Massa Penne com Almôndegas em Molho de Tomate






O tempo já pede, inevitavelmente, pratos reconfortantes! E os pratos de massa são muito aconchegantes e saborosos! Este parece complicado mas não é! Rende bastante, o que é ótimo para uma refeição familiar! No final haverá satisfação garantida! Fotografei mal saiu do tacho, estava ainda a ferver, mas aconselho a deixarem arrefecer um pouco antes de servir para que o molho fique mais espesso.


Massa Penne com Almôndegas em Molho de Tomate:

1kg de almôndegas (cerca de 30 almôndegas);
1 kg de tomate (peso já sem casca e sem sementes);
1 cebola grande;
4 dentes de alho;
um fio de azeite;
orégãos secos q.b.;
mistura de 5 pimentas moída na hora q.b.;
piri-piri em flocos q.b.;
uma pitada de flor de sal ou sal;
200gr de massa penne integral;
raspas de queijo da ilha (opcional);

Numa frigideira larga e funda coloca-se um fio de azeite e deixa-se aquecer a frigideira. Quando estiver quente junta-se as almôndegas e deixa-se cozinhar até estarem prontas. Retira-se as almôndegas e no azeite que ficou junta-se a cebola e os alhos picados grosseiramente. Dá-se uma ligeira refogadela e depois junta-se o tomate também picado grosseiramente. Tempera-se com uma pitada de flor de sal e deixa-se cozinhar um pouco. Tritura-se bem com o auxílio da varinha mágica (se ficar demasiado grosso pode-se juntar um pouquinho de água). Junta-se então os orégãos, a mistura de pimentas e o piri-piri e leva-se novamente ao lume só para que ferva e junta-se as almôndegas. Entretanto num tacho à parte coze-se a massa até ficar al dente. Escorre-se a massa e junta-se ao molho de tomate. Envolve-se bem, deixa-se cozinhar mais um pouco. Serve-se com algumas raspas de queijo da ilha.

Nota: caso não tenham tomates frescos podem usar tomate pelado enlatado, é melhor do que qualquer outro molho pronto que se possa adquirir.

Rende 6 doses


E hoje inicia-se uma nova rubrica relacionada com o Natal e lançada pela Ana d' A Casinha das Bolachas que desafiou algumas bloggers a fazerem uma receita de Natal. Também eu fui convidada a participar e dentro de dias publicarei a receita que fiz para esta rubrica. Hoje é a vez da Ana dar inicio sendo ela a primeira a partilhar uma receita por isso estão todos convidados a passarem n' A Casinha das Bolachas para verem os Sonhos da Avó que elas nos preparou! Para verem basta clicarem na foto!




36 comentários:

  1. que belo prato mesmo delicioso, ai ai eu adoro massa :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Sabes que este prato de massa é algo que adoro! Fico bastante satisfeita com uma refeição destas! :)

    Obrigada pela partilha, vamos ter uma mesa bem recheada!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos sim! Estou ansiosa por vê-la completa! Beijinhos

      Eliminar
  3. Que delicia, nao fosse a minha dieta comia um desses agora ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E podes comer! Substituis as almôndegas por almôndegas de soja por exemplo! beijinhos

      Eliminar
  4. Oi Elisabete, bt!
    Duas coisas que eu amo, massa e almôndegas. Sua receita p/mim está especial. Hummmm!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  5. Adoro massas; qualquer uma. E, com almôndegas... uma verdadeiro manjar. Bjs

    ResponderEliminar
  6. E eu que sou uma "massuda" nata, adoro massaaaa... Desde as receitas mais simples até às mais elaboradas... Hmmmm bjnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro massa, aliás, todos nós cá em casa! Beijinhos

      Eliminar
  7. Mas que belo pratinho de massa! Adoro massas :D
    Quanto ao desafio natalício, estou em pulgas para ver todas as receitas!!! eh eh eh
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou italiana mas sou grande apreciadora de massas! Beijinhos

      Eliminar
  8. Querida Elisabete,
    Por aqui os dias super quentes, mas não dispenso essa massa que
    está super apetitosa!
    Ficarei no aguardo da receita de natal!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, massa sabe bem em qualquer altura do ano mas esta como é comida quente sabe muito bem num dia frio! Beijinhos

      Eliminar
  9. Ai Elisabete já aqui fiquei a suspirar por esse belo prato, essa comidinha é mesmo do meu agrado! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Um belo prato com comida de conforto!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Cá por casa as almôndegas são sempre muito apreciadas. O meu filho mais velho chama-lhes as bolinhas de carne e a mais nova também já vai picando com os seus 5 dentinhos :) Com esse teu molho seria sucesso garantido!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha também lhe chama bolinhas de carne! Todos gostam deste prato! Beijinhos

      Eliminar
  12. Eu adoro massa e almôndegas mas na realidade nunca as juntei (estou a ver que é uma falha minha). Podias era ter-me convidado para o almoço ... aceito os restos que sobraram também :D
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais restos?! A minha gente limpou tudo! Só faltou lamberem os pratos! Beijinhos

      Eliminar
  13. Que maravilha Elisabete. Tem um molhinho super apetitoso. Mnham,mnham...... ;)
    Beijinho

    Bimby & sabores da vida

    ResponderEliminar
  14. Carne picada normalmente só faço hamburguer e empadão ou lasanha. A joana nunca foi fã das "bolinhas" como sempre lhe chamou.
    Das poucas vezes que fiz nunca me lembrei de fazer massa assim...
    Beijinhos bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim se calhar ela iria gostar! Fica muitíssimo saboroso! Beijinhos

      Eliminar
  15. Que maravilha!! adoro massas quando chego a casa e não sei o que fazer faço massa com qualquer coisa mas assim nunca me tinha lembrado,uma boa sugestão.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta massa até se faz depressa! Suja é um pouco de louça mas agora já há massas que não precisam de cozer à parte, é só juntar e ficam prontas num instantinho! Não é o caso desta integral mas tenho esperança que um dia criem uma integral que coza rápido! Beijinhos

      Eliminar
  16. Essa massa ficou o máximo, mesmo gulosa! Adoro este género de pratinhos reconfortantes :)

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!