis pois levam um pouco de açúcar mas são bastante mais saudáveis que os normais que levam carradas de açúcar, manteiga e farinha. E estes são mesmo decadentes seja de aspeto seja de sabor! A beterraba fica muito bem em doces, confere alguma humidade e também uma cor muito bonita! Beterraba era daquelas coisas que eu detestava e que aprendi a gostar! Hoje em dia sou fã, até gosto de a comer simples, e só não uso mais vezes porque aqui nem sempre há! Beijinhos

      Eliminar
  14. Estou a imaginar a cena e já me ri :)
    Ando há muito tempo para experimentar beterrada em bolos, oiço falar maravilhas de todos os que experimentam!
    Apesar de tantos contratempos, o aspecto final ficou mesmo guloso, se não dissesses nada não suspeitaria de problemas :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Apesar dos contratempos às vezes as coisas até correm melhor! São deliciosos! A beterraba confere aos bolos uma ótima textura! Beijinhos

      Eliminar
  15. Adoro o bolo Red Velvet, mas a cor não é bem o que eu esperava. Provavelmente, com a beterraba, ficará mais vermelho. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A beterraba confere um tom bem avermelhado! beijinhos

      Eliminar
  16. Bem, que dia atribulado, esse! Mas as fotos acabaram por ficar muito apetitosas (não podiam não o ser, com uns brownies assim) :) Tenho de experimentar, ficaram tão gulosos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já sou viciada em brownies por natureza e quanto a estes tenho de me controlar para não os devorar todos de uma vez! Beijinhos

      Eliminar
  17. Ficaram lindos! Vou experimentar estes de certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ficam com uma cor muito bonita e o sabor é delicioso! Ninguém consegue perceber que é de beterraba! Obrigada pela visita!

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!