Salada no Forno




Um livro não deve ser julgado pela capa. Tal como esta salada não deve ser julgada pelo seu aspeto tosco! Apesar da simplicidade e dos poucos temperos é tão boa! É mais uma daquelas receitas que me acompanha desde sempre. É um acompanhamento que para mim serve perfeitamente de prato principal! Adoro isto! As quantidades são um pouco a olho mas é mais coisa menos coisa!


Salada no Forno:

2 cebolas;
4 cenouras;
5 batatas;
1 repolho;
uma pitada de sal ou flor de sal;
um fio de azeite;
um pouco de água;

Num pirex dispõe-se uma camada de cebola em rodelas, uma camada de batatas em rodelas e salpica-se as batatas com um pouco de sal, depois uma camada de cenoura em rodelas e por fim uma camada de repolho. Polvilha-se com uma pitada de sal, rega-se com um fio de azeite e um pouco de água. Vai ao forno coberto com papel de alumínio até estar cozida (cerca de 1h30/2h). Serve-se quente.

Nota: ao início coloca-se pouca água porque os legumes também vão libertar algum líquido, de qualquer modo a meio da cozedura junta-se mais água se for necessário.

23 comentários:

  1. Eu fico muito contente com esta sugestão. Vou experimentar fazer :)

    Beijinhos Ana

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Uma salada diferente do que estou acostumada, mas engraçada e perfeita para o frio que se avizinha. Saladas quentes :-) Gosto muito da sugestão. Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Querida Elisabete,
    Imagino o cheirinho bom saindo do forno, hummmmm...!
    O aspecto ficou tudo de bom, vou ter que fazer, adoro esse tipo de salada!

    Beijinhos, ótimo fim de semana junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  4. Excelente aspecto, deve ser tão boa!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Muitas vezes não sabemos que acompanhamentos havemos de fazer, por isso esta sugestão é muito,bem-vinda. É fácil e saborosa. de certeza.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Oi Elisabete!
    Eu adoro uma saladinha, seja ela fria ou quente. A sua parece ter ficado deliciosa. Eu costumo também preparar legumes no forno pq acho que ficam com um sabor especial!
    Bjssss amiga e um lindo FDS aí p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! As saladas quentes podem ser surpreendentes! beijinhos

      Eliminar
  7. Uma boa alternativa à sopa, muito bom!

    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Olá Elisabete. Que bem que me parece esta salada. Agora nem sempre sabe bem aquela tradicional salada mais fria.
    Sempre a aprender contigo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que receita interessante, vou ter que experimentar! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Já fiz algo no género mas não tapei com papel de alumínio!
    Vou experimentar...bj

    Se gosta de quiches ... espreite esta receita:
    http://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/11/quiche-de-salmao-fumado.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O papel ajuda a cozer mais depressa e evita que o repolho fique ressequido. Já vou ver a quiche! Beijinhos

      Eliminar
  11. Parece-me uma salada perfeita para estes dias de chuva. Achei muito curioso ir ao forno!
    Beijinho e bom fim de semana!
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que à primeira vista pode não parecer, mas é muito saborosa! Beijinhos

      Eliminar
  12. Eu adoro 'saladas' assim, com muuuuito repolho :D

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!