Cheeseburguer





Chamam-lhe fast-food. Na realidade não considero isto comida rápida, embora entenda porque tem essa designação. Para mim comida rápida é comida que se faz em dois tempos e que não tem propriamente de ser pouco saudável. E um hambúrguer não tem de ser pouco saudável. O que torna um hambúrguer menos saudável é o pão, o que colocamos dentro do pão, os molhos e o que o acompanha (na maior parte batatas fritas). Pois esta minha versão, tirando o queijo, é bem saudável e não deixa nada a desejar comparada com os hambúrgueres que se vendem por aí! Pelo menos agradou-nos muito! Ainda por cima o hambúrguer fica com uma cor linda! Podia ter feito com menos coisas mas eu gosto de um hambúrguer com tudo a que tenho direito! Como ia servir o hambúrguer dentro do pão (pão = hidratos) não fiz mais nada para acompanhar! Fiquei bastante saciada e não senti falta nenhuma das diabólicas das batatas fritas! 


Cheeseburguer:

500g de carne de vaca moída fresca;
1 beterraba;
1 dente de alho ralado;
2 colheres de chá de alho em pó;
1 raminho de salsa fresca picada;
piri-piri em flocos q.b.;
pimenta preta moída na hora q.b.;
flor de sal ou sal fino q.b.;
pão integral de sementes;
ovo;
alface;
tomate,
cebola;
fatias de queijo da ilha;

Rala-se a beterraba usando os buraquinhos mais pequenos do raspador. Espreme-se bem para retirar toda a humidade (não se descarta o líquido que a beterraba liberta, serve para a sopa). Mistura-se na carne bem como todos os outros ingredientes e retifica-se os temperos. Molda-se os hambúrgueres e grelha-se. Entretanto grelha-se rodelas de cebola, "estrela-se" um ovo numa frigideira anti-aderente sem gordura, prepara-se a alface e o tomate. Quando os hambúrgueres estiverem praticamente prontos coloca-se uma fatia de queijo da ilha por cima e espera-se que derreta ligeiramente. Monta-se os hambúrgueres e serve-se de imediato!

Nota: se o talho for de confiança podem pedir para moer lá a carne, ou então podem moer em casa no 123 que foi o que eu fiz!

38 comentários:

  1. Ficou mesmo apetitosa! Nunca fiz com beterraba,mas adorei a cor. Esta é uma refeição bastante saciante e conseguiste torná-la mais saudável. Aqui em casa, teria de fazer batata frita para o marido que não a dispensa.:)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até se pode fazer a batata frita no forno, assim fica mais saudável e podemos comer mais à vontade! beijinhos

      Eliminar
  2. que bem original com a beterraba e fica com uma cor bem gira, e nada como um hambúrguer caseiro.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cor fica gira e o sabor é bem agradável! É uma boa forma de se comer beterraba! beijinhos

      Eliminar
  3. Querida Elisabete,
    Vivendo e aprendendo a cada dia mais com os blogs, principalmente aqui no seu
    cantinho com receitas saudáveis.
    Adorei a sugestão da adição da beterraba na carne do hambúrguer.
    Sanduíche lindo e irresistível, amei!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim comemos beterraba sem dar por ela! Às vezes há carnes que levam corantes para ficarem avermelhadas, esta não precisa! beijinho

      Eliminar
  4. Só mesmo porque leva a beterraba faz a diferença. Não faço batatas fritas em casa, mas uma vez por mês vamos jantar à hamburguaria do lado, não resisto :) e é só uma vez a cada 20 dias :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez não são vezes! Eu mentia se dissesse que nunca como batatas fritas! É raro mas lá acontece! Não tem mal nenhum! beijinhos

      Eliminar
  5. Concordo completamente contigo, fast-food deveria ser comida rápida (seguindo à risca as palavras). Mas a fast-food que conhecemos é realmente associada a comida de plástico, cheia de produtos que nos envenenam e que se devem evitar. Cá em casa, também passamos a comer fast-food caseiro, assim bem simples e delicioso. Adorei os teus hamburgures, hei-de experimentar a adição de beterraba mas tenho algum receio porque nem todos gostam de beterraba por aqui. Vamos ver como corre ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui ninguém se apercebeu, e olha que tenho dois esquisitinhos cá em casa! Eu achei que se notava ligeiramente, muito ligeiramente, o sabor da beterraba, mas como o hambúrguer era muito bem recheado os sabores misturavam-se e nem sequer se dava conta! Acho que fui só mesmo eu quem deu conta porque sabia que tinha levado beterraba! beijinhos

      Eliminar
  6. Concordo! O nome fast-food não está bem empregue... é sempre associada à comida de plástico. Para a próxima vou adicionar beterraba, achei a cor fantástica e se dizes que não se sente muito deve passar bem aqui nos meus esquisitos!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que não se sente muito mas também o sabor da beterraba é um sabor ao qual já me habituei e aprendi a gostar. Cá em casa ninguém reparou, mas nem todos os palato são iguais. Só mesmo experimentando para saber! beijinhos

      Eliminar
  7. Concordo! Um hambúrguer pode ser saudável! Este tem um excelente aspecto! A ideia da beterraba é bastante original.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito saboroso! Muito melhor do que alguns que se come fora de casa! beijinhos

      Eliminar
  8. Já fiz de quinoa e beterraba e gostei muito, o teu parece-me bem delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  9. Que belo cheeseburguer,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  10. Adoro! Adoro! Adoro!


    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Para mim também me chegava e bem uma refeição assim! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adorei a cor do hambúrguer e o conjunto ficou com um aspecto divinal. Aqui está a prova que este tipo de refeições também podem ser saudáveis! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Na alimentação saudável podemos ter de tudo! Beijinhos

      Eliminar
  13. Óptima ideia de juntar beterraba. Deve ficar óptimo!
    O aspecto é maravilhoso :)
    Também costumo fazer ovos estrelados sem gordura na frigideira anti-aderente! Tão bons!!!
    E adoro o queijo da ilha, não é saudável mas é um mal menor :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já nem me lembro da última vez que estrelei um ovo com gordura! É uma limpeza e é muito mais saudável! Beijinhos

      Eliminar
  14. Oi Elisabete, bt!
    Eu devoraria esse cheeseburguer em 1 minuto kkkk
    Que delícia, hummmmm!
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  15. Perco-me por um bom hamburguer e esse teu está mesmo apetecível, beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Maravilhoso,que bom aspecto assim podemos comer hambúrgueres sem culpa.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, deste modo até podemos comer mais vezes! Beijinhos

      Eliminar
  17. Optima ideia juntar a beterraba,é uma maneira de enganar o meu filho!! Cá em casa teria de fazer com batatas fritas,mas uso a multifry,por isso são mais saudáveis.Muito bem pensado...gostei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma batatinhas saudáveis a acompanhar não tem mal nenhum! Beijinhos

      Eliminar
  18. Este blog é uma predição pra mim hehehe

    ResponderEliminar
  19. Acho que ainda gosto mais dessa tua versão, com o pão de sementes tão fofo e os recheios tão saudáveis e saborosos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que foi um hambúrguer muito apreciado! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!