Compota Rápida de Castanhas








Provei compota de castanhas pela primeira vez há cerca de ano e meio e rapidamente se tornou num dos meus produtos de eleição que, posteriormente, até vos dei a conhecer no meu outro blog. Nunca me atrevi a fazer em casa! Não só porque depois iniciei a minha dieta para perder peso, como também achava que nunca ficaria tão bom! Estes dias tinha algumas castanhas cozidas no frigorífico. Eu gosto imenso de castanhas mas evito comer porque depois de começar nunca mais paro! Não queria que se estragassem... O fruto deste mês da rubrica da Marta do Intrusa na Cozinha é precisamente as castanhas! E eu tinha-lhe dito que muito possivelmente não conseguiria participar pois este mês está a ser particularmente preenchido. Caramba, mas eu queria muito participar pois adoro castanhas e fazia-me pena não poder preparar uma receita para levar à mesa da Marta! A compota veio imediatamente à cabeça! Arrisquei! Marta, ficou quase tão boa como a da Sweet Castanea que tu tão bem conheces! E esta é fácil-fácil, rápida-rápida e podemos comer sem culpas! As fotos estão muito pobrezinhas mas foi o que se pôde arranjar!


Compota Rápida de Castanhas:

250gr de castanhas cozidas (peso já descascadas);
3 colheres de sopa rasas de mel;

Coloca-se as castanhas num processador e tritura-se. Junta-se o mel e tritura-se novamente até ficar cremoso. Coloca-se num frasco esterilizado e guarda-se no frio.

Nota: ao descascar as castanhas por vezes fica um pouco de pele agarrada mas não tem problema nenhum, acho que até fica giro vermos um certos pigmentos na compota!

36 comentários:

  1. Gosto bastante de castanhas mas compota de castanhas nunca comi, deve ser bem deliciosa.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Que textura maravilhosa, deve ter resultado numa compota fantástica! Olha que fica uma excelente presente para umas prendinhas de natal!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fica uma ótima prenda e ninguém vai suspeitar que é saudável! beijinhos

      Eliminar
  3. Querida Elisabete,
    A textura fica perfeita, imagino o sabor, hummmmmmm...!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  4. Rápida, saudável e cremosa,levo já uma tosta comigo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que textura cremosa essa compota. Gosto mesmo. E tenho castanhas gordinhas e boas cá em casa. Se entretanto não as gastar assadas (cá em casa adoramos) vou experimentar. É rápida de se fazer. Beijinho. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito rápida! Provavelmente também poderás fazer com castanhas assadas, nunca experimentei mas deve resultar! Beijinhos

      Eliminar
  6. Receita mais fácil não há e por isso vai já saltar para a lista a experimentar asap, (lol). Agora é preciso cozer umas castanhas que as de ontem já andaram.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca na vida fiz uma compota tão rápida! beijinhos

      Eliminar
  7. Hum.. castanha e mel. Boa pedida... como voce viciou nesse quitute, me diz com que você come? Uma torradinha, um biscoitinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cris, eu confesso que apetece comer de colher! Mas comi naquela bolachinha de arroz que está na foto. Mas também fica ótimo num biscoitinho! E podemos também barrar numa fatia de pão! beijos

      Eliminar
  8. Eu confesso...adoro compotas mas de castanha nunca provei! Aqui é dificil encontrar-las e são sempre muito caras, mas vou partilhar a dica com a minha mãe! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de castanhas acho que ias gostar de compota! Fica muito boa! Beijinhos

      Eliminar
  9. Ui, terrivelmente fácil de fazer, isso é um perigo :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, e para quem gosta tanto de compota de castanhas como eu...! Beijinhos

      Eliminar
  10. Que delícia de compota.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. tb costumo fazer compota de castanha ... mas com açúcar :p
    mas olha que com mel tb deve ficar bem ;)
    vou experimentar, pois adoro em doces ...
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com mel fica ótima! Parece mesmo que levou açúcar! beijinhos

      Eliminar
  12. Fica com um aspecto absolutamente delicioso, adoro castanhas e não iria resistir a umas tostas com essa bela compota! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha!! fácil,rápida e saudável.Deve ser deliciosa.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão boa! Apetece comer uma colher atrás da outra! Beijinhos

      Eliminar
  14. Aqui está algo que nunca comi nem imaginei fazer, mas ficou com óptimo aspecto e é bem simples.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  15. Olá minha doce!!

    compota de castanha é para mim uma perdição! A da Sweet Castanea está no meu top de compotas de castanha, e olha que eu provei umas quantas este ano em Trancoso...
    Esta ficou com uma cor fabulosa, e a sua simplicidade de ingredientes deixa antever que o sabor da castanha não é "camuflado", facto que me satisfaz :)

    Obrigado minha querida, por fazeres um esforço, e conseguires estar presente na "mesa" de novembro também! obrigado de coração...
    Beijocas enormes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe mesmo a casanha no seu melhor! É sempre com muito gosto que participo na tua mesa, mesmo que de forma simples! beijinhos

      Eliminar
    2. E deixas-me muito feliz com a tua generosidade e carinho.
      Obrigado!

      Eliminar
    3. Não tens de agradecer! beijinho grande

      Eliminar
  16. Eu nunca provei compota de castanhas, mas por acaso a minha mãe ofereceu-me há pouco um pacote e tenho-o no armário para experimentar! Sugeres alguma receita em especial? Qual é a tua preferida? Eu vi a tua mousse e parece-me muito bem, mas como a compota que tenho tem muito açúcar acho que não ia resultar tão bem (era capaz de ficar enjoativa!) :)
    De qualquer modo tenho de experimentar esta, tão simples e tão saudável :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não fique enjoativa pois a minha compota era adoçada só que com mel, a tua é adoçada na mesma só que com açúcar, portanto o máximo que pode acontecer é ficar um pouquinho mais doce. Mas o iogurte corta bem o doce da mousse. A compota de castanha fica ótima em bolos, brownies, gelados, etc.! Como gosto muito de castanhas acho que fica bem em tudo! Beijinhos

      Eliminar
  17. Pela foto me parece que são castanhas portuguesas, aqui em Brasil, são muito difíceis de encontrar, aliás apenas encontrei uma vez num hipermercado chamado Sam's é muito caras, fizemos outras receitas com ela, mais nunca a compota e da próxima vez que eu encontre vou fazer a compota de castanha.
    Bom, como às vezes é possível adaptar a receita com produtos por assim dizer nativos da região onde vivemos e como no meu caso atualmente vivo em Brasil e pensei seguir os passos de tua receita e utilizar um tipo de castanha que existe na minha região que se chama castanha do pará ou castanha do Brasil, e também pensei numa outra castanha que se encontra mais no sul do Brasil, mas de vez em cuando encontramos no centro do Brasil encontramos, Que você acha da ideia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se vai funcionar com castanha do pará. Creio que a castanha do pará é semelhante às nozes ou às amêndoas por isso possivelmente vai acabar com uma espécie de manteiga de castanha semelhante à manteiga de amêndoa/amendoim. As castanhas que usei nesta compota são as portuguesas como você refere, e são castanhas com bastante amido e depois de cozidas ficam doces e "farinhentas" daí resultar bem para compota. Espero ter ajudado! Beijos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!