Aveludado de Castanhas e Abóbora







Como eu gosto de castanhas! De qualquer maneira! E gosto de tudo o que é feito com elas! Na verdade ficam bem quer em doces quer em salgados! As malandras só têm um defeito, serem por vezes tão difíceis de descascar! Sou capaz de comer um montão delas, embora de há poucos anos para cá me tenham começado a provocar alguma azia e por isso não como tantas quanto gostaria. Recentemente a Clarinha publicou uma receita de sopa de castanhas. Fiquei logo com vontade de fazer. No entanto achei que seria castanhas a mais para o meu estômago, então resolvi reduzir a quantidade de castanhas e juntar alguma abóbora para aligeirar a coisa. Ficou tão boa e tão cremosa! Outra coisa não seria de esperar uma vez que as castanhas têm amido e transformam a sopa num creme bem aveludado. Tinha algumas castanhas cozidas picadas para guarnecer a sopa, mas com a pressa esqueci de juntar! Eu sei que o São Martinho já passou, mas acho que vem sempre a tempo!


Aveludado de Castanhas e Abóbora:

200gr de castanhas cruas sem pele;
250gr de abóbora;
1 courgete grande;
1 cebola pequena;
1 dente de alho;
sal q.b.;
água q.b. (cerca de 1,5l);

Coloca-se todos os ingredientes no copo da bimby e programa-se 28min./temp.100º/vel.1.Findo o tempo tritura-se. Pode-se juntar um fio de azeite.

Nota: quem não tem bimby, faz num tacho e tritura com a varinha mágica! Caso queiram usar castanhas cozidas, junta-se apenas nos minutos finais.

Rende 5 doses

37 comentários:

  1. Há muito que não como ... por isso levo a sugestão!
    bj

    ResponderEliminar
  2. Que delicioso aveludado,...não gosto muito de castanhas, mas não me importava nada de provar esta tua sugestão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Agora com o frio os cremes sabem tão bem, nunca juntei castanhas e fiquei curiosa.
    Esse tem muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas não deixes de experimentar pois fica muito bom! beijinhos

      Eliminar
  4. Ficou uma verdadeira maravilha pelo menos as fotos dizem tudo...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! Muito obrigada! As fotos não ficaram do meu agrado mas a sopa estava deliciosa! beijinhos

      Eliminar
  5. Olá, querida Elisabete!
    O ruim das castanhas são as cascas, por aqui já estão a venda, época da fartura das castanhas que eu tanto amo!
    Seu creme ficou lindo, pela receita delicioso!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro castanhas e só não como mais porque o meu estômago não se sente bem e porque fazem engordar! Beijinhos

      Eliminar
  6. Adoro cremes! E que bem que me sabia esse agora (ainda não almocei!).
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  7. É uma boa sugestão, deve ser óptima, bjs

    ResponderEliminar
  8. Esta tua versão também é melhor para mim, pois a minha barriga não gosta quando abuso nas castanhas. O que é uma pena pois adoro castanhas. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Também adoro castanhas!!! Não posso abusar porque fico sempre mal disposta mas não lhes resisto!
    Ficou com óptimo aspecto o teu aveludado :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, são "pesaditas" para o estômago mas são tão boas! Beijinhos

      Eliminar
  10. Oi Elisabete, bt!
    Eu também adoro castanhas e por aqui elas já estão quase aparecendo (aparecem mesmo mais perto do Natal). Vou guardar essa receitinha pq tenho certeza de que vou gostar!
    Bjss amiga e uma linda semana p/vcs é o que desejo
    Ah!
    Quanto ao bolo de maçã de liquidificador, você não vai postar?
    Ah, eu quero kkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou postar pois não se enquadra no tipo de receitas que aqui publico. De qualquer modo a receita não é muito diferente da sua. Vai na volta até ficam iguais! Beijinhos

      Eliminar
  11. mas que maravilha ficou com uma cor mt bonita e deu agua na boca humm adorei bjs

    ResponderEliminar
  12. Castanhas na sopa?? Desta não estava à espera, fiquei muito curiosa!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, na sopa! E garanto que fica deliciosa! O meu filho mais velho disse: "a sopa tem um sabor diferente que não consigo identificar, mas é muito boa"! Beijinhos

      Eliminar
  13. Deve ser delicioso!
    Adorei.
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  14. Também sou muito fã de castanhas e como tu também reparei naquela sopa, mas acho que esta com abóbora ainda me cativa mais! Adorei!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  15. Já fui grande fã de castanhas, hoje em dia o sabor não me agrada tanto, tenho que voltar a treinar o meu paladar.
    A receita parece maravilhosa! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  16. que receita deliciosa ...ótima para o outono bjokas
    www.artesdasadhianacozinha.com

    ResponderEliminar
  17. Seu prato está libdo!!! Também sou amante de castanhas, vou fazer essa receita aqui em casa!!! Bjks

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Curioso... também tenho notado que as castanhas agora me provocam um pouco de azia...porque será?!...
    Mas eu gosto tanto, que perdoo o mal que faz pelo bem que sabe ☺
    Esse aveludado está com um ótimo aspeto!
    Beijinho had
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, acho que deve ter a ver com o facto de irmos ficando mais velhos, as enzimas também devem sofrer alterações com a idades, não sei. E no meu caso como fiz mudanças alimentares o estômago está mais sensível e já não tolera tão bem alimentos pesados. Eu também sei que me faz mal mas não resisto! Beijinhos

      Eliminar
  19. Olha com o frio que se faz sentir, este creme vinha mesmo a calhar.
    Nunca comi sopa com castanhas mas, esta sugestão cativou-me e vou ter mesmo de experimentar :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de castanhas então tens mesmo de experimentar pois a sopa fica uma delicia com estas amigas! beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!