Está a Chegar...!


Pois é, o Natal está a chegar! A chegar está também uma seleção de receitas com as quais vos vou presentear durante o mês de Dezembro (este meu projeto nada tem a ver com a rubrica "Na mesa de Natal não pode faltar", são projetos distintos e independentes)! São receitas de Natal, aparentemente normais mas com a particularidade de serem saudáveis! Neste blog, outra coisa não seria de esperar! Não foi, de todo, um projeto fácil mas foi sem dúvida um projeto que me deu um gosto enorme concretizar! Foi também muito cansativo e roubou-me muitas horas, mas no final foi extremamente gratificante ver que todo o esforço valeu a pena! Não posso deixar de fazer alguns agradecimentos. Um dos grandes obstáculos é o facto de eu viver numa ilha e de não ter acesso a determinados produtos. Ainda por cima quando preciso é que não há mesmo! Podem pensar que é muito fácil de resolver, basta ir à internet e encomendar. Pois podia ser! Mas infelizmente até isso é um obstáculo porque a maior parte das empresas recusa-se a fazer envios para as ilhas (???) e outras aceitam enviar mas pedem balúrdios pelos portes (???). Felizmente encontrei duas empresas de uma enorme simpatia, disponibilidade, rapidez e eficiência. A primeira delas é a Garrafeira Dom Pedro, cuja loja fica situada na Rua da Prata em plena baixa pombalina, que para além de vinhos comercializa também frutos secos, doces regionais, charcutaria, chocolates, etc. Foi graças a esta empresa que pude ver concretizadas algumas das receitas cujos ingredientes eram frutos secos pois disponibilizaram-se a enviar de imediato os produtos que pretendia e em correio normal para que os portes pudessem ser económicos. Fiquei muito satisfeita pois os produtos são de facto de grande qualidade. Já noutro ramo, a empresa Doces Sentidos de Cake Design, foi uma grande aliada para que eu pudesse ter alguns acessórios decorativos nas minhas receitas. É que até este tipo de coisas são difíceis de encontrar cá e esta empresa disponibilizou-se a ajudar sem hesitar. Diria até que nunca tinha visto uma empresa trabalhar tão rápido. Convido-vos a visitarem os sites destas duas empresas pois ambas têm produtos fantásticos e a preços muito acessíveis, basta clicarem no nome e serão redireccionados. Finalmente não podia deixar de agradecer à Paula do blog Sugar Bites que para além de ter um blog lindo com receitas que nos fazem suspirar, é ainda uma pessoa muito querida e de uma generosidade incrível. Ela foi também uma ajuda fundamental para que o meu projeto pudesse ser concretizado. À Garrafeira Dom Pedro, à Doces Sentidos e à Paula aqui demonstro a minha gratidão. 
Desde miúda que o Natal sempre foi uma época do ano que me fascinou! Adoro! É certo que o meu Natal tem sempre um sabor amargo por já não ter comigo algumas pessoas que me são queridas. Mas mesmo assim tento sempre que o Natal seja especial. Nesta época tudo me encanta! São as músicas, os aromas, as luzes, as comidas, os doces, as festividades, os convívios. Até do frio eu gosto! Natal sem frio não parece Natal! Acho uma época tão mágica! Se calhar, ao contrário de grande parte das pessoas, não faço muitas compras! Obviamente acabo sempre por comprar algumas prendas, mas não gosto do corre-corre de loja em loja! Também não gosto de fazer compras até mais não! Isso para mim não é Natal, é consumismo. Talvez a minha infância tenha tido grande influência na forma como vivo o Natal atualmente. Na terra onde morava não haviam muitas lojas. Duas ou três pequenas mercearias apenas. Uma delas era mercearia/boutique. Adorava ir às compras com a minha mãe só para ver a montra! Mesmo que não fosse para comprar nada, eu gostava era de ver a montra! E acabava sempre por me calhar no sapatinho uma peça de roupa comprada nessa loja. Era das prendas que mais feliz me fazia pois adorava estrear uma roupa nova no Natal e no Ano Novo! Hoje essa mercearia já não existe. Mas continuo a passar por ela, a sentir-me pequenina e a sonhar com a montra! Também gostava quando a minha mãe me mandava à mercearia buscar qualquer coisa que havia faltado pois era sinónimo de que ia receber um bombom de chocolate recheado com caramelo ou um bombom em forma de barril de chocolate com licor dentro que o senhor da mercearia me ia dar! Nunca mais vi dessas pipas de chocolate à venda e adorava poder matar saudades! Cedo lá por casa se preparava o bolo de Natal e o bolo de figos! Eram bolos muito ricos que ficavam mais saborosos a cada dia que passava! Era por isso que se fazia logo no início de Dezembro! Às visitas brindava-se com bolo, figos passados e mijo do Menino (se quiserem saber mais sobre o mijo do Menino e sobre as tradições de Natal Açorianas podem ver o post que lancei no ano passado no meu outro blog)! O mijo do Menino era o licor ou bebida espirituosa que tivéssemos em casa e que quase sempre nos eram oferecidas pelas mercearias! Pois é, naquele tempo recebia-se de oferta garrafas de Porto, Anis ou Espumante quando se ia às compras! E ainda um calendário! Até o papel de embrulho era de graça, as folhas que nós quiséssemos! A altura de fazer o presépio e a árvore era uma alegria imensa! Depois era só esperar (impacientemente) que o Menino Jesus encarregasse o Pai Natal de deixar uma prenda no sapatinho! Tal como a maioria das crianças eu acreditava no Pai-Natal! Mesmo quando as minhas amigas já tinham descoberto que o Pai-Natal não existia e o afirmavam a pés juntos, embora eu lhes desse razão, no fundo continuava a acreditar que ele existia! É aquela inocência de criança! Quando descobri e tive finalmente de dar a mão à palmatória, apesar de ter sido uma desilusão, também não foi nenhum drama! Não deixava de haver Natal por isso! Ainda por cima o Pai-Natal era uma figura que eu nunca tinha visto, ao passo que a Missa do Galo existia mesmo para me poder fazer sentir no céu! Quem me dera voltar a ser criança! É assim, quando somos pequenos sonhamos ser grandes e quando somo grandes desejávamos ser novamente crianças! Para mim não é Natal se não houver Consoada seguida de Missa do Galo! A Missa do Galo é uma das missas mais bonitas de todo o ano! E no Natal também tem de haver a saga de Home Alone! Eu sei que está mais que visto, e são filmes que conheço de cor e salteado, mas adoro! Ou não fosse eu fã de comédia, pois para amarguras já bastam as da vida! Lá por casa escrevia-se os postais de Natal para mandar a toda a família! Tradição que ainda hoje mantenho! Mandar as Boas Festas pelas novas tecnologias (embora o faça para conseguir chegar a todos) não é a mesma coisa! E é isto, muito mais teria eu para dizer! Mas o texto já vai longo! Espero contar convosco para acompanharem as minhas receitas natalícias!



E hoje não deixem de visitar a página da Sílvia no facebook As Minhas Perdições que nos traz a segunda receita da rubrica Na mesa de Natal não pode faltar...



20 comentários:

  1. Acho lindo a inocência de se acreditar no pai natal, os meus filhos como são pequeninos ainda acreditam mas na escolinha do mais velho já houve um menino que foi lá dizer que não existia e ele defendeu o pai natal com unhas e dentes :) Pena um dia essa magia se perder...
    Fico então a aguardar as tuas receitas, sempre maravilhosas!
    E isso de não enviarem as coisas para a ilha... enfim... tenho família em S. Miguel e conheço bem essa dificuldade! Não faz sentido...
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, vivemos nos Açores mas por vezes mais parece que vivemos no outro lado do mundo! Coisa que não se compreende pois os portes dos Ctt são a nível nacional, paga-se o mesmo de Lisboa para o Porto como se paga de Lisboa para os Açores! beijinhos

      Eliminar
  2. Venham de lá essas receitinhas!!! :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  3. Sinto exatemente a mesma coisa por vicer tambem numa ilha (Madeira) no que diz respeito ao Natal amo de paixao, torno ne numa crianca autentica nesta época :D beijinhos e parabens pela iniciativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viver numa ilha tem desvantagens mas também tem muitas vantagens! Só o facto de vivermos em ilhas lindíssimas já é um privilégio! Obrigada! Se eu já tinha a certeza que era possível fazer receitas deliciosas e saudáveis, agora então não me restam dúvidas nenhumas! Beijinhos

      Eliminar
  4. Querida Elisabete,
    O Natal tem sabor de infância, mesmo que eu já tenha perdido alguns entes queridos
    ainda gosto dessa épica. Faz parte da vida, por isso temos que aproveitar o máximo.
    Eu tbm acho a Missa do Galo linda e importante.
    Gostei do seu texto, muy lindo!
    Imagino as delícias saudáveis que você fará, hummmmmmm...!
    Eu sempre falo, comer bem não é comer muito e sim com qualidade.

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nem eu acredito ainda nas receitas que tenho para apresentar! Não parecem mesmo nada saudáveis! beijinhos

      Eliminar
  5. É tão bom quando esta época natalícia nos traz tantas boas recordações e nos deixa nostálgicas! :) Não percebo o trama dos envios para as ilhas, então não é Portugal na mesma, enfim!
    Fico ansiosamente a aguardar as receitas saudáveis! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que se o preço em correio normal fosse diferente, mas não é, é igual para qualquer ponto do país! O Natal é uma época mágica! beijinhos

      Eliminar
  6. Querida Elisabete:o Natal é também a minha época preferida do ano. Adoro o ambiente, as canções ( que já comecei a ouvir no início de novembro,eheh), a preparação dos licores ( embora o álcool usado para o efeito esteja caríssimo!!!!!), o enfeitar a casa, etc. Ainda por cima este ano vou ter a companhia dos meus dois filhos, o que já não acontecia há dois anos. Estou a contar os dias para ter a família reunida.
    Espero pelas tuas receitas em versão saudável. Gosto sempre muito delas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia! És sempre uma querida!
      Vejo que este Natal vai ser ainda mais especial por aí, que bom! É sempre uma alegria ter a família reunida! Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu relaciono o Natal há infância e aos avós!
    Como não tenho netos...meus filhos estão crescidos e meus pais partiram...será um hantar em família carregado de muito amor!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante mesmo é haver paz, amor e harmonia! Beijinhos

      Eliminar
  8. recordar é viver ... ;)
    espero para ver esse desafio :*
    e sempre que precisares de algo do Norte avisa!
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Digo o mesmo, quando precisares de algo dos Açores é só dizer! Beijinhos

      Eliminar
  9. Ainda bem que conseguiste concretizar o projeto com a ajuda de algumas pessoas e empresas, o espírito natalício de entreajuda está no ar! :) Fiquei ansiosa por saber mais :D
    Gostei do encanto com que descreveste o teu Natal de criança, realmente parece mágico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que fui uma criança muito feliz. Estou muito agradecida por isso. Não podendo voltar atrás no tempo, ainda bem que existe memória! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!